Sobre
O ciclo de estudos Gênero, Religião, Política. Mobilização de crenças e afetos nas agendas antifeministas da direita cristã tem como foco o debate transdisciplinar sobre a instrumentalização da “ideologia de gênero” em conexão com a religião e a mobilização de afetos como estratégia política praticada pela extrema-direita e seus impactos na defesa de direitos das mulheres. Nesta perspectiva, a programação de conferências e temas a serem debatidos tem em vista o estudo e análise do antifeminismo enquanto fenômeno que, bem mais do que uma reação ao feminismo, vem se fortalecendo como um campo articulado de discursos, práticas e afetos que operam como reação organizada e programática às transformações nas relações de gênero, sexualidade, família e poder, com alcance sobre as políticas e disputas na defesa e proteção de direitos das mulheres.
O ciclo conta com uma programação de seis conferências com especialistas e renome nacional e internacional, cujo conteúdo permanecerá disponível ao público através de vídeos e publicações no site do IHU.
Objetivos
Debater transdisciplinarmente a instrumentalização da “ideologia de gênero” em conexão com a religião e a mobilização de afeto, como estratégia política praticada pela extrema-direita e seus impactos na defesa de direitos das mulheres.
Programação
Interessante para
Interessadas e interessados em geral
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos - IHU
Eventos
22/04/26 (Quarta-feira): 10h00 às 11h30
12/05/26 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
02/06/26 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
24/06/26 (Quarta-feira): 10h00 às 11h30