Unisinos Lab - Alimentação na Educação Infantil: a relação das crianças com a comida
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Sobre

Este encontro formativo se dedicará a refletir sobre a alimentação na Educação Infantil como experiência pedagógica, cultural e relacional. A partir de recursos visuais - fotografias e vídeos do cotidiano educativo - serão propostos momentos práticos de discussão, reflexão e prefiguração das múltiplas dimensões do comer na escola de Educação Infantil. A formação busca ampliar o olhar de professoras da Educação infantil para as práticas alimentares enquanto narrativa educativa, na qual o ritual é elementar para que a criança perceba-se como partícipe da comunidade ao qual faz parte. Será um convite à estas profissionais para que pensem o ato de alimentar-se para além dos aspectos nutricionais, reconhecendo-o como territórios de vínculos, sentidos e significados.

Curso presencial em São Leopoldo. Consulte dias e horários na aba "Horários".

Objetivos

- Colocar como centralidade a vida cotidiana, em especial, o debate da alimentação na Educação Infantil e sua importância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
- Entender o papel dos rituais alimentares na construção do cotidiano educativo da Educação Infantil.
- Pensar sobre a complexidade da alimentação e ponderar sobre como a escola pode proporcionar refeições significativas e interativas.
- Problematizar a participação ativa das crianças nas ações relativas aos momentos de alimentação.

Programação

- Perguntar: análise de uma comunicação de aprendizagem (mini-história) de um momento de alimentação e responder à seguinte pergunta: O que essa mini história conta sobre a relação da criança com a alimentação?
- Inspirar: compartilhar um pequeno vídeo de crianças de 3 à 4 anos em um momento de refeição para pensar sobre como elas constroem rituais alimentares em sua jornada na escola.
- Aprofundar: apresentação conduzida pela mediadora principal, no intuito de ampliar o olhar sobre a temática e, ao mesmo tempo, aprofundar os conceitos de ritual alimentar e participação.
- Projetar: em pequenos grupos, levantar problemáticas que surgem de suas realidades profissionais como professoras de Educação Infantil em relação aos momentos de alimentação para serem discutidos e se pensar em possibilidades de melhoria.

Pré-requisitos

Ser professora de Educação Infantil

Interessante para

Professora de Educação Infantil

Sobre o(a) ministrante/palestrante

Ana Carolina Thomé Pires
Pedagoga, especialista em Educação e Natureza. Pós-graduada em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva. Mestranda em educação pelo PPGEdu - UNISINOS/RS. Idealizou e coordena o Ser Criança é Natural, desde 2013. Reconhecida como Liderança Inspiradora no Movimento Criança e Natureza em 2023 pela Children and Nature Network. Autora do livro Arte e Natureza - Ateliês os quatro elementos.

Débora Caroline Vargas
Graduada em Pedagogia pela Unisinos. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Participante do Curió: grupo de pesquisa sobre crianças, educação infantil e cotidiano pedagógico. Professora de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS.

Paulo Sérgio Fochi
Professor do curso de Pedagogia (Unisinos), professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (Unisinos) na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital. Líder do Curió: Grupo de pesquisa sobre crianças, cotidiano pedagógico e educação infantil (Unisinos / CNPq). Fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Diretoria de Educação Continuada
Gerência de Lato Senso e Cursos de Curta Duração

Apoio

Curió - grupo de pesquisa sobre crianças, educação infantil e cotidiano pedagógico.
OBECI - Observatório da Cultura Infantil

Local Unisinos São Leopoldo
Sala: B03 101 (Brinquedoteca) - Escola de Humanidades
Endereço: Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750
Públicos habilitados Aluno Graduação UnisinosAluno Lato Senso UnisinosAluno Estrito Senso UnisinosProfessor UnisinosTutor UnisinosFuncionario UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Outras InstituiçõesCONECTA UnisinosPúblico Geral
Competências Autonomia e autogestão do conhecimentoColaboraçãoComunicaçãoFormação culturalSenso crítico-reflexivo e resolução de problemasPensamento projetual
Horários terça-feira, das 19h às 22h
Certificado Será fornecido certificado digital a todos que participarem do curso.
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.

Cursos de Curta Duração

Duração 3 horas
Período da atividade 21/10/2025 - 21/10/2025
Período de inscrição 07/10/2025 - 19/10/2025
Horários 21/10/25 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
Investimento Gratuito

Você pode gostar

Loading