Sobre
Neste projeto, alunos do curso de medicina a partir do 4º semestre atuam como mentores dos alunos de primeiro semestre do Curso de Medicina e de alunos em transferência de outras universidades para o Curso de Medicina da UNISINOS. Os alunos-mentores serão envolvidos na gestão da informação, acolhida e familiarização dos calouros com os espaços, programas e pessoas no ambiente universitário. Os mentores, a partir da orientação de um professor-supervisor, irão acompanhar e comunicar-se com seus mentorados de forma regular, planejando o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações de modo a resolver problemas que possam ocorrer durante o processo. Além disso, participam de oficinas de capacitação, envolvendo temáticas relevantes para o acompanhamento de seus mentorados.
Objetivos
Acolher, acompanhar e estabelecer vínculos com o aluno na fase inicial de sua vida universitária, facilitando o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Propiciar uma melhor integração do calouro e do aluno transferido ao curso, apresentando recursos, espaços, pessoas.
Apoiar na resolução de problemas que possam ocorrer durante o processo de adaptação ao novo contexto.
Potencializar a formação pessoal, acadêmica e profissional dos alunos mentores, possibilitando que desenvolvam habilidades sociais, de comunicação, orientação, organização e liderança por meio de capacitação específica.
Promover interação para socialização, autorregulação, adaptação.
Programação
Participação em reuniões e atividades de formação pessoal, acadêmica e profissional para o desenvolvimento de habilidades sociais, de organização, orientação e liderança;
Apoio e orientação a alunos ingressantes no curso de medicina visando a sua integração social e acadêmica;
Realização de sessões de mentoria, promovendo a autorregulação, autonomia, reflexão e diálogo;
Promoção de atitudes e valores de compromisso, responsabilidade, respeito, ética e solidariedade na universidade;
Apoio no desenvolvimento de competências técnicas (saber), de participação (saber ser) e metodológicas (saber fazer), através do oferecimento de ferramentas que contribuam para a aprendizagem e desempenho acadêmico.
Pré-requisitos
Conhecimento das plataformas e recursos online da Universidade;
Conhecimento do campus e recursos/espaços presenciais
Acesso à Internet;
E-mail da universidade;
Disponibilidade de 2h semanais para atividades relativas à mentoria;
Alunos do 4° ao 11° semestre do curso de medicina, com perfil acolhedor, empático e colaborativo.
Interessante para
Aluno (ativo) Graduação
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
As inscrições estão encerradas.
Cursos de Extensão
Você pode gostar

Introdução à Computação Quântica
Gilberto Irajá MüllerIHU Ideias Setembro – 2025

A Arte da Comunicação: Dicção, Desinibição e Oratória
Jane Cassia Pacheco de FreitasMentoria de carreira para psicólogos
Ana Karina da Cunha FredelMentoria de carreira para psicólogos
Ana Karina da Cunha FredelNBR 9050: O seu Projeto/Produto é Acessível? A Importância Técnica e Social de Projetar por meio do Desenho Universal
Luciane Maria TabbalOs Contratos no Direito Agrário e no Agronegócio
Empresa Blindada: Evitando Conflitos e Futuras Ações Trabalhistas
Alethea Previato Costa
Oratória para a Qualificação da Comunicação nas Interações Sociais
Miriam Borchardt
Power BI
Ana Cláudia Tidra
Espaço Colaborativo de Fomento à Extensão Universitária
Márcia Lopes DuarteO pensamento de Santo Agostinho e seus impactos políticos e teológicos hoje

Modelos de questões do ENADE: tire suas dúvidas

Prova de Proficiência em Língua Inglesa - Mobilidade

Excel DASHBOARDS + Excel VBA
Ana Cláudia Tidra
Prova de Proficiência em Língua Espanhola - Mobilidade
Simpósio Internacional A extrema-direita e os novos autoritarismos. Ameaças à democracia liberal
A corrida pela Inteligência Artificial. Distopias capitalistas e resistências decoloniais
Disbiose e Saúde Intestinal: Da Teoria à Prática Clínica
