Sobre
Com o fim da Guerra Fria e o triunfo da sociedade de mercado, inúmeros analistas passaram a acreditar em uma suposta lógica: uma globalização que expandiria as democracias, acabaria com as guerras e com as fronteiras, gerando paz e prosperidade em escala planetária. Em outras palavras, um processo totalizante que Francis Fukuyama chamou, naquele contexto, de “fim da história”. De lá para cá, movimentos contestatórios à “globalização perversa” ganharam estofo e alguns eventos cataclísmicos, como a crise de 2008, a chegada da pandemia em 2020 e a guerra russo-ucraniana em 2022 mostraram ao mundo a instabilidade da mundialização guiada pelos princípios neoliberais. Em meio a todas estas mudanças, começa a emergir um mundo em que o Ocidente não é mais o centro de gravitação. Nesse sentido, o evento (Des)globalização e a reconfiguração geopolítica global. Transições, incertezas e horizontes busca contribuir, de forma transdisciplinar, para o debate acerca dos principais desafios socioeconômicos, políticos e ambientais frente às mudanças do atual cenário internacional.
Objetivos
Objetivo geral
Analisar transdisciplinarmente as reconfigurações geopolíticas globais diante dos desafios socioeconômicos, políticos e ambientais em escala planetária.
Objetivos específicos
• Compreender o papel das megarregiões e das potências médias e/ou emergentes no novo contexto geopolítico global.
• Debater a influência das principais potências no atual panorama internacional.
• Analisar o atual contexto da Guerra da Ucrânia e suas implicações para a governança global.
• Avaliar as possibilidades de agência dos movimentos sociais frente à crise da globalização neoliberal.
• Refletir os desafios ambientais e suas relações com o fenômeno da migração e a sustentabilidade global no cenário geopolítico contemporâneo.
Programação
Interessante para
Interessados e interessadas em geral.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
As inscrições estão encerradas.
Eventos
05/10/23 (Quinta-feira): 10h00 às 11h30
18/10/23 (Quarta-feira): 10h00 às 11h30
31/10/23 (Terca-feira): 19h30 às 21h30
07/11/23 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
28/11/23 (Terca-feira): 10h00 às 11h30
Você pode gostar

A Física e a Matemática na sua vida
Vitória Hana Muller Mottin
A linguagem dos números e dos símbolos
Vitória Hana Muller Mottin
Trigonometria e funções
Vitória Hana Muller Mottin
Construção de gráficos
Vitória Hana Muller Mottin
Uso de gráficos na Física
Vitória Hana Muller Mottin
Comprimento, área e volume
Vitória Hana Muller Mottin
Demonstrações Financeiras: Estrutura e Análise
Caciano Gianechini Jorge Henrique Lopes Ferreira
Valuation: Avaliação de Empresas
Caciano Gianechini Fernandes Jorge Henrique Lopes Ferreira
Educação Bilíngue e Currículo Integrado
Isa Mara da Rosa Alves; Adriane Ossani e Cristiane Maria Schnack
A poesia de Carlos Drummond de Andrade

Intensivo de Inverno EAD - Oficina de Excel Intermediário
Lucelaine Arabel da Silveira
Reforma Tributária
Caciano Gianechini Fernandes Jorge Henrique Lopes Ferreira
A Arte da Comunicação: Dicção, Desinibição e Oratória
Jane Cassia Pacheco de Freitas
Folha de Pagamento: Conceito e Prática
Caciano Gianechini Fernandes Jorge Henrique Lopes FerreiraDisbiose e Saúde Intestinal: Da Teoria à Prática Clínica
Da Ideia ao Mercado
Valmor Ziegler
Business Partner em RH – Um Agente de Transformação!
Eva Seloi Santos Sarmento
Lab Empreendedor- Programa de desenvolvimento de ideias e de projetos com a finalidade de estimular sua transformação em negócios reais. (18a Edição 2025-2)
Vanessa de Souza Batisti
Oficina de Inclusão Digital
Lucelaine Arabel da Silveira
Desenvolvimento Frontend com Java
Gilberto Irajá Müller
Storytelling com Dados: Transformando Dados em Narrativas e Insights em Ações
Renata Cabral Gianotti
Introdução à Computação Quântica
Gilberto Irajá Müller
Oratória para a Qualificação da Comunicação nas Interações Sociais
Miriam Borchardt
Prova de Proficiência em Língua Inglesa - Mobilidade
