Em cada atividade, você desenvolve as
competências para o século XXIConheça as doze competências essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades com potencial de transformação social.
Propor ações empreendedoras que estejam de acordo com uma perspectiva responsável, que valorizem a pessoa humana em diferentes contextos socioculturais e o meio ambiente, assumindo atitude de protagonismo e colaboração com as comunidades envolvidas.
- Atitude empreendedora
- Autonomia e Autogestão do Conhecimento
- Atitude Inclusiva
- Colaboração
- Comunicação
- Educação das Relações Étnico-Raciais e Promoção da Igualdade Racial
- Formação cultural
- Liderança
- Pensamento computacional
- Pensamento projetual
- Responsabilidade Socioambiental
- Senso Crítico-Reflexivo e Resolução de Problemas

Atitude empreendedora
Propor ações empreendedoras que estejam de acordo com uma perspectiva responsável, que valorizem a pessoa humana em diferentes contextos socioculturais e o meio ambiente, assumindo atitude de protagonismo e colaboração com as comunidades envolvidas.

Autonomia e Autogestão do Conhecimento
Gerir seu processo de apropriação e produção de conhecimento com autonomia e continuidade, estabelecendo objetivos de aprendizagem de curto, médio e longo prazo.

Atitude inclusiva
Estar aberto positivamente e atento às diferenças de classe, étnicas, de gênero, religiosas, bem como atento às especificidades sensoriais, cognitivas e motoras constitutivas da pessoa humana para, em uma atitude de inclusão, lutar por igualdade de acesso e de permanência de todos em todos os espaços.

Colaboração
Interagir de modo proativo e solidário, de modo a construir coletivamente soluções para problemas das comunidades, em distintos contextos socioculturais.

Comunicação
Comunicar-se através de diferentes linguagens (verbal e não verbal, gestual, corporal, sonora, visual, gráfica, audiovisual), tendo em vista a potencialização de habilidades expressivas e estéticas.

Educação das Relações Étnico-Raciais e Promoção da Igualdade Racial
Sensibilizar para respeitar e saber acolher a diversidade étnico-racial, fundamentado no princípio da dignidade de toda pessoa humana, por meio de atividades transdisciplinares na perspectiva da educação antirracista promotora de empatia diante da alteridade e de adesão à políticas de equidade étnico-racial.

Formação cultural
Reconhecer as experiências culturais como possibilidades de formação ético-estética, numa perspectiva integral.

Liderança
Liderar de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo consenso nos grupos.

Pensamento Computacional
Resolver diferentes tipos de problemas, utilizando conceitos e fundamentos da computação em articulação com o pensamento humano para ampliar o potencial inventivo, a capacidade de raciocínio e a habilidade de pensar abstratamente em diversos níveis, independente das tecnologias empregadas.

Pensamento Projetual
Mobilizar competências de diferentes áreas de conhecimento, em uma perspectiva sistêmica e transdisciplinar, através de processos imaginativos, criativos e inventivos a fim de agregar valor à sociedade.

Responsabilidade Socioambiental
Desenvolver sensibilidade sobre assuntos relacionados à sociedade e aos ambientes dos quais fazemos parte, exercendo atribuições profissionais segundo os princípios da formação humanística, social e ambiental.

Senso Crítico-Reflexivo e Resolução de Problemas
Analisar os fenômenos socioculturais, em suas dimensões local e global, a fim de identificar problemas e propor soluções adequadas em cenários complexos.