Sobre
Curso de extensão com ênfase na temática da educação das relações étnicas, raciais e culturais. Possui como finalidade precípua trazer à tona diálogos, conceitos, informações e conhecimentos científicos dialógicos e confiáveis, com vistas ao fortalecimento de práticas antirracistas e afirmativas no tratamento conferido à ERER indígena no ambiente educacional.
Objetivos
- Contribuir para a formação continuada de professores nas temáticas da ERER indígena e da diversidade cultural;
- Fortalecer o processo de conhecimento, cumprimento e implementação da legislação sobre a educação das relações étnicas, raciais e culturais no Brasil contemporâneo;
- Qualificar profissionais docentes e discentes que atuam no ensino básico, bem como contribuir para qualificação dos discentes que se encontram em processo de formação no ensino superior;
- Promover o conhecimento e a valorização das histórias e das culturas dos povos indígenas originários;
- Problematizar representações e práticas socioculturais e pedagógicas a respeito da temática da ERER indígena na educação básica;
- Debater as produções de natureza interdisciplinar, pedagógicas e socioantropológicas sobre a temática da educação escolar indígena;
- Refletir sobre as práticas pedagógicas pelas quais os temas e conteúdos relativos aos povos e coletivos indígenas vem sendo tratados na educação básica;
- Disponibilizar subsídios e materiais digitais, textuais e imagéticos sobre a temática da educação das relações étnicas e culturais indígenas.
Programação
UNIDADE TEMÁTICA 1 - 20h | Legislação indigenista educacional brasileira. Desconstrução das ideias equivocadas, estereótipos e preconceitos vigentes
Módulo I: Povos indígenas originários no cenário político jurídico nacional -
Encontro 1: “Índios Somos nós”; Diversidade cultural linguística indígena
Encontro 2: Legislação: avanços e desafios persistentes na ERER indígena
Encontro 3: Seminário Integrador do Módulo I – “Povos indígenas conhecer para valorizar”
Módulo II: Subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas no Brasil
Encontro 4: O que pensam os brasileiros sobre os indígenas?
Encontro 5: Narrativas e práticas indígenas na temática da educação das relações étnicas, raciais e culturais contemporâneas;
Encontro 6: Seminário Integrador do Módulo II – “Muita terra para pouco índio”?: desconstruindo estereótipos e inverdades históricas
Encontro 7: A ERER na sala de aula: estratégicas pedagógicas para trabalhar a temática indígena no contexto escolar
Pré-requisitos
Ensino Médio Completo
Interessante para
Pessoas indígenas,
Pessoas negras
Pessoas que trabalham nas empresas terceirizadas na UNISINOS
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Instituto de Inovação em Educação
Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas – NEABI
Apoio
Unidade Acadêmica de Graduação UAGRAD
GT Diversidade Étnicorracial
Coletivo Grupo e Investigação Povos Indígenas e Transdisciplinaridade - COGIPIT
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
As inscrições estão encerradas.
Cursos de Extensão
22/09/22 (Quinta-feira): 19h30 às 22h23
29/09/22 (Quinta-feira): 19h30 às 22h23
06/10/22 (Quinta-feira): 19h30 às 22h23
13/10/22 (Quinta-feira): 19h30 às 22h23
20/10/22 (Quinta-feira): 19h30 às 22h23
27/10/22 (Quinta-feira): 19h30 às 22h23
Pagamento à vista R$ 225,00
Parcelamento em 4 vezes
Matrícula de R$ 56,25 + 3 parcelas de R$ 56,25
Total a prazo R$ 225,00
* opção não válida para alunos matriculados ou certificados em cursos/eventos de extensão
Demais Interessados
Pagamento à vista R$ 250,00
Parcelamento em 4 vezes
Matrícula de R$ 63,50 + 3 parcelas de R$ 62,50
Total a prazo R$ 250,00