Sobre
A Escola de Educação Básica tem sido alvo constante de ataques, tanto no que se refere a sua utilidade, seus propósitos e sua eficácia, quanto quando tomada como uma instituição obsoleta e desnecessária frente às demandas do mundo contemporâneo. Professores(as) e gestores(as) enfrentam, diariamente, um conjunto de situações que vêm a enfraquecer o papel do ensino e da docência. Dessa forma, explorar, com profundidade, alguns conceitos do campo educacional, torna-se necessário, urgente e estratégico. O presente curso busca problematizar, aprofundar e discutir a escola contemporânea, partindo de sua etimologia skholè, para pensar esse espaço formativo do comum e de produção de outros e novos modos de existência.
Curso online com aulas síncronas. Consulte dias e horários na aba "Horários".
Objetivos
- Proporcionar, aos participantes, a oportunidade de pensar sobre temáticas urgentes que atravessam a escola contemporânea, oportunizando um espaço de estudo aprofundado e de produção de conhecimento.
- Problematizar e desnaturalizar alguns regimes de verdade sobre o campo educacional do presente.
- Refletir sobre os problemas enfrentados por professores e gestores das escolas de Educação Básica, (re)tomando conceitos do campo educacional como uma possibilidade de compreensão e enfrentamento a tais problemáticas.
Programação
- Desafios pedagógicos em tempos líquidos;
- Avaliação: da sociedade disciplinar à sociedade do desempenho;
- Atenção como cuidado de si em tempos de dispersão;
- Aprendizagem e a voz pedagógica;
- A escola como um lugar do coletivo;
- A escola de Educação Infantil como um lugar de estar junto;
- Desafios da docência no contemporâneo;
- Aula: um lugar para aprender a viver, a morrer, a ler e a dialogar;
- Escola e ancestralidades;
- Escola como um espaço de experimentação.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos, senão o desejo e o compromisso de participar do curso, realizando as leituras e participando dos encontros.
Interessante para
- Professores(as), gestores(as) e demais pessoas interessadas.
Sobre o(a) ministrante/palestrante
Maria Alice Gouvêa Campesato
Doutora em Educação (Unisinos). Bolsista Capes-Print, com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal (2020). Mestre em Gestão Educacional (Unisinos). Professora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, (Unisinos). Integra o Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação na Gestão e nas Práticas Pedagógicas.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação
Gerência de Lato Senso e Cursos de Curta Duração
Escola de Humanidades – Mestrado Profissional em Gestão Educacional
Plataforma para acesso aos cursos: Moodle (www.moodle.unisinos.br)
Para acessar o Moodle, informar seu usuário seguido de @edu.unisinos.br e a sua senha (mesma da Unisinos LAB).
Para alterar ou recuperar a senha, acessar o portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br), e selecionar a opção "Esqueceu a senha?".
Contato para dúvidas: secretariacurta@unisinos.br
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
As inscrições estão encerradas.
Cursos de Extensão
23/04/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
30/04/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
07/05/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
14/05/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
21/05/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
28/05/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
04/06/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
11/06/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
18/06/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
25/06/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
02/07/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
09/07/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
16/07/24 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
Você pode gostar
Sustentar a Pedagogia: A Coordenadora Pedagógica de uma Escola do Observatório da Cultura Infantil - OBECI
Paulo Sergio Fochi
Oratória para a Qualificação da Comunicação nas Interações Sociais
Miriam BorchardtTrabalho Forçado e Cadeias Produtivas: A Forced Labour Regulation da União Europeia e seus Impactos no Brasil
Raquel Von Hohendorff Wilson EngelmannIHU Ideias outubro – 2025

Relações Públicas em cooperativas de crédito: Viagem de Estudos Sicredi Pioneira
Marina Rodrigues Martins Nadege Gonçalves LomandoElaboração de Currículo
LinkedIn – uma ferramenta que pode impulsionar a sua carreira

Espaço Colaborativo de Fomento à Extensão Universitária
Márcia Lopes DuarteO pensamento de Santo Agostinho e seus impactos políticos e teológicos hoje
Preparação para Entrevista de Emprego

Modelos de questões do ENADE: tire suas dúvidas

Prova de Proficiência em Língua Inglesa - Mobilidade

Prova de Proficiência em Língua Espanhola - Mobilidade

Simpósio Internacional A extrema-direita e os novos autoritarismos. Ameaças à democracia liberal

A corrida pela Inteligência Artificial. Distopias capitalistas e resistências decoloniais

Disbiose e Saúde Intestinal: Da Teoria à Prática Clínica

Inteligência Artificial e o mundo do trabalho Entre o otimismo tecnológico e o pessimismo cultural

Ciclo de Estudos Gilbert Simondon e Colóquio Simondon XII. Tecnogeografia, Informação e Arte

Filmes em Perspectiva

Fake News? História, Contexto e Desafios da Desinformação nas Mídias Digitais
