Sobre
Encerra-se o ano de 2025, no qual a Igreja deu destaque à perspectiva da Ecologia Integral, tema da Campanha da Fraternidade. Neste mesmo ano, houve um empenho consistente da Igreja rumo à COP30, em defesa dos territórios e das comunidades, com propostas importantes de incidência e transformação política e econômica. A Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, em parceria com Instituto Humanitas Unisinos – IHU, pretende desenvolver a reflexão sobre Ecologia Integral e consolidar escolhas e ações pastorais, em fidelidade à encíclica Laudato Si’, inspirando-se no Manifesto recém-publicado.
O ciclo de debate proposto pretende compreender a conexão entre o extrativismo predatório, que atenta ao equilíbrio da Ecologia Integral, e os graves desafios globais, como as guerras entre os povos e com a natureza, a crescente voracidade energética e a irrupção da Inteligência Artificial.
Oferece-se um diálogo de alto nível entre a Comissão Episcopal e especialistas de diversas disciplinas, na tentativa de buscar respostas à urgência do tempo presente e de consolidar a missão da Igreja na perspectiva da conversão ecológica.
Objetivos
Objetivo geral:
Consolidar uma leitura crítica e profética do compromisso eclesial pela Ecologia Integral, apresentando as propostas e análises teológico-pastorais da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, em diálogo com outras disciplinas e práticas, em defesa da Casa Comum.
Objetivos específicos:
• Evidenciar a crítica ao extrativismo predatório e à mineração como coluna dorsal do modelo capitalista e neocolonial, que segue propondo e defendendo um modelo de desenvolvimento que provoca inúmeros gritos da terra e dos pobres, maquiado como “capitalismo verde”.
• Apresentar uma análise sistêmica, que conecte desafios globais como as guerras, a busca crescente por novas energias e a irrupção da Inteligência Artificial com sua base material estruturante, que é a mineração, e com a perspectiva de resistência e alternativa, que é a Ecologia Integral.
• Destacar as cartografias de esperanças presentes nas lutas das pastorais sociais e dos movimentos populares, como a campanha dos povos originários “A Resposta Somos Nós”.
• Conectar o campo consolidado de estudos e aprofundamento do Instituto Humanitas Unisinos – IHU com a reflexão da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, condensada em seu Manifesto sobre a Ecologia Integral, e dar divulgação a estas reflexões pelos canais de comunicação do IHU.
Interessante para
O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU, YouTube, Facebook e Twitter. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Eventos