Sobre
Diante da proliferação de desinformação em plataformas digitais, é urgente intensificar ações de conscientização e educação midiática entre os diferentes públicos, a fim de incentivar uma leitura crítica da mídia e uma efetiva inclusão digital para a cidadania. A abordagem e a compreensão de notícias e conteúdos que povoam a esfera pública por meio de redes sociais digitais faz parte, inclusive, das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Por isso, é fundamental oferecer aos educadores subsídios para que possam promover a análise crítica da mídia em sala de aula.
Curso EAD, assíncrono e autoinstrucional. Mais informações, consulte a aba "Local".
Objetivos
Oferecer referências para compreender o cenário contemporâneo da desinformação em mídias digitais de forma ampla e contextualizada;
Discutir o impacto da disseminação de informações enganosas na sociedade contemporânea e a responsabilidade de cada um nesse cenário;
Desenvolver uma cultura de verificação entre educadores e estudantes, por meio de atividades lúdicas e desafios de checagem de fatos que podem ser aplicados em oficinas e atividades de sala de aula.
Programação
Contexto: Apresentação do tema com exemplos contemporâneos do processo de desinformação e seus impactos na sociedade;
Histórico: Recuperação de referências históricas que ajudam a compreender o fenômeno da desinformação;
Conceitos: Caracterização dos principais tipos de desinformação que circulam nas redes sociais (espectro da desinformação);
Orientações: Descrição de métodos e técnicas de verificação de conteúdos em redes digitais;
Atividades: Apresentação de planos pedagógicos para desenvolver atividades práticas com estudantes.
Pré-requisitos
Para a realização deste curso o aluno precisará ter e-mail próprio e conhecimentos básicos em informática (download e upload de arquivos). É necessário, também, que ele tenha à disposição um computador com acesso à Internet, com leitor e visualizador de arquivos em PDF instalado.
Interessante para
Professores do ensino fundamental e médio; estudantes de graduação e diplomados em licenciaturas (Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Geografia, História, etc); estudantes de graduação e diplomados em Filosofia, Sociologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Direito e demais interessados.
Sobre o(a) ministrante/palestrante
Taís Seibt
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Graduação
Unisinos LAB
Apoio
Afonte Jornalismo de Dados e Goethe-Institut Porto Alegre
Acessar a Plataforma Moodle (www.moodle.unisinos.br).
Informar seu usuário seguido de @edu.unisinos.br e a sua senha (mesma do Portal Minha Unisinos).
Caso não possua um usuário, você pode cadastrar através do link: http://autocadastro.asav.org.br/br/.
Para alterar ou recuperar a senha, acessar o portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br), "Esqueceu a senha?".
Contato para dúvidas: extensao@unisinos.br.
Para as atividades concluídas até o dia 20 de cada mês, os certificados serão disponibilizados no dia 25.
Será fornecido certificado digital a todos que tiverem aprovação final com nota igual ou superior a 6,0 (seis).
Os certificados estarão disponíveis no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
As inscrições estão encerradas.
MOOCs
Você pode gostar

A Literatura Fantástica na Criação de Jogos
João Ricardo de Bittencourt Menezes
Excel DASHBOARDS + Excel VBA
Ana Claudia Tidra
Formação Profissional em Comércio Exterior
Marcelo André Machado
A Física e a Matemática na sua vida
Vitória Hana Muller Mottin
A linguagem dos números e dos símbolos
Vitória Hana Muller Mottin
Trigonometria e funções
Vitória Hana Muller Mottin
Construção de gráficos
Vitória Hana Muller Mottin
Uso de gráficos na Física
Vitória Hana Muller Mottin
Comprimento, área e volume
Vitória Hana Muller Mottin
Demonstrações Financeiras: Estrutura e Análise
Caciano Gianechini Jorge Henrique Lopes Ferreira
Valuation: Avaliação de Empresas
Caciano Gianechini Fernandes Jorge Henrique Lopes Ferreira
Educação Bilíngue e Currículo Integrado
Isa Mara da Rosa Alves; Adriane Ossani e Cristiane Maria Schnack
A poesia de Carlos Drummond de Andrade

Reforma Tributária
Caciano Gianechini Fernandes Jorge Henrique Lopes Ferreira
Folha de Pagamento: Conceito e Prática
Caciano Gianechini Fernandes Jorge Henrique Lopes Ferreira
Business Partner em RH – Um Agente de Transformação!
Eva Seloi Santos Sarmento
Lab Empreendedor- Programa de desenvolvimento de ideias e de projetos com a finalidade de estimular sua transformação em negócios reais. (18a Edição 2025-2)
Vanessa de Souza Batisti
Desenvolvimento Frontend com Java
Gilberto Irajá Müller
Introdução à Computação Quântica
Gilberto Irajá Müller
Oratória para a Qualificação da Comunicação nas Interações Sociais
Miriam Borchardt
Prova de Proficiência em Língua Inglesa - Mobilidade
