Unisinos e itt Nutrifor Fortalecem Desenvolvimento do Agronegócio no RS com Projeto Inovador de Etanol

itt Nutrifor e Núcleo Vitro avançam em pesquisa de carne cultivada

itt Nutrifor realiza pesquisa de mercado para agroindústrias gaúchas

itt Nutrifor impulsiona a inovação na indústria de alimentos e bebidas

Crédito da foto: Ambi Realfood / Kamila Santos 

itt Nutrifor e Ambi Realfood desenvolvem em parceria hambúrguer com carne cultivada

Crédito da foto: Ambi Realfood / Kamila Santos 

Produzir mais alimentos com menor impacto ambiental é um dos grandes desafios para um futuro mais sustentável. Uma parceria entre o itt Nutrifor e a Ambi Realfood busca responder essa demanda por meio do desenvolvimento de um hambúrguer com carne cultivada. A partir de células bovinas isoladas, a tecnologia utiliza atributos para fazê-las crescer, produzindo um produto de carne sem a necessidade de abater animais. 

Ainda em processo inicial do protótipo de hambúrguer, o itt Nutrifor está realizando o desenvolvimento de testes de aplicação, bem como análise da qualidade nutricional e de segurança alimentar da carne. Os primeiros resultados foram positivos e demonstram que é possível aliar critérios de saudabilidade e sustentabilidade. "Os consumidores estão mais preocupados com os impactos ambientais na produção dos alimentos e nós temos uma perspectiva que envolve esse equilíbrio entre o saudável e o sustentável", afirma a engenheira de alimentos do instituto, Aline Bondam. 

O pioneirismo da Ambi Realfood está em ser a primeira startup a desenvolver tecnologia nacional para carne cultivada. A fundadora Bibiana Matte destaca o papel do itt Nutrifor como parceiro neste processo. "Para estruturar o produto, buscamos o instituto em função do seu conhecimento em inovação em alimentos", ressalta.  

Segundo Matte, o projeto oferece mais sustentabilidade: ela estima que o uso desta tecnologia reduza em até 92% os impactos ambientais envolvidos nos processos produtivos atuais de carne bovina. "Com o crescimento populacional previsto para as próximas décadas, temos um desafio de alimentar mais pessoas utilizando menos recursos naturais, por isso é tão importante produzir proteína de forma mais sustentável", acredita. 

Conheça os Institutos:
Image
Image
Image
Image
Image