pesquisas
Os processos avaliativos na Unisinos buscam coletar a percepção e a satisfação de sua comunidade acadêmica. Por meio de diferentes instrumentos de pesquisa, aplicados em ambiente web e orientados por procedimentos para garantir a confidencialidade dos respondentes e a transparência institucional quanto aos resultados gerais, alunos, professores, funcionários e egressos são convidados a se engajarem no processo fornecendo sua percepção sobre diferentes aspectos da vida acadêmica, dos serviços e de sua infraestrutura.
Programação 2025/2:
• Graduação (Presencial): de 20/10 a 03/11
• Graduação (EaD e EaD Formato Híbrido): de 27/10 a 10/11
• Pós-Graduação Lato Senso (Presencial, EaD e Híbrido): de 03/11 a 17/11
• Pós-Graduação Estrito Senso (Egressos): de 03/11 a 17/11
• Pós-Graduação Estrito Senso (alunos ativos): de 24/11 a 09/12
Pesquisas de Satisfação da Graduação
Público-alvo: Alunos matriculados nos cursos de graduação presencial
Objetivo: Avaliar a satisfação dos alunos da graduação presencial com os cursos, coordenações, ambiente (infraestrutura), serviços de apoio, atividades acadêmicas e professores
Periodicidade: Semestral
Realização:
1º Semestre: 21/05 a 11/06/2025.
2º Semestre: 20/10 a 03/11.
Pesquisas de Satisfação da Pós-Graduação Lato Senso
Público-alvo: Alunos matriculados nos cursos de pós-graduação lato senso presencial
Objetivo: Avaliar a satisfação dos alunos da pós-graduação lato senso presencial com os cursos, coordenações, ambiente (infraestrutura), serviços de apoio, atividades acadêmicas e professores
Periodicidade: Anual (2025).
Realização: 03/11 a 17/11/2025.
Pesquisas de Satisfação da Pós-Graduação Estrito Senso
Público-alvo: Mestrandos e os doutorandos que estiverem, respectivamente, cursando até o terceiro e o sétimo semestres
Objetivo: Avaliar a satisfação dos alunos da pós-graduação estrito senso com os cursos, coordenações, professores, orientadores, ambiente (infraestrutura), secretaria, e demais quesitos dos programas
Periodicidade: Anual (2025).
Realização: de 24/11 a 09/12.
Instrumento da Pesquisa
Pesquisas de Satisfação com Ambientes e Serviços da Unisinos
Público-alvo: Alunos, professores, funcionários e todos os usuários dos espaços e serviços dos campi em São Leopoldo e Porto Alegre, com cadastro no portal Unisinos.
Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários dos diferentes ambientes e serviços disponibilizados pela Unisinos
Periodicidade: Contínua
Instrumento da Pesquisa
OS RELATÓRIOS APÓS AS PESQUISAS
Após a realização das pesquisas e a análise de seus resultados, a Unisinos disponibiliza diferentes tipos de relatórios, que garantem transparência ao processo avaliativo e apoiam a tomada de decisões acadêmicas e institucionais:
Relatórios por curso: acessíveis online em painéis interativos, possibilitando acompanhamento dos resultados pelos gestores acadêmicos;
Relatórios para avaliações externas: elaborados de forma individualizada para subsidiar processos de avaliação in loco;
Relatórios por docente: disponíveis diretamente aos professores em ambiente online;
Relatórios institucionais de autoavaliação: elaborados anualmente, sistematizando os resultados da instituição e enviados ao sistema e-MEC;
Relatórios de divulgação: publicados em canais institucionais e na página web, apresentando os resultados consolidados dos principais indicadores para a
comunidade interna e externa.
Contatos
Comissão Própria de Avaliação - CPA | E-mail: cpa@unisinos.br
Avaliação Institucional | E-mail: avaliacao@unisinos.br



