Sobre
Os fluxos migratórios contemporâneos nos convidam, enquanto sociedade, a pensar a cidade, seus serviços e suas práticas em uma perspectiva de contínuas mudanças. A escola, a partir da inserção de estudantes migrantes e refugiados, passa a ser também um lócus para fazeres transformadores. Neste curso, convidamos você a conhecer e discutir políticas educacionais e linguísticas de acolhimento relacionadas à inclusão de migrantes e refugiados em contextos de educação básica, e a projetar práticas pedagógicas de valorização linguística e cultural.
Curso online com aulas síncronas. Consulte dias e horários na aba "Horários".
Objetivos
- Compreender os fenômenos contemporâneos de migração no Brasil e seus reflexos na escola a partir da inserção de migrantes e refugiados em contexto de Educação Básica;
- Conhecer políticas educacionais e linguísticas de acolhimento relacionadas à inclusão de migrantes e refugiados e posicionar-se de forma crítica e ética frente a elas;
- Familiarizar-se a diferentes práticas pedagógicas envolvendo migrantes em contexto escolar e refletir sobre as dimensões da docência nesses espaços de ensino e aprendizagem, reconhecendo o plurilinguismo e a valorização de uma educação intercultural;
- Identificar possibilidades de promover ações relacionadas ao acolhimento de migrantes e refugiados envolvendo comunidade escolar e sociedade.
Programação
- Fluxos migratórios contemporâneos no Brasil e reflexos na Educação Básica;
- Políticas educacionais e linguísticas de acolhimento;
- Práticas pedagógicas e avaliativas envolvendo migrantes em contexto escolar.
Pré-requisitos
Para a realização deste curso o aluno precisará ter:
Pelo menos dois navegadores de acesso à internet – recomenda-se o Microsoft Internet Explorer 8.0 e o Mozilla Firefox 3.6.3, ou versões superiores;
Programa leitor de arquivos PDF (recomenda-se o Adobe Reader);
Plug-in Adobe Flash instalado no computador;
Webcam e microfone
Interessante para
Professores, estudantes de Ensino Superior, coordenadores pedagógicos, bibliotecários e demais públicos interessados na temática.
Sobre o(a) ministrante/palestrante
Cristiane Maria Schnack
Possui graduação em Licenciatura Curta Em Ciências Físicas e Biológica pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (1998), graduação em Licenciatura Plena Em Língua Inglesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atua como Gerente de Desenvolvimento de Ensino da Graduação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com ênfase em desenvolvimento e implementação de currículos e práticas pedagógicas inovadoras que estabelecem conexões práticas e extensionistas, inovam e significam a experiência de aprendizagem como espaço de desenvolvimento pessoal e profissional. Atua, desde 2020, na coordenação dos processos de avaliação de curso de graduação no âmbito dos SINAES. Além disso, atua no desenvolvimento e implementação de currículos bilíngues e formação de professores. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: fala-em-interação, socialização da linguagem, sociolingüística interacional, letramento, educação bilíngue, práticas pedagógicas inovadoras, aprendizagem de linguas adicionais, gênero e gênero social.
Cristina Kroeff Schimitz Gibk
Possui graduação em Letras - Português/ Inglês - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Aquisição de Línguas Adicionais. É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde, desde 2006, atua na área de estágio supervisionado e formação de professores de língua adicional. De 2012 a 2017 foi coordenadora o subprojeto PIBID Letras/inglês da UNISINOS, financiado pela CAPES-BRASIL. Desde 2017 integra a equipe de formação docente da Universidade, com foco em capacitação de professores na área da saúde.É Coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina da UNISINOS desde agosto de 2017.
Graziela Hoerbe Andrighetti
Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Letras (Português – Inglês) pela UFRGS. É professora do curso de Letras na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e trabalha com o ensino de Português e Inglês como Língua Adicional (LA). Integra o corpo docente e pedagógico do Programa em Educação Bilíngue da U-Education (UNISINOS) e coordena o projeto de ensino de Português como Língua de Acolhimento (Programa TARIN/UNISINOS). Dentre seus interesses de estudos estão design e elaboração de práticas pedagógicas e materiais didáticos em LA, avaliação e formação de professores.
Márcia Del Corona
É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em Linguística Aplicada. É professora do Curso de Letras da UNISINOS desde 2003, atuando, principalmente, na formação de professores de línguas adicionais. Integra o corpo docente e pedagógico do Programa de Educação Bilíngue da U-Education (UNISINOS). Dentre seus interesses estão: ensino/aprendizagem de línguas adicionais, capacitação de professores em contextos de educação básica e ensino superior, desenvolvimento de materiais didáticos, avaliação de ensino/aprendizagem de línguas adicionais, educação bilíngue, English as a Medium of Instruction (EMI), Content and Language Integrated Learning (CLIL), ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAC) e estudos de fala-em-interação social em ambientes institucionais.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Gerência de Lato Senso e Cursos de Curta Duração
Plataforma para acesso aos cursos: Moodle (www.moodle.unisinos.br)
Para acessar o Moodle, informar seu usuário seguido de @edu.unisinos.br e a sua senha (mesma da Unisinos LAB).
Para alterar ou recuperar a senha, acessar o portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br), e selecionar a opção "Esqueceu a senha?".
Contato para dúvidas: secretariacurta@unisinos.br
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
As inscrições estão encerradas.
Cursos de Curta Duração
12/09/24 (Quinta-feira): 19h00 às 22h00
19/09/24 (Quinta-feira): 19h00 às 22h00
26/09/24 (Quinta-feira): 19h00 às 22h00
03/10/24 (Quinta-feira): 19h00 às 22h00
10/10/24 (Quinta-feira): 19h00 às 22h00
17/10/24 (Quinta-feira): 19h00 às 22h00
Pagamento à vista R$ 358,20
Parcelamento em 4 vezes
Matrícula de R$ 91,02 + 3 parcelas de R$ 91,02, com vencimento todo dia 15 a partir de outubro/2024.
Total a prazo R$ 364,10
* opção não válida para alunos matriculados ou certificados em cursos/eventos de extensão
Demais Interessados
Pagamento à vista R$ 398,00
Parcelamento em 4 vezes
Matrícula de R$ 101,14 + 3 parcelas de R$ 101,14, com vencimento todo dia 15 a partir de outubro/2024.
Total a prazo R$ 404,55
*Desconto para colaboradores de empresas conveniadas a Universidade.
**Desconto para grupo de colaboradores da mesma empresa.
- EMPRESA: Deseja subsidiar este curso para seus colaboradores? A solicitação de matrícula deve ser feita internamente.
Consulte mais informações via e-mail: minhapos@unisinos.br
Você pode gostar

Elaboração de Currículo

LinkedIn – uma ferramenta que pode impulsionar a sua carreira

Excel DASHBOARDS + Excel VBA
Ana Claudia Tidra
Para Compreender a China Moderna: geopolítica, cultura e filosofia
Caio Fernando Flores Coelho
Preparação para Entrevista de Emprego

Inteligência Emocional em Projetos
Leandro Vignochi
Power BI
Ana Claudia Tidra
Gestão de Compras
Rosa Paula Pires
Gestão Estratégica da Logística Empresarial
Miguel Afonso SellittoDesenvolvimento Backend com Java
Gilberto Irajá Müller
Explorando destinos: A conexão entre turismo e a comunicação
Paola Marie Vitaca RodriguesStorytelling com Dados: Transformando Dados em Narrativas e Insights em Ações
Renata Cabral Gianotti
Passeio histórico em São Sebastião do Caí, RS: um local de memória do clima
Caio Fernando Flores Coelho
A Literatura Fantástica na Criação de Jogos
João Ricardo de Bittencourt Menezes
Clínica Psicanalítica e Trauma: Cuidado, empatia e tato no manejo de pacientes graves
Tagma Marina Schneider DonelliFormação Profissional em Comércio Exterior
Marcelo André MachadoA Física e a Matemática na sua vida
Vitória Hana Muller MottinA linguagem dos números e dos símbolos
Vitória Hana Muller MottinTrigonometria e funções
Vitória Hana Muller MottinConstrução de gráficos
Vitória Hana Muller MottinUso de gráficos na Física
Vitória Hana Muller MottinComprimento, área e volume
Vitória Hana Muller Mottin
Educação Bilíngue e Currículo Integrado
Isa Mara da Rosa Alves; Adriane Ossani e Cristiane Maria Schnack