Sobre
No ano em que se celebram os 120 anos do nascimento e os 51 anos da morte de Hannah Arendt (1906-1975), o colóquio internacional Hannah Arendt. Uma filosofia em diálogo com o século XXI propõe um reencontro crítico e atualizado com uma das pensadoras mais agudas e necessárias do século XX. Arendt, cuja vida e obra foram marcadas pelas catástrofes políticas de seu tempo, legou-nos um conjunto de conceitos – como totalitarismo, banalidade do mal, espaço público, ação, natalidade e a perda do direito a ter direitos – que se tornaram ferramentas indispensáveis para pensar o nosso próprio século. O evento “Hannah Arendt: uma filosofia em diálogo com o século XXI” reúne destacadas especialistas nacionais e internacionais para interrogar, a partir de quatro eixos centrais da obra arendtiana, os desafios políticos, éticos e sociais contemporâneos, reafirmando a vitalidade e a urgência do seu pensamento para iluminar as sombras e as possibilidades do nosso tempo.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Promover um debate acadêmico qualificado e interdisciplinar que atualize e problematize o pensamento de Hannah Arendt, examinando a relevância dos seus principais conceitos para a compreensão e a crítica dos fenômenos políticos, sociais e existenciais característicos do século XXI.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Analisar a atualidade do diagnóstico arendtiano sobre os apátridas, refugiados e migrantes à luz das crises humanitárias contemporâneas e das reconfigurações da soberania e dos direitos humanos.
b) Investigar as potencialidades do pensamento de Arendt para repensar e criticar as fragilidades, transformações e desafios das democracias liberais no cenário global atual.
c) Examinar a pertinência dos conceitos de totalitarismo, autoritarismo e ideologia de Hannah Arendt para a compreensão de regimes políticos e movimentos sociais do século XXI.
d) Discutir as noções arendtianas de liberdade, ação política e representação, refletindo sobre suas implicações para a participação cidadã e as novas formas de (des)engajamento no espaço público.
e) Fomentar a difusão do pensamento de Hannah Arendt junto a um público ampliado, incluindo academia, movimentos sociais e a sociedade civil interessada, fortalecendo o diálogo entre filosofia, ciência política, direito e história.
Programação
Interessante para
Interessadas e interessados em geral
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Eventos
20/05/26 (Quarta-feira): 10h00 às 11h30
27/05/26 (Quarta-feira): 10h00 às 11h30
03/06/26 (Quarta-feira): 10h00 às 11h30