Unisinos Lab - Explorando destinos: A conexão entre turismo e a comunicação
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Sobre

O curso de curta duração “Explorando destinos: A conexão entre turismo e a comunicação”, tem como objetivo explorar a interseção entre turismo e comunicação, destacando a importância de transmitir experiências autênticas e significativas para os viajantes. Ao longo de quatro dias, os participantes irão compreender como a comunicação turística dinamiza a percepção dos destinos turísticos e influencia as decisões dos viajantes.

Curso Híbrido, com aulas presenciais no campus de Porto Alegre e online via Teams. Consulte dias e horários na aba “Horários”.

Objetivos

Entender a comunicação turística: Analisar como a comunicação não é apenas uma ferramenta, mas um fator essencial que molda o imaginário social e as expectativas dos turistas.

Transmitir experiências autênticas: Desenvolver habilidades para criar narrativas envolventes que conectem emocionalmente os viajantes aos destinos.

Explorar canais de comunicação: Identificar e utilizar diferentes canais de comunicação, como mídias sociais e influenciadores, para promover destinos de forma eficaz.

Adaptar-se a novas tendências: Refletir sobre as mudanças ocorridas após a pandemia e como essas influenciam as estratégias de comunicação no setor.

Programação

- A comunicação turística;
- Experiências Autênticas e Conexões Humanas;
- Estratégias e Canais de Comunicação para Destinos Turísticos;
- O Papel dos Influenciadores e a Sustentabilidade da Comunicação.

Pré-requisitos

Não há

Interessante para

O mercado-alvo destina-se a pessoas de 20 a 50 anos, de ambos os sexos, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. O foco inclui profissionais do setor de turismo, estudantes de cursos relacionados e empreendedores do segmento, que buscam aprimorar suas habilidades em comunicação e marketing turístico. Além disso, o público-alvo abrange influenciadores e criadores de conteúdo que desejam entender melhor como comunicar experiências autênticas e conectar-se com viajantes de maneira eficaz.
Profissionais do setor de turismo:

•Agentes de viagem: Profissionais que buscam aprimorar suas habilidades em marketing e comunicação para atrair e engajar clientes.
•Gestores de destinos turísticos: Pessoas responsáveis pela promoção e gestão de destinos, que desejam entender melhor as tendências de comunicação e como utilizá-las para aumentar a visibilidade de seus locais.
•Profissionais de marketing turístico: Especialistas que atuam na criação de campanhas e estratégias promocionais e que buscam novas abordagens para comunicar experiências turísticas.
Estudantes:
•Estudantes de turismo: Alunos de cursos técnicos ou de graduação que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre comunicação e marketing no setor de turismo.
•Estudantes de comunicação e marketing: Jovens que estão interessados em como suas áreas de estudo podem ser aplicadas ao turismo e desejam entender a dinâmica da comunicação nesse contexto.
Influenciadores e criadores de conteúdo:
•Influenciadores de viagem: Pessoas que compartilham experiências turísticas nas redes sociais e que buscam aprender a comunicar de forma mais impactante e autêntica.
•Blogueiros e vloggers: Criadores de conteúdo que desejam aprimorar suas narrativas e estratégias de engajamento com o público.
Empreendedores do setor turístico:
•Proprietários de pequenos negócios: Donos de pousadas, restaurantes e serviços relacionados ao turismo que desejam melhorar sua comunicação com os clientes e fortalecer sua marca.

Sobre o(a) ministrante/palestrante

Paola Marie Vitaca Rodrigues
Sou apaixonada pela comunicação no turismo. Com mestrado em comunicação social, dedico-me a explorar como as narrativas de viagens encantam, tanto no offline quanto no digital. Em minhas palestras, compartilho estratégias sobre influenciadores e como engajar o público, transformando histórias em experiências memoráveis. Atualmente, pesquiso comunicação turística e o fenômeno Travel Shaming, oferecendo uma perspectiva atualizada sobre esses temas. Junte-se a mim e descubra o poder da comunicação no turismo!

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Gerência de Lato Senso e Cursos de Curta Duração

Local Dias 08 e 29/03/25, aulas presenciais
Local: Unisinos Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista, Porto Alegre - RS, 91330-002)
Sala a definir

Dias 15 e 22/03, aulas online
Local: Plataforma Teams/Moodle
Públicos habilitados Aluno Graduação UnisinosAluno Lato Senso UnisinosAluno Estrito Senso UnisinosProfessor UnisinosTutor UnisinosFuncionario UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Outras InstituiçõesCONECTA UnisinosPúblico Geral
Competências Comunicação
Horários Sábados, das 9h00 às 12h00



Certificado Será fornecido certificado digital a todos que atingirem a frequência mínima de 75% no curso.
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.

Cursos de Curta Duração

Duração 12 horas
Período da atividade 08/03/2025 - 29/03/2025
Período de inscrição 25/11/2024 - 07/03/2025
Horários 08/03/25 (Sabado): 09h00 às 12h00
Investimento Alunos com vínculo ativo na Unisinos e diplomados pela Unisinos*
Pagamento à vista R$ 402,38
Parcelamento em 4 vezes
Matrícula de R$ 102,10 + 3 parcelas de R$ 102,10, com vencimento todo dia 15 a partir de abril/2025
Total a prazo R$ 408,41

* opção não válida para alunos matriculados ou certificados em cursos/eventos de extensão

Demais Interessados
Pagamento à vista R$ 447,09
Parcelamento em 4 vezes
Matrícula de R$ 113,45 + 3 parcelas de R$ 113,45, com vencimento todo dia 15 a partir de abril/2025.
Total a prazo R$ 453,79

*Desconto para colaboradores de empresas conveniadas a Universidade.
**Desconto para grupo de colaboradores da mesma empresa.
- EMPRESA: Deseja subsidiar este curso para seus colaboradores? A solicitação de matrícula deve ser feita internamente.

Consulte mais informações via e-mail: comercial@unisinos.br

Loading