Sobre
Este ciclo de estudos reflete sobre a linguagem e o fazer científicos, em especial na ciência econômica, sob a perspectiva da complexidade e transversalidade dos impactos cotidianos e territoriais do novo regime climático e do desafio de construir uma ética ecológica como eixo epistemológico, cosmológico e moral de uma nova sociabilidade, um novo modo de (con)viver e de habitar a Casa Comum.
Para isto, o ciclo busca debater ideias que promovam a construção de um projeto transdisciplinar de futuro comum a partir dos desafios climáticos, socioeconômicos, políticos e teológicos contemporâneos.
Objetivos
Objetivo geral:
Debater ideias que promovam a construção de um projeto transdisciplinar de futuro comum a partir dos desafios climáticos, socioeconômicos, políticos e teológicos contemporâneos.
Objetivos específicos:
• Compreender a gravidade e complexidade da crise social e ambiental contemporânea e seus impactos na linguagem e organização científica, social e política da sociedade.
• Propor diretrizes sociopolíticas e científicas para o contexto de catástrofe climática e a construção de um futuro comum.
• Debater novos métodos e políticas econômicas a partir do quadro de desigualdades sociais e sua relação com o novo regime climático.
• Evidenciar o protagonismo das mulheres e do pensamento decolonial nas propostas para uma nova ordem político-social e ecológica.
• Enfatizar a importância do pensamento filosófico-teológico como fator essencial para a (re)construção de uma sensibilidade alinhada com os desafios e clamores da Terra.
Programação
Interessante para
Professores(as), alunos(as), funcionnários(as) e interessados de modo geral.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos - IHU
Eventos
15/05/25 (Quinta-feira): 10h00 às 11h30