Sobre
O Ciclo de Estudos “A morte e o morrer. O direito a viver com dignidade até o fim” inscreve-se no amplo contexto dos debates atuais em torno das questões relacionadas aos deslocamentos nas formas de conceber a morte e o morrer ocasionados pelo advento de uma cultura tecnocientífica e as implicações destes deslocamentos no tocante a decisões e cuidados no fim da vida. Dado que a morte e o morrer caracterizam-se como um evento social vinculado aos condicionamentos de cada época, este Ciclo de Estudos visa debater especialmente significados, condicionamentos e possibilidades do morrer em conexão com os impactos das transformações socioculturais e tecnocientíficas sobre as concepções e questões existenciais e pragmáticas referentes ao término da vida humana.
A programação tem como pano de fundo uma fenomenologia da morte na qual se entrelaçam questões como: implicações da consciência da finitude para as escolhas, valores e projetos do ser humano; significados da experiência do morrer considerada do ponto de vista do sujeito; formas como a morte do outro nos afeta em questões relacionadas a nossa identidade e nossos horizontes de sentido; a experiência humana de vulnerabilidade e impotência; as implicações da morte e do morrer para os significados existenciais do tempo vivido; questões jurídico-legais relacionadas ao cuidado no fim da vida, entre outros aspectos.
Dada a complexidade e profundidade existencial do tema, o evento oportunizará o exercício de uma abordagem transdisciplinar das questões a serem discutidas. Os objetivos propostos, os temas escolhidos e os conferencistas convidados propiciarão um debate de alto nível, contribuindo qualitativamente para que os participantes do evento possam conhecer abordagens atualizadas sobre a morte, o morrer e perspectivas para cuidados no fim da vida, tendo por horizonte o direito de viver e morrer com dignidade.
Objetivos
Objetivo geral
Debater transdisciplinarmente a morte e do morrer no contexto das transformações socioculturais e tecnocientíficas da contemporaneidade e suas implicações para o cuidado do fim da vida.
Objetivos específicos
- Caracterizar as transformações e os deslocamentos nas concepções sobre a morte e o morrer na sociedade contemporânea tendo em vista os impactos das tecnologias médicas sobre os sentidos culturais desses eventos e na relação pessoal e social com o fim da vida;
- Descrever os desafios e dilemas éticos relacionados à morte e ao processo de morrer em conexão com as (im)possibilidades dos avanços tecnocientíficos contemporâneos/
- Debater os desafios e perspectivas para o acesso ao direito de fazer escolhas quanto ao processo de morrer.
Programação
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Eventos
07/04/26 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
23/04/26 (Quinta-feira): 10h00 às 11h30
26/05/26 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
17/06/26 (Quarta-feira): 10h00 às 11h30
30/06/26 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
14/07/26 (Terca-feira): 10h00 às 11h30