Sobre
Encerra-se o ano de 2025, no qual a Igreja deu destaque à perspectiva da Ecologia Integral, tema da Campanha da Fraternidade. Neste mesmo ano, houve um empenho consistente da Igreja rumo à COP30, em defesa dos territórios e das comunidades, com propostas importantes de incidência e transformação política e econômica. A Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, em parceria com Instituto Humanitas Unisinos – IHU, pretende desenvolver a reflexão sobre Ecologia Integral e consolidar escolhas e ações pastorais, em fidelidade à encíclica Laudato Si’, inspirando-se no Manifesto recém-publicado. (colocar nota remetendo para o manifesto)
O ciclo de debate proposto pretende compreender a conexão entre o extrativismo predatório, que atenta ao equilíbrio da Ecologia Integral, e os graves desafios globais, como as guerras entre os povos e com a natureza, a crescente voracidade energética e a irrupção da Inteligência Artificial.
Oferece-se um diálogo de alto nível entre a Comissão Episcopal e especialistas de diversas disciplinas, na tentativa de buscar respostas à urgência do tempo presente e de consolidar a missão da Igreja na perspectiva da conversão ecológica.
Objetivos
Consolidar uma leitura crítica e profética do compromisso eclesial pela Ecologia Integral, apresentando as propostas e análises teológico-pastorais da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, em diálogo com outras disciplinas e práticas, em defesa da Casa Comum.
Programação
Interessante para
Interessadas e interessados em geral
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB - CEEM
Eventos
17/03/26 (Terca-feira): 10h00 às 12h00
08/04/26 (Quarta-feira): 10h00 às 12h00
28/04/26 (Terca-feira): 10h00 às 12h00
06/05/26 (Quarta-feira): 10h00 às 12h00