Unisinos Lab - Ebulição global. O Novo Regime Climático e seus desafios psicossocioambientais no Brasil
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Sobre

O Novo Regime Climático é uma realidade irreversível, trazendo a necessidade de reconfigurar o eixo das decisões tecnopolíticas e sociais do século XXI. Afeta questões psicossociais até a reprodução das cidades, os modos de produção e consumo, entre outros. O evento proposto tem como tema e objetivo compreender de maneira transdisciplinar os efeitos psicossociais e materiais do Novo Regime Climático na antroposfera e biosfera, apontando alternativas para áreas direta e indiretamente afetadas, especialmente para o contexto brasileiro. O problema a ser pensado diz respeito a como podemos habitar o Planeta e, mais especificamente o Brasil, diante do Novo Regime Climático, com suas catástrofes e com significativas mudanças climáticas. Como hipótese, tem-se a perspectiva de que somente compreendendo seus impactos em nível macro, mas também seus impactos micro, na dimensão dos indivíduos, é que alternativas poderão ser pensadas. Neste sentido, a perspectiva transdisciplinar é afirmada e o evento irá realizar proposições para o fazer urbanístico, sociocultural, econômico, entre outros, no contexto brasileiro. Metodologicamente, conta-se com o espaço de conferências, nas quais buscar-se-á mapear possibilidades e limites dos modos de existência no Novo Regime Climático; analisar os efeitos psicossociais dos desastres socioambientais; refletir sobre a formação, conflitos e limites das cidades; compreender os efeitos da mutação climática nos sistemas agrícolas; projetar possibilidades políticas e econômicas no contexto da emergência climática; e, sobretudo, socializar projetos tecnopolíticos que relacionam o desenvolvimento nacional com vistas à sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento social. Acredita-se que o diálogo inter/transdisciplinar entre Sociologia, Psicologia, Planejamento Territorial, Economia e Política auxiliará na compreensão e proposições, permitindo apontar alternativas possíveis de adaptação e preservação do ecúmeno e da biodiversidade.

Objetivos

Objetivo geral

Compreender de maneira transdisciplinar os efeitos psicossociais e materiais do Novo Regime Climático na antroposfera e biosfera, apontando alternativas para as várias áreas direta e indiretamente afetadas por ele, especialmente para o contexto brasileiro.

Objetivos específicos

a) Compreender os conceitos de emergência climática, Novo Regime Climático e de ebulição global como substituição do termo “aquecimento global”;
b) Mapear as possibilidades e limites dos modos de existência diante das catástrofes e do Novo Regime Climático
c) Analisar os efeitos psicossociais dos desastres socioambientais nas populações;
d) Refletir sobre a formação, conflitos e limites das cidades e sua gestão neoliberal diante da emergência climática;
e) Compreender os efeitos da mutação climática no campo, nos sistemas agrícolas e nas populações rurais;
f) Projetar possibilidades políticas e econômicas no contexto da emergência climática;
g) Socializar projetos tecnopolíticos que relacionam o desenvolvimento nacional com vistas à sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento social.

Interessante para

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU (ihu.unisinos.br), YouTube, Facebook e Twitter.

Apoio

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Local O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU (ihu.unisinos.br), YouTube, Facebook e Twitter. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.
Públicos habilitados Aluno Graduação UnisinosAluno Lato Senso UnisinosAluno Estrito Senso UnisinosProfessor UnisinosTutor UnisinosFuncionario UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Outras InstituiçõesPúblico Geral
Competências Formação culturalResponsabilidade socioambientalSenso crítico-reflexivo e resolução de problemas
Horários Das 19h30 às 21h
Certificado Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição no site e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

Cursos de Extensão

Duração 7h 30 minutos
Período da atividade 20/03/2024 - 23/05/2024
Período de inscrição 22/12/2023 - 23/05/2024
Horários 20/03/24 (Quarta-feira): 19h30 às 21h00
07/05/24 (Terca-feira): 19h30 às 21h00
Investimento Evento gratuito

Você pode gostar

Loading