Onde fazer? O registro é feito pelo Cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais na Rua Clemente Pinto, 66, Fião – São Leopoldo.
Também pode ser feito no Cartório Castellan, 2º Tabelionato de Notas de São Leopoldo, na Rua Marques de Herval, 651, S 101 – Centro
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 9h às 11h30, e das 13h30 às 17h.
Para saber mais informações sobre o Cartório De Registro Civil FIão pelo telefone (51) 3592-9577.
Cartório Castellan: contato pelo site ou pelo telefone (051) 3592 1083.
Veja quais são os documentos necessários para tirar a Certidão de Nascimento:
Se os pais são casados, apenas um deles precisa comparecer ao cartório e apresentar:
- via amarela da DNV (Declaração de Nascido Vivo), fornecida pelo hospital ou maternidade;
- certidão de casamento;
- um documento de identificação – se os pais não são casados, o pai deve comparecer ao cartório, acompanhado ou não da mãe com:
- via amarela da DNV (Declaração de Nascido Vivo);
- um documento de identificação.
Se o pai não puder comparecer ao cartório, ele deve fazer uma declaração com firma reconhecida autorizando o registro do filho em seu nome. Se a mãe não tiver essa declaração, ela pode fazer a certidão de nascimento apenas em seu nome. Depois, o pai deve comparecer ao cartório para registrar a paternidade, espontaneamente ou em cumprimento de determinação judicial.
Se a criança não nasceu em hospital e não tem a DNV (Declaração de Nascido Vivo): pai e mãe devem comparecer ao cartório acompanhados por duas testemunhas maiores de 18 anos que confirmem a gravidez e o parto.
Se os pais não têm certidão de nascimento, eles devem primeiro fazer as suas para depois fazer a da criança.
Se os pais são menores de 18 anos: devem comparecer ao cartório acompanhados dos avós da criança, maternos e paternos, ou de seus representantes legais.