Sobre
Diante da proliferação de desinformação em plataformas digitais, é urgente intensificar ações de conscientização e educação midiática entre os diferentes públicos, a fim de incentivar uma leitura crítica da mídia e uma efetiva inclusão digital para a cidadania. A abordagem e a compreensão de notícias e conteúdos que povoam a esfera pública por meio de redes sociais digitais faz parte, inclusive, das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Por isso, é fundamental oferecer aos educadores subsídios para que possam promover a análise crítica da mídia em sala de aula.
Curso EAD, assíncrono e autoinstrucional. Mais informações, consulte a aba "Local".
Objetivos
Oferecer referências para compreender o cenário contemporâneo da desinformação em mídias digitais de forma ampla e contextualizada;
Discutir o impacto da disseminação de informações enganosas na sociedade contemporânea e a responsabilidade de cada um nesse cenário;
Desenvolver uma cultura de verificação entre educadores e estudantes, por meio de atividades lúdicas e desafios de checagem de fatos que podem ser aplicados em oficinas e atividades de sala de aula.
Programação
Contexto: Apresentação do tema com exemplos contemporâneos do processo de desinformação e seus impactos na sociedade;
Histórico: Recuperação de referências históricas que ajudam a compreender o fenômeno da desinformação;
Conceitos: Caracterização dos principais tipos de desinformação que circulam nas redes sociais (espectro da desinformação);
Orientações: Descrição de métodos e técnicas de verificação de conteúdos em redes digitais;
Atividades: Apresentação de planos pedagógicos para desenvolver atividades práticas com estudantes.
Pré-requisitos
Para a realização deste curso o aluno precisará ter e-mail próprio e conhecimentos básicos em informática (download e upload de arquivos). É necessário, também, que ele tenha à disposição um computador com acesso à Internet, com leitor e visualizador de arquivos em PDF instalado.
Interessante para
Professores do ensino fundamental e médio; estudantes de graduação e diplomados em licenciaturas (Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Geografia, História, etc); estudantes de graduação e diplomados em Filosofia, Sociologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Direito e demais interessados.
Sobre o professor(a)
Taís Seibt
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Graduação
Unisinos LAB
Apoio
Afonte Jornalismo de Dados e Goethe-Institut Porto Alegre
Acessar a Plataforma Moodle (www.moodle.unisinos.br).
Informar seu usuário seguido de @edu.unisinos.br e a sua senha (mesma do Portal Minha Unisinos).
Caso não possua um usuário, você pode cadastrar através do link: http://autocadastro.asav.org.br/br/.
Para alterar ou recuperar a senha, acessar o portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br), "Esqueceu a senha?".
Contato para dúvidas: extensao@unisinos.br.
Para as atividades concluídas até o dia 20 de cada mês, os certificados serão disponibilizados no dia 25.
Será fornecido certificado digital a todos que tiverem aprovação final com nota igual ou superior a 6,0 (seis).
Os certificados estarão disponíveis no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
MOOCs
Você pode gostar
FORMEI E AGORA? Planejamento de Carreira para Formandos e Recém-formados
Linguagens Artísticas, Cultura e Educação
Cristina Seibert SchneiderEi, Você Aí! Vamos Tentar Entender o Cenário Social e Econômico?
Gisele SpricigoIntrodução à Língua Brasileira de Sinais
Betina Silva GuedesEntendendo o Cenário Econômico
Gisele SpricigoFotografia Institucional
Polianne Merie EspindolaInovação e Empreendedorismo
Izabel Cristina da Rosa dos SantosMídias e Educação: As Linguagens da Tv, do Cinema e das Tecnologias Digitais
Cristina Seibert SchneiderResponsabilidade Social Empresarial
Silvia de Oliveira PolgatiEmpreendedorismo e Plano de Negócio
Izabel Cristina da Rosa dos SantosInovação Orientada pelo Design
Gustavo Severo de BorbaLiderança: os Desafios
José Carlos da Silva Freitas JuniorCultura e Integração no Âmbito Global
Nadia Barbacovi MenezesFinanças Pessoais
Emanuelle Nava SmaniottoCaminhos: um jeito de transformar o mundo
Luciana Maines da SilvaFake News? História, Contexto e Desafios da Desinformação nas Mídias Digitais
Taís SeibtLab Empreendedor – Programa de desenvolvimento de ideias e de projetos com a finalidade de estimular sua transformação em negócios reais (12ª Edição 2022-2)
Sabrina Trejes MarengoNegociação 4.0: Método de Alta Performance em Vendas
Roberto Herrera ArboCurso Popular Pré-Enem DCE/Unisinos
Arquitetura Hospitalar: Regulamentação, Ambientes de Isolamento e Sistemas Flexíveis
Vera Lucia Dutra MascarelloComo Vender (Certo!) pelo Whatsapp
Oratória para a Qualificação da Comunicação nas Interações Sociais
Bárbara Regina Klimiuk Sinigaglia
Diversidade e educação das relações étnicas raciais e culturais indígenas
Atualização de Instrutor de Trânsito
Gabrielle Sibem SchollNas origens do Pensamento Existencial: a entrada da obra de Soren Kierkegaard na Alemanha
VIII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas: Novos ativismos e protagonistas
Inglês Intermediário 1
Espanhol Básico 1
Italiano Básico 1
Introdução à Jurimetria: Inteligência Artificial Aplicada ao Direito
Fabiano Feijó Silveira e Filipe Jaeger ZabalaProva de Proficiência em Língua Inglesa - Mobilidade

Marketing Digital e E-commerce: o jeito certo de conquistar clientes e fazer mais vendas online
Roberto Herrera ArboPsicologia Positiva Aplicada as Organizações
Karina Rebelo HofstatterProva de Proficiência em Língua Espanhola - Mobilidade
Elaboração de PPCI para o Rio Grande do Sul
Luciano Lopes Vargas AmorContratos na Construção Civil - Questões Jurídicas e Trabalhistas
Maria Fernanda de OliveiraQuestões Técnicas e Jurídicas na Construção Civil
Maria Fernanda de Oliveira