Sobre
O curso de extensão Mídias e Educação: As Linguagens da Tv, do Cinema e das Tecnologias Digitais visa sistematizar o estudo da TV, do cinema, e das mídias digitais como linguagens artístico-culturais. Tal ação é fundamental ao aprofundamento da formação docente. A partir do estudo dos conceitos trazidos por este curso você estará desenvolvendo a competência Cultura ético estética: Reconhecer as experiências culturais como possibilidade de formação ético-estética, em uma perspectiva de formação integral.
Curso EAD, assíncrono e autoinstrucional. Mais informações, consulte a aba "Local".
Objetivos
Analisar o conceito de cultura e seus significados. Compreender o que e como a TV opera, analisando criticamente o que nela é veiculado. Conhecer a criatividade, a criticidade das realidades e a sensibilidade ético-estética que permeiam o trabalho pedagógico a partir de filmes. Discutir os efeitos das tecnologias sobre a constituição de subjetividades contemporâneas que chegam à escola.
Programação
- Cultura e suas pedagogias;
- A TV como desafio à educação: algumas provocações para pensar a televisão;
- O Cinema que Interessa à Educação;
- A Escola e a Cultura Digital.
Pré-requisitos
Para a realização deste curso o aluno precisará ter e-mail próprio e conhecimentos básicos em informática (download e upload de arquivos). É necessário, também, que ele tenha à disposição um computador com acesso à Internet, com leitor e visualizador de arquivos em PDF instalado.
Interessante para
Alunos da Unisinos, de todos os níveis acadêmicos, e demais pessoas interessadas na temática.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Graduação
Unisinos LAB
Acessar a Plataforma Moodle (www.moodle.unisinos.br).
Informar seu usuário seguido de @edu.unisinos.br e a sua senha (mesma do Portal Minha Unisinos).
Caso não possua um usuário, você pode cadastrar através do link: http://autocadastro.asav.org.br/br/.
Para alterar ou recuperar a senha, acessar o portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br), "Esqueceu a senha?".
Contato para dúvidas: extensao@unisinos.br.
Para as atividades concluídas até o dia 20 de cada mês, os certificados serão disponibilizados no dia 25.
Será fornecido certificado digital a todos que tiverem aprovação final com nota igual ou superior a 6,0 (seis).
Os certificados estarão disponíveis no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
As inscrições estão encerradas.
MOOCs
Você pode gostar

Mudança de época e o fazer teológico hoje. Desafios e perspectivas

Espaço Colaborativo de Fomento à Extensão Universitária
Márcia Lopes Duarte
Disbiose e Saúde Intestinal: Da Teoria à Prática Clínica

IHU Ideias Julho - 2025

Business Partner em RH – Um Agente de Transformação!
Eva Seloi Santos Sarmento
Juventudes e o espírito do tempo e do espaço. Desafios tecnopolíticos e socioambientais

A gramática do poder global. Desocidentalização, tecnoautoritarismos e multilateralismo no século XXI
Futuro Comum. Ideias para adiar o fim do mundo
A corrida pela Inteligência Artificial. Distopias capitalistas e resistências decoloniais
Direitos da Natureza e a proteção do não humano na crise epocal

Inglês Pré-Intermediário 1

Espanhol Básico 1

Francês Básico 1

Italiano Básico 1

Japonês Básico 2
Inglês Básico 2

Inglês Básico 1 e 2
Francês Básico 1
Espanhol Básico 1

Italiano Básico 2

Japonês Básico 1

Elementary 1 - Business

Pre-Intermediate 1&2 - Flex

Intermediate 3 & Upper 1 - Teachers
IHU Ideias Agosto - 2025

Lab Empreendedor- Programa de desenvolvimento de ideias e de projetos com a finalidade de estimular sua transformação em negócios reais. (18a Edição 2025-2)
Vanessa de Souza Batisti
Certificação Internacional em Cineantropometria ISAK - Nível 1
Paulo Lague Sehl
Desenvolvimento Frontend com Java
Gilberto Irajá Müller
Prescrição de Treinamento Físico para Gestante e Puérpera
Tatiane Costa Leite
Storytelling com Dados: Transformando Dados em Narrativas e Insights em Ações
Renata Cabral Gianotti
Introdução à Computação Quântica
Gilberto Irajá Müller
Oratória para a Qualificação da Comunicação nas Interações Sociais
Miriam Borchardt
Prova de Proficiência em Língua Inglesa - Mobilidade

Prova de Proficiência em Língua Espanhola - Mobilidade
