Na tarde desta sexta-feira, 23/6, o Campus São Leopoldo da Unisinos foi palco de uma demonstração, em escala real, de ambientes incendiados com e sem sprinklers. Esse foi o terceiro teste já realizado no Brasil. A atividade fez parte da segunda edição do Workshop de Segurança contra Incêndio no Desempenho de Edificações (Windec), realizado pelo itt Performance em parceria com o Corpo de Bombeiros de São Leopoldo.
O sprinkler é um dispositivo utilizado no combate de incêndios. O teste tem o objetivo de comparar quais são os efeitos de um incêndio em um ambiente com sprinkler e sem sprinkler.
O gerente executivo da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), José Carlos Paiva, fala das vantagens do sprinkler como sistema de combate a incêndio. "Em um ambiente que tenha o sprinkler, num período de trinta segundos, o dispositivo atua e controla o incêndio até que uma equipe possa assumir a ocorrência. Já em um ambiente que não tenha o dispositivo, em cerca de três minutos, toda a estrutura entra em combustão, ficando impossível respirar e manter as condições mínimas de vida no local", explica.
"É uma oportunidade para o aprimoramento de todos os profissionais envolvidos, engenheiros, arquitetos, alunos de graduação e pós graduação e o Corpo de Bombeiros", afirma o professor e coordenador do evento, Eduardo Estevão Rodrigues. O Windec segue até sábado, 24/6, ao meio-dia.
Confira abaixo na galeria, como foi o teste de ambientes incendiados com e sem sprinklers.