Programa Esporte Integral - PEI
Com ações voltadas ao atendimento da comunidade desde 1988, o Programa Esporte Integral (PEI) acolhe crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos residentes no município de São Leopoldo, oferecendo atividades esportivas e de lazer.
É uma ação educativa, alinhada à Política Nacional da Assistência Social e está vinculado ao Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos, contando com a parceria institucional do Banco do Brasil, juntamente com a Associação Atlética do Banco do Brasil, através do Programa Integração AABB Comunidade.
Objetivos
Seu principal objetivo é atender e acompanhar crianças e adolescentes, bem como suas famílias, através de atividades esportivas e da intervenção social, oportunizando a formação cidadã.
Impacto social
Veja alguns números e resultados do programa que contribuíram para a nossa sociedade:
- Atendimento para mais de 10 mil crianças e adolescentes da região do Vale dos Sinos;
- Formação acadêmica diferenciada para mais de 500 alunos da universidade, através de exercício profissional voltado para as necessidades sociais;
- Promoção da autonomia social dos educandos, estimulando a formação de protagonistas sociais e de líderes comunitários;
- Formação continuada de educadores.
Locais de Atuação
O programa atende crianças e jovens de diferentes locais da cidade de São Leopoldo:
- Complexo de Esporte e Lazer da Unisinos;
- Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB de São Leopoldo.
Estágios
O Programa Esporte Integral realiza periodicamente seleções de estagiários para participarem das atividades desenvolvidas no projeto. As fichas de inscrição para estágio curricular, extracurricular e monitoria estão disponíveis na secretaria do PEI.
Os estágios são regulados pelos cursos e pelo Unisinos Carreiras, cabendo ao PEI estabelecer as condições de realização. Datas de ingresso e duração são definidas pelas formações. A seleção é realizada pelo programa, obedecendo à orientação dos cursos de graduação.
Atividades
Atletismo: oferece oficinas e aulas, de duas a três vezes por semana, em diversas modalidades de atletismo. São realizados eventos de integração, intercâmbios esportivos e participação em eventos locais e regionais.
Conselhos deliberativos participativos: desenvolvidos em todos os núcleos de atendimento, são espaços de diálogo, debate e articulação entre todos os segmentos envolvidos, sendo compostos por representantes do serviço, familiares, usuários, parceiros, comunidade, escolas, poder público e entidades que representem os direitos da criança e adolescente. É um espaço de formação política e cidadã.
Atividades Recreativas: são espaços onde se oferece aos educandos a oportunidade de conhecer diversas práticas esportivas e recreativas. O projeto é desenvolvido com os grupos de 7 a 9 anos de idade, onde a ampliação do repertório motor é essencial para a valorização e futura permanência nas demais atividades esportivas.
Colônia de Férias: espaço diferenciado de convívio, oferecido aos usuários durante os meses de janeiro e fevereiro. As atividades são realizadas no Complexo de Esporte e Lazer da Unisinos e na sede da AABB São Leopoldo. São priorizadas práticas recreativas e de lazer, como passeios, atividades na piscina, acantonamento, gincanas, etc.
Eventos: além de eventos ligados às modalidades esportivas, o programa organiza eventos voltados à integração de todos os grupos participantes, como colônia de férias, gincanas, almoços, reuniões, integrações com familiares, entre outros.
Futebol Callejero (Futebol de Rua): desenvolvido em todos os núcleos de atendimento, oferece oficinas e aulas de futebol, de duas a três vezes por semana, para cada faixa etária atendida. Dentro da programação, serão realizados jogos de integração e eventos no âmbito interno e externo do projeto, objetivando a integração e a troca entre os diferentes grupos participantes, intercâmbios esportivos e participação em torneios locais e regionais. Fazem parte destas atividades intercâmbios e eventos em conjunto com o Movimento de Futebol Callejero, que reúne organizações da América Latina que desenvolvem esta prática.
Hóquei: desenvolvido nos núcleos AABB Comunidade e Unisinos, em parceria com a Federação Gaúcha da modalidade, oferece aulas de hóquei sobre a grama e indoor, de uma a duas vezes por semana para as faixas etárias de 10 a 13 anos e de 14 a 17 anos.Dentro da programação, são realizados jogos de integração e eventos no âmbito interno e externo do projeto, objetivando a integração e a troca entre os diferentes grupos participantes, intercâmbios esportivos e participação em torneios locais e regionais.
Ações temáticas: Buscam trabalhar temas transversais sugeridos pelos educandos ou detectados como demandas pela equipe. Podem ser realizadas em formato de oficinas, eventos ou projetos educativos. Tais ações podem ser conduzidas pelos profissionais e/ou estagiários do serviço, como também por voluntários ou parceiros que dominem os conteúdos a serem trabalhados.
As atividades são planejadas de acordo com as particularidades de cada núcleo de atendimento, respeitando a cultura local e as vulnerabilidades detectadas.
Com os grupos de adolescentes (15 a 17 anos) são realizadas atividades voltadas ao planejamento dos projetos de vida, assim como ações referentes ao mundo do trabalho.
Reuniões da rede socioassistencial e micro-redes: o serviço procura estar representado e constituir-se como agente articulador nesses espaços, contribuindo dessa forma para a construção/fortalecimento de uma rede que seja efetiva no atendimento e superação das vulnerabilidades dos usuários, promovendo um espaço de constante proteção e vigilância social;
Representação no COMDEDICA: Através da coordenação do Programa, que ocupa assento como Conselheiro de Direitos do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nesta instância a participação visa a defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município de São Leopoldo.
Reuniões de formação e planejamento: momentos de reflexão e aprendizado sobre temas pertinentes à formação dos alunos/estagiários, especialmente relacionados ao seu papel de educadores e/ou agentes sociais comunitários. São também espaços para troca de experiência entre a equipe técnica e os estagiários, realizados sistematicamente às segundas-feiras.
Parceiros:
- Programa Integração AABB Comunidade – FENABB e AABB São Leopoldo
- Federação de Hóquei sobre a Grama e Indoor do Estado do Rio Grande do Sul
- Movimento Futebol Callejero
- Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo
Contato
Coordenação Programa Esporte Integral - PEI
(51) 3590 8789
pei@unisinos.br
Whatsapp: 51 99666-7648