Programa Pró-Maior
O Programa Maior Idade Pró- Maior é proveniente do antigo Nutti (Núcleo Temático da Terceira Idade), que vem atuando ininterruptamente, desde 1992 e se reconfigurando ao longo dos anos.
Sustentado no Plano Político Institucional da Rede Jesuíta de Cidadania e Ação Social – Sj - Cias, que enquanto tal, é o conjunto de princípios e diretrizes das linhas temáticas e de ação, dos principais vetores da prática e da ação social da Rede. O Serviço perpetua ainda nas orientações do sistema Único de Assistência Social – SUAS, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Combate à Fome e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (aprovada pela Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009) e o Marco da Justiça socioambiental.
Dessa maneira, a ASAV trabalha, entre outros, com 3 ênfases: superação da pobreza, educação para as relações étnico raciais e o cuidado com a vida e o meio ambiente.
Essas ênfases se desdobram em ações nas seguintes áreas temáticas: migrantes, refugiados e das vítimas de deslocamentos forçados, relações etnicorraciais e diálogo intercultural, sociojurídicas, novas tecnologias do trabalho e inclusão produtiva, movimentos e organizações e formação política cidadã, apoio às crianças, adolescentes, jovens, idosos e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, cuidado com a vida e o meio ambiente, saúde e inclusão educacional e acadêmica.
Atualmente o Pró-Maior está configurado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, identificado na comunidade como Pró-Maior, atende um público predominantemente oriundo do município de São Leopoldo.
Contextualização
O Pró- Maior se insere em um contexto brasileiro, em que os dados demográficos apresentam nos últimos anos um ganho de 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017 (IBGE/2010). Segundo a mesma fonte “em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo)”.
Já o contexto estadual, apresenta atualmente o Estado do Rio Grande do Sul como um dos mais longevos do Brasil, com 18,6% da população com mais de 60 anos. Ciente desta realidade, o Serviço, caracteriza-se como sendo um conjunto de atividades gratuitas, de ação continuada grupal e individual, predominantemente de convivência com práticas de atividades físicas, educacionais, de idiomas e de gerontologia, todos dirigidos a um público de 60 anos ou mais A promoção à vida, o convívio social e o envelhecimento ativo são os principais focos de abordagem, garantindo com isto aquisições progressivas a estes sujeitos protagonistas.
O Serviço atua através da pareceria junto a graduação por intermédio da “Curricularização” que tem por finalidade a compreensão do currículo proporcionando vivências a partir da realidade. Desta forma a “Curricularização” se materializa transversalmente com a curso de Fisioterapia por intervenção das disciplinas de Estágio I e Fisioterapia em Gerontologia, que desde 2015 vem atuando com o Pró-Maior, através da oficina de promoção de saúde. A intervenção ocorre através da participação dos acadêmicos supervisionados pela professora, junto aos participantes com o objetivo de orientar, informar e de interagir. A partir da interação com os idosos(as), a interfase proporciona um olhar intergeracional frente as questões do processo de envelhecimento, troca de saberes.
Outra intervenção e interfase ocorre com o Conselho Municipal dos Direitos e Defesas do Idoso- CMDDI é um órgão de representação das pessoas idosas, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. O Conselho deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, estatuto do idoso e se adequar as regras e leis aprovadas e regulamentadas.
O Serviço promove ações durante o ano todo, de segunda a sexta nos turnos da tarde, exceto nos meses de janeiro e fevereiro, quando ocorre o Projeto de Verão (terças e quintas) e no mês de julho, onde ocorre o Projeto de Inverno em que as atividades se restringem a três dias na semana (segundas, terças e quintas). Durante o ano, na programação regular, são utilizadas as dependências do Campus Universitário de São Leopoldo, e de um salão Paroquial no bairro Kennedy.
Objetivos
Contribuir para que a pessoa idosa possa enfrentar as transformações integrais do processo de envelhecimento, com autonomia e protagonismo.
Objetivos Específicos
- Identificar necessidades e motivações, desenvolvendo potencialidades e capacidades para novos projetos de vida.
- Proporcionar espaço de conhecimento e reflexão do envelhecimento humano, enfatizando a consciência ecológica, as relações etnicorraciais e benefícios sociais.
- Favorecer o vínculo grupal, estimulando a liderança no Pró Maior, na família e na sociedade.
Público-alvo
O público a quem o Serviço atende são pessoas com 60 anos ou mais, residentes no município de São Leopoldo. Predominantemente são mulheres, de baixa escolaridade, que moram sozinhas ou com poucos familiares. A faixa etária que predomina é entre 65 e 75 anos de idade (embora os octogenários (as) se fazem presentes também) fato que configura uma velhice mais avançada. Muitos idosos (as) que por diferentes motivos vivem em situação de isolamento social/familiar, necessitam de políticas públicas na área da saúde e segurança, onde tornam-se vítimas da difícil realidade urbana contemporânea brasileira.
Capacidade instalada para o Atendimento
O Serviço tem a capacidade de atendimento para 300 pessoas e atualmente no cenário transitório para Pós COVID estamos atuando com 15 atividades e 14 grupos, cada grupo com regularidade de um encontro semanal, nos quais a pessoa idosa poderá acessar até 03 atividades, que tem duração de 1h a 1h30, dependendo da modalidade.
Interfaces
O Serviço mantém a interface iniciada em 2016, com o curso de graduação em Fisioterapia, que por sua vez, oportuniza espaço junto aos idosos de educação para a saúde, através de oficinas, palestras e atividades lúdicas, uma vez por semana, ministradas por acadêmicos do curso e supervisionados por professores das referidas atividades acadêmicas. O período de atuação ocorre durante o semestre letivo.
E ainda, de forma regular, com o Projeto Eu-cidadão, quando da oferta e divulgação de oficinas de inclusão digital para pessoas idosas da comunidade de São Leopoldo e do próprio Pró Maior.
Parceiros
Para o Serviço são considerados parceiros aqueles órgãos ou instituições que atuam frente aos mesmos desafios propostos, porém em lugares diferentes.
- Conselho Municipal de Defesa dos direitos dos Idosos de São Leopoldo- CMDDI;
- Fórum Gaúcho das IES com Ações voltadas ao Envelhecimento Humano;
- Secretaria de Assistência Social – SAS;
- Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Leopoldo;
Contatos
Secretaria do Programa Maior Idade
Complexo Desportivo – Câmpus São Leopoldo
Segundo andar sala do Pró-Maior
Telefone: 51 3591 1122 – ramal 1251
Linha Direta: 3590 8776
Email: promaior@unisinos.br