Unisinos Lab - A Literatura Fantástica na Criação de Jogos
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Sobre

O curso de curta duração A Literatura Fantástica na Criação de Jogos visa articular o conhecimento literário com a construção narrativa de jogos. O campo da literatura fantástica, como se sabe, abrange gêneros literários, tais como o horror, a fantasia e a ficção científica. Na atualidade, uma gama incrível de jogos, sejam eles digitais ou analógicos, beberam de fontes ficcionais fantásticas para a construção de conflitos, personagens e cenários. Para identificar essas origens dissecaremos gêneros e obras deste campo para que os estudantes possam ter bases narrativas sólidas na criação de seus próprios jogos.


Objetivos

- Conhecer obras literárias produzidas no campo da literatura fantástica (horror, fantasia, ficção científica) com o objetivo de discutir seu potencial para a construção de jogos.
- Exercitar a escrita ficcional com o objetivo de aprimorar narrativas.
- Analisar a diversidade de mundos ficcionais, de personagens protagonistas e antagonistas para a criação de conflitos narrativos.
- Desenvolver um cenário/mundo que seja ponto de partida para a criação de um jogo.

Programação

- Introdução a literatura fantástica e as vertentes do horror;
- As categorias da fantasia;
- Modelos de ficção científica;
- Estágios da jornada do herói/heroína e arquétipos para o desenvolvimento de uma narrativa.
- Monstros e vilões como desafios, obstáculos e conflitos narrativos.
- Construção de mundos e cenários.

Pré-requisitos

Para a realização deste curso o aluno precisará ter:
Pelo menos dois navegadores de acesso à internet – recomenda-se o Microsoft Internet Explorer 8.0 e o Mozilla Firefox 3.6.3, ou versões superiores;
Programa leitor de arquivos PDF (recomenda-se o Adobe Reader);
Plug-in Adobe Flash instalado no computador;
Webcam e microfone.

Sobre o(a) ministrante/palestrante

Carlos Augusto Falcão Filho

Doutor e Mestre em Educação, licenciado em História, professor de escrita criativa, escritor, roteirista e editor. Publicou quatro livros de contos, dois romances, a tese Representações Culturais e Pedagogia dos Monstros no Universo de H. P. Lovecraft e o Guia de Literatura Fantástica. Organiza a Odisseia de Literatura Fantástica.

João Ricardo de Bittencourt Menezes

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na linha Mídias e Processos Audiovisuais na UNISINOS. Mestre em Ciência da Computação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos atuando na Graduação Tecnológica em Jogos Digitais e na atividade transversal de Pensamento Computacional para todos os cursos da universidade. Já foi coordenador do curso de Jogos Digitais de 2007-2012, reassumindo o cargo em 2018. É pesquisador colaborador no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC) da Unisinos. Já atuou como docente, em 2004, na Universidade Franciscana (UFN) nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Publicou em diferentes eventos regionais, nacionais e internacionais. Foi ganhador do Prêmio Jovem Pesquisador em 2001 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sua dissertação de mestrado foi escolhida como a melhor do Brasil na área de Informática na Educação em 2004 durante o XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Seus temas de pesquisa são Humanidades Digitais, Tecnocultura, Cultural Analytics, Jogos Arte e as Imagens Videojográficas.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Gerencia de Lato Senso e Cursos de Curta Duração

Local Curso online com aulas síncronas na Plataforma Moodle e Teams.
Públicos habilitados Aluno Graduação UnisinosAluno Lato Senso UnisinosAluno Estrito Senso UnisinosProfessor UnisinosTutor UnisinosFuncionario UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Outras InstituiçõesCONECTA UnisinosPúblico Geral
Competências Autonomia e autogestão do conhecimentoFormação cultural
Horários 14/04, 15/04, 22/04, 28/04, 29/04, 05/05, 06/05, 12/05, 13/05, 19/05, 20/05 e 26/05.
Segundas e terças-feiras, das 17h:30 às 19h00.
Certificado Será fornecido certificado de frequência a todos que estiverem previamente matriculados e cursarem 75% da carga horária total. Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, no portal http://www.minha.unisinos.br acessando o menu Certificados.

Cursos de Curta Duração

Duração 18 horas
Período da atividade 14/04/2025 - 26/05/2025
Período de inscrição 05/02/2025 - 11/04/2025
Horários 14/04/25 (Segunda-feira): 17h30 às 19h00
15/04/25 (Terca-feira): 17h30 às 19h00
22/04/25 (Terca-feira): 17h30 às 19h00
28/04/25 (Segunda-feira): 17h30 às 19h00
29/04/25 (Terca-feira): 17h30 às 19h00
05/05/25 (Segunda-feira): 17h30 às 19h00
06/05/25 (Terca-feira): 17h30 às 19h00
12/05/25 (Segunda-feira): 17h30 às 19h00
13/05/25 (Terca-feira): 17h30 às 19h00
19/05/25 (Segunda-feira): 17h30 às 19h00
20/05/25 (Terca-feira): 17h30 às 19h00
26/05/25 (Segunda-feira): 17h30 às 19h00
Investimento Alunos com vínculo ativo na Unisinos e diplomados pela Unisinos*
Pagamento à vista R$ 517,50
Parcelamento em 4 vezes
Matrícula de R$ 131,31 + 3 parcelas de R$ 131,31 com vencimento todo dia 15 a partir de Maio/2025
Total a prazo R$ 525,25

* opção não válida para alunos matriculados ou certificados em cursos/eventos de extensão

Demais Interessados
Pagamento à vista R$ 575,00
Parcelamento em 4 vezes
Matrícula de R$ 145,90 + 3 parcelas de R$ 145,90, com vencimento todo dia 15 a partir de Maio/2025.
Total a prazo R$ 583,61

*Desconto para colaboradores de empresas conveniadas a Universidade.
**Desconto para grupo de colaboradores da mesma empresa.
- EMPRESA: Deseja subsidiar este curso para seus colaboradores? A solicitação de matrícula deve ser feita internamente.

Consulte mais informações via e-mail: comercial@unisinos.br


Você pode gostar

Loading