Projeto Apoio às Famílias em Situação de Superendividamento

O projeto Apoio às Famílias em Situação de Superendividamento atende cidadãos e cidadãs e suas respectivas famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente do superendividamento e que pretendam superá-la. Iniciou suas atividades em 2009, como resultado de uma parceria da Unisinos com Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – Comarca de São Leopoldo.

Os atendimentos iniciais são realizados pelos acadêmicos dos Cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, sob a supervisão de professores e técnicos das respectivas áreas. No projeto, estão previstas audiências conciliatórias, realizadas por conciliadores, sob a orientação e supervisão de um(a) Juiz(a) de Direito, e acompanhadas por alunos(as) dos Cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social.

Objetivos

Contribuir para a superação da situação de superendividamento, com preservação do mínimo existencial, na perspectiva da garantia de direitos, do fortalecimento da autonomia e dos vínculos familiares e comunitários.

Público-alvo

Pessoas em situação de superendividamento, interessadas em negociar seus débitos, com renda per capita de até 5 salários-mínimos, residentes em São Leopoldo e que não tenham processo judicial sobre a(s) dívida(s) que pretendem negociar.

Atividades

O atendimento ocorre nas seguintes atividades:

  • Acolhimento inicial para identificar as possibilidades de participação no projeto ou orientar e encaminhar a outros atendimentos.
  • Atendimento individual (ou com um familiar) para avaliar a situação de superendividamento e as possibilidades de pagamento das dívidas e/ou realizar outros encaminhamentos.
  • Realização de audiências de conciliação com os credores para tentativa de negociação das dívidas de acordo com as possibilidades do devedor.
  • Entrevista de acompanhamento, realizada por telefone, três meses após a audiência, para verificar como está a situação da família.
  • Grupo de Apoio e Reflexão – são encontros para compartilhar sentimentos e reflexões sobre a situação de superendividamento, os sofrimentos vivenciados, e as perspectivas de superação.

Locais de Atuação

As atividades ocorrem no Fórum de São Leopoldo, Av. Unisinos, 99, São Leopoldo, com horários semanais fixos, divulgados nas redes sociais e no local de atendimento.

Como os(as) alunos(as) podem participar?

Os(as) alunos(as) podem participar do projeto nas atividades de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de graduação ou nas oficinas relacionadas à temática do superendividamento.

As vagas de estágio para os alunos dos Cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia são divulgadas nos canais de comunicação dos respectivos cursos e no Unisinos Carreiras.

Como ser atendido pelo projeto?

Os interessados que preencherem os critérios do projeto devem fazer contato pelo e-mail projetoapoio@unisinos.br ou comparecer no Fórum nas datas de acolhimento.

Redes Sociais:

Instagram: @projetoapoio.unisinos
Facebook: Projeto de Apoio às famílias Superendividadas

Parceiro

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – Comarca de São Leopoldo.

Image
Image
Image
Faça parte da nossa comunidade:
Você pode acessar nossa Política de Privacidade neste link.
A UNISINOS é mantida pela Associação Antônio Vieira (ASAV), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e ensino superior, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.