Sobre
As juventudes enfrentam uma sociedade que precisa decidir entre implementar uma política que valorize os saberes ecológicos, o cuidado com as vidas, com a Terra, ou seguir com uma economia que gera destruições sistemáticas da biodiversidade, desigualdades sociais e individualização. Será possível pensar em políticas progressistas e em um futuro comum, ou essas questões hoje geram desencantamento entre os jovens? Talvez encante mais uma lógica que prometa o progresso individual por meio do empreendedorismo de si mesmo, da busca por segurança individual, e não necessariamente uma segurança coletiva, ainda que tudo isso sejam percepções que não correspondem à realidade efetivamente vivenciada.
A fundamentação do Ciclo se estrutura em uma tríade indissociável que envolve economia, política e ecologia. A realidade das juventudes é analisada de forma crítica ao considerar a política econômica neoliberal como produtora de desigualdades, violências e desesperanças. Estas, por sua vez, são subsumidas em projetos político-tecnológicos ou que enveredam por alternativas que confrontam as múltiplas e confluentes crises contemporâneas ou que inflamam a erosão social. A ecologia entra como um conceito catalisador das ações articuladas por meios sociotecnológicos que magnetizam ou negam sociabilidades individualistas, capazes ou não de garantir a reprodução social e material das futuras gerações.
Assim, considerando os aspectos sociológicos de uma economia neoliberal e seu horizonte de perspectivas, entende-se a conjuntura econômica atual como disparadora de desigualdades, conservadorismos, mas também insurreições, imaginação e denúncias socioeconômicas. A partir deste ponto, desenvolve-se um eixo de reflexão sobre a produção e reprodução material, seus métodos e alternativas.
Depois, compreende-se o campo político como modo de organização, individualizante ou coletivo, articulado por meios tecnológicos, especialmente as redes sociais, que se tornam palco de projetos societários e canalização de afetos e desejos das massas.
Esses projetos, por sua vez, entregam diferentes perspectivas e expectativas sobre o futuro que passa a se conectar cada vez mais com o futuro climático e biosférico terrestre. Portanto, a ecologia entra neste debate como uma construção de senso de futuro, estabilidade e reprodução socioeconômica e como síntese do contexto das mudanças climáticas e sociopsicológicas (ecoansiedade, negacionismos e demais pares dialéticos associados).
Objetivos
Objetivo geral:
Debater de forma transdisciplinar aspectos sociológicos das juventudes, seus papéis e suas perspectivas no contexto contemporâneo de transformações políticas, ecológicas e econômicas.
Objetivos específicos:
• Compreender as causas, relações e interseccionalidades entre os ressentimentos sociais das juventudes e os projetos políticos da extrema-direita.
• Analisar as dinâmicas socioeconômicas neoliberais e seus efeitos no mercado de trabalho e na reprodução social e material dos jovens.
• Refletir o uso das tecnologias digitais, seus impactos na organização e sociabilidade das juventudes e a transformação no senso de tempo e espaço das novas gerações.
• Debater a centralidade dos jovens nos projetos sobre o futuro da sociedade e sua importância na reprodução ecológica do planeta.
Programação
Interessante para
Interessadas e interessados em geral
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Eventos
23/04/25 (Quarta-feira): 10h00 às 11h30
22/05/25 (Quinta-feira): 10h00 às 11h30
03/06/25 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
26/06/25 (Quinta-feira): 10h00 às 11h30
03/07/25 (Quinta-feira): 10h00 às 11h30
08/07/25 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
07/08/25 (Quinta-feira): 10h00 às 11h30
Você pode gostar

Oratória para a Qualificação da Comunicação nas Interações Sociais
Miriam Borchardt
Clínica Psicanalítica e Trauma: Cuidado, empatia e tato no manejo de pacientes graves
Tagma Marina Schneider Donelli
Introdução à Computação Quântica
Gilberto Irajá Müller
Lab Empreendedor - Programa de desenvolvimento de ideias e de projetos com a finalidade de estimular sua transformação em negócios reais. (17a Edição 2025-1)
Vanessa de Souza BatistiAquarelando
JULIANA BORTHOLUZZIA Literatura Fantástica na Criação de Jogos
João Ricardo de Bittencourt MenezesPasseio histórico em São Sebastião do Caí, RS: um local de memória do clima
Caio Fernando Flores CoelhoImportação de Bens de Capital: Do Projeto de Investimento á Posta em Marcha
Francine SmialowskiFundamentos da Linguagem SQL
Gilberto Irajá Müller
Excel DASHBOARDS + Excel VBA
Ana Claudia Tidra
Para Compreender a China Moderna: geopolítica, cultura e filosofia
Caio Fernando Flores Coelho
Inteligência Emocional em Projetos
Leandro Vignochi
Power BI
Ana Claudia Tidra
Gestão de Compras
Rosa Paula Pires
Gestão Estratégica da Logística Empresarial
Miguel Afonso Sellitto
Explorando destinos: A conexão entre turismo e a comunicação
Paola Marie Vitaca RodriguesStorytelling com Dados: Transformando Dados em Narrativas e Insights em Ações
Renata Cabral GianottiA Física e a Matemática na sua vida
Vitória Hana Muller MottinA linguagem dos números e dos símbolos
Vitória Hana Muller MottinTrigonometria e funções
Vitória Hana Muller MottinConstrução de gráficos
Vitória Hana Muller MottinUso de gráficos na Física
Vitória Hana Muller MottinComprimento, área e volume
Vitória Hana Muller Mottin
Educação Bilíngue e Currículo Integrado
Isa Mara da Rosa Alves; Adriane Ossani e Cristiane Maria Schnack