itt Nutrifor e Sebrae apresentam um raio X das agroindústrias gaúchas
Crédito: Rafael Casagrande
A pesquisa de mercado identificou oportunidades e tendências para os segmentos de carne, leite e frutas
O Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde – itt Nutrifor divulgou os resultados de levantamento realizado no segundo semestre de 2022 com empreendedores rurais. A "Pesquisa de mercado dos segmentos portadores de futuro para as agroindústrias do RS: Carne, Leite e Frutas" é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) por meio de um convênio de cooperação técnica e aconteceu em diferentes sedes da entidade em Porto Alegre, Pelotas, Erechim, Alegrete, Gramado e Santa Cruz do Sul.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento regional, o estudo traçou um perfil das agroindústrias gaúchas e identificou, por meio de uma análise aprofundada, oportunidades e tendências de consumo e de produtos alimentícios, incluindo ainda dados econômicos.
Da amostra pesquisada, 59,4% da produção gaúcha é de origem vegetal, sendo que 32% do segmento é orgânico. Outro destaque fica por conta da receita: 42% das agroindústrias têm um faturamento anual de até R$ 60 mil e 32% de R$ 60 mil a R$ 120 mil. Lançar novas soluções e produtos para o mercado é uma preocupação do setor, mas entre os principais desafios apontados pelos produtores estão os altos investimentos (67,2%) e a mão de obra (34,4%).
Tendências para o mercado de carnes
- As vendas de produtos cárneos processados no Brasil devem crescer ano após ano cerca de 10%, chegando a R$ 24,5 bilhões em 2026.
- Preços recordes de carnes in natura empurram consumidores para produtos processados.
- Os substitutos de carne e frutos do mar foi a categoria com melhor desempenho em 2021, com crescimento de 35% nas vendas desse ano, ainda com expectativa de crescimento de mais 29% até 2026.
Tendências para o mercado de laticínios
- Até 2027, as vendas no varejo brasileiro devem crescer 9% e 18,6% para o mercado de iogurtes e queijos, respectivamente.
- A procura por queijos artesanais deve crescer nos próximos anos, assim como o aumento da demanda por novos ingredientes e formatos previstos para venda.
- No setor dos iogurtes, as vendas aumentaram 14% em 2022, somando R$ 17,7 bilhões.
Tendências para o mercado de frutas, hortaliças e vegetais
- Lanches à base de frutas estão na categoria com melhor desempenho em 2022, com vendas aumentando 17% e atingindo R$ 28 milhões.
- Existe um crescimento na produção e venda de lanches à base de frutas, barras proteicas e energéticas.
- Os consumidores estão buscando produtos de baixo custo ou melhor custo-benefício.
A pesquisa também mostrou a necessidade de desenvolver produtos cada vez mais aderentes às necessidades e comportamentos do consumidor. Segundo o coordenador do itt Nutrifor, Valmor Ziegler, as agroindústrias precisam estar alinhadas com as demandas atuais. "As pessoas estão mais atentas à saudabilidade dos produtos e ao preço. Sem dúvida este é um desafio gigante para esses empreendimentos, mas com o apoio de diferentes entidades e instituições ligadas à essa cadeia, o setor tem condições de acompanhar os movimentos do mercado", afirma.
Roger Klafke, Especialista em Competitividade no setor de A&B do Sebrae, acredita que a pesquisa pode servir de suporte na tomada de decisão das agroindústrias e destaca pontos estratégicos para a atuação dos produtores. "Investir em capacitação, qualificação, máquinas e equipamentos é fundamental para que as propriedades rurais possam se desenvolver e industrializar alimentos com a expectativa de agregação de valor e melhoria na renda", explica.
A pesquisa completa está disponível sem custo para os produtores rurais, basta acessar o material no site do Sebrae: https://digital.sebraers.com.br/blog/mercado/tendencias-e-oportunidades-para-agroindustrias-em-2023/.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo itt Nutrifor em parceria com o Sebrae RS no segundo semestre de 2022 com 64 agroindústrias. Os empreendedores rurais responderam ao questionário desenvolvido e aplicado no formato online. Após essa etapa, participaram de workshops presenciais, em que foram discutidas estratégias de divulgação de marcas e produtos, a relevância do turismo rural, a qualidade de insumos utilizados, nova rotulagem nutricional, importância de participação em feiras e eventos para aumento de vendas, entre outros pontos.