Sobre
Este encontro formativo se dedicará a refletir sobre a alimentação na Educação Infantil como experiência pedagógica, cultural e relacional. A partir de recursos visuais - fotografias e vídeos do cotidiano educativo - serão propostos momentos práticos de discussão, reflexão e prefiguração das múltiplas dimensões do comer na escola de Educação Infantil. A formação busca ampliar o olhar de professoras da Educação infantil para as práticas alimentares enquanto narrativa educativa, na qual o ritual é elementar para que a criança perceba-se como partícipe da comunidade ao qual faz parte. Será um convite à estas profissionais para que pensem o ato de alimentar-se para além dos aspectos nutricionais, reconhecendo-o como territórios de vínculos, sentidos e significados.
Curso presencial em São Leopoldo. Consulte dias e horários na aba "Horários".
Objetivos
- Colocar como centralidade a vida cotidiana, em especial, o debate da alimentação na Educação Infantil e sua importância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
- Entender o papel dos rituais alimentares na construção do cotidiano educativo da Educação Infantil.
- Pensar sobre a complexidade da alimentação e ponderar sobre como a escola pode proporcionar refeições significativas e interativas.
- Problematizar a participação ativa das crianças nas ações relativas aos momentos de alimentação.
Programação
- Perguntar: análise de uma comunicação de aprendizagem (mini-história) de um momento de alimentação e responder à seguinte pergunta: O que essa mini história conta sobre a relação da criança com a alimentação?
- Inspirar: compartilhar um pequeno vídeo de crianças de 3 à 4 anos em um momento de refeição para pensar sobre como elas constroem rituais alimentares em sua jornada na escola.
- Aprofundar: apresentação conduzida pela mediadora principal, no intuito de ampliar o olhar sobre a temática e, ao mesmo tempo, aprofundar os conceitos de ritual alimentar e participação.
- Projetar: em pequenos grupos, levantar problemáticas que surgem de suas realidades profissionais como professoras de Educação Infantil em relação aos momentos de alimentação para serem discutidos e se pensar em possibilidades de melhoria.
Pré-requisitos
Ser professora de Educação Infantil
Interessante para
Professora de Educação Infantil
Sobre o(a) ministrante/palestrante
Ana Carolina Thomé Pires
Pedagoga, especialista em Educação e Natureza. Pós-graduada em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva. Mestranda em educação pelo PPGEdu - UNISINOS/RS. Idealizou e coordena o Ser Criança é Natural, desde 2013. Reconhecida como Liderança Inspiradora no Movimento Criança e Natureza em 2023 pela Children and Nature Network. Autora do livro Arte e Natureza - Ateliês os quatro elementos.
Débora Caroline Vargas
Graduada em Pedagogia pela Unisinos. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Participante do Curió: grupo de pesquisa sobre crianças, educação infantil e cotidiano pedagógico. Professora de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS.
Paulo Sérgio Fochi
Professor do curso de Pedagogia (Unisinos), professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (Unisinos) na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital. Líder do Curió: Grupo de pesquisa sobre crianças, cotidiano pedagógico e educação infantil (Unisinos / CNPq). Fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Diretoria de Educação Continuada
Gerência de Lato Senso e Cursos de Curta Duração
Apoio
Curió - grupo de pesquisa sobre crianças, educação infantil e cotidiano pedagógico.
OBECI - Observatório da Cultura Infantil
Sala: B03 101 (Brinquedoteca) - Escola de Humanidades
Endereço: Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
Cursos de Curta Duração
Você pode gostar
Proteção de Dados
Têmis Limberger
Inovação Responsável na Prática: Estratégias para Projetos Sustentáveis e Éticos
Alimentação na Educação Infantil: a relação das crianças com a comida
Paulo Sergio Fochi
A Arte da Comunicação: Dicção, Desinibição e Oratória
Jane Cassia Pacheco de FreitasSustentar a Pedagogia: A Coordenadora Pedagógica de uma Escola do Observatório da Cultura Infantil - OBECI
Paulo Sergio Fochi
Oratória para a Qualificação da Comunicação nas Interações Sociais
Miriam BorchardtTrabalho Forçado e Cadeias Produtivas: A Forced Labour Regulation da União Europeia e seus Impactos no Brasil
Raquel Von Hohendorff Wilson EngelmannIHU Ideias outubro – 2025

Power BI
Ana Cláudia TidraElaboração de Currículo
LinkedIn – uma ferramenta que pode impulsionar a sua carreira

Espaço Colaborativo de Fomento à Extensão Universitária
Márcia Lopes DuarteO pensamento de Santo Agostinho e seus impactos políticos e teológicos hoje
Preparação para Entrevista de Emprego

Modelos de questões do ENADE: tire suas dúvidas

Prova de Proficiência em Língua Inglesa - Mobilidade

Excel DASHBOARDS + Excel VBA
Ana Cláudia Tidra
Prova de Proficiência em Língua Espanhola - Mobilidade

Simpósio Internacional A extrema-direita e os novos autoritarismos. Ameaças à democracia liberal

A corrida pela Inteligência Artificial. Distopias capitalistas e resistências decoloniais

Disbiose e Saúde Intestinal: Da Teoria à Prática Clínica

Inteligência Artificial e o mundo do trabalho Entre o otimismo tecnológico e o pessimismo cultural

Ciclo de Estudos Gilbert Simondon e Colóquio Simondon XII. Tecnogeografia, Informação e Arte

Filmes em Perspectiva

Fake News? História, Contexto e Desafios da Desinformação nas Mídias Digitais
