Sobre
Neste encontro, parte do Festival de Filmes de Ciência (SFF Brasil), teremos a exibição de curtas-metragens que nos convidam a conhecer as muitas vozes que habitam o território brasileiro, a partir dos povos originários que há milênios vivem uma relação singular de conexão com a Terra.
Ao final, abriremos espaço para uma conversa sobre modos de vida, saberes e práticas que revelam outras formas de relação com a natureza. Refletiremos ainda sobre a conservação da sociobiodiversidade, evidenciando a importância de proteger a vida em sua diversidade é também valorizar as culturas, as línguas, os conhecimentos e as histórias que sustentam este território.
Curso presencial campus São Leopoldo. Consulte dias e horários na aba “Horários”.
Objetivos
- Conhecer curtas-metragens com a temática dos povos originários.
- Conhecer diferentes modos de vida, saberes, práticas e outras maneiras de relação com a natureza
- Dialogar sobre conservação da sociobiodiversidade
- Refletir sobre ações possíveis no cotidiano individual que impactam na preservação dos povos originários
Programação
- Diálogo inicial com provocações em torno da temática.
- Exibição dos filmes
- Conversa e reflexão sobre diferentes formas de se relacionar com a natureza, os povos originários e a conservação da sociobiodiversidade.
Pré-requisitos
Não há
Interessante para
Professoras, educadores e demais interessados no tema.
Sobre o(a) ministrante/palestrante
Ana Carolina Thomé Pires
Mestranda em educação pelo PPGEdu - UNISINOS/RS.Especialista em Educação e Natureza. Pós-graduada em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva. Pedagoga Idealizou e coordena o Ser Criança é Natural, desde 2013. Reconhecida como Liderança Inspiradora no Movimento Criança e Natureza em 2023 pela Children and Nature Network. Autora do livro Arte e Natureza - Ateliês os quatro elementos.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Diretoria de Educação Continuada
Gerência de Lato Senso e Cursos de Curta Duração
Curió - Grupo de Pesquisa sobre crianças, Educação Infantil e cotidiano pedagógico
Festival de Filmes de Ciência - SFF Brasil
Apoio
OBECI - Observatório da Cultura Infantil
Ser Criança é Natural
Projeto Educar para crescer – Petrobrás / Unisinos
Sala: B03 103 (Laboratório de Criação) - Escola de Humanidades
Endereço: Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
Cursos de Curta Duração