Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos.

Número de participantes/inscritos: 300

Critério de acesso
Usuários: De acordo com a Resolução nº 01 de 21 de fevereiro de 2013, o público prioritário para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: I – em situação de isolamento; II – trabalho infantil; III – vivência de violência e, ou negligência; IV – fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos; V – em situação de acolhimento; VI – em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; VII – egressos de medidas socioeducativas; VIII – situação de abuso e/ ou exploração sexual; IX – com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; X – crianças e adolescentes em situação de rua; XI- vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência; Formas de acesso: procura espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial, encaminhamento das demais políticas públicas e articulação com as escolas, encaminhamentos de Serviços e Projetos vinculados ao CCIAS.

Descrição do programa, projeto, serviços (objetivos)
É uma iniciativa educativa, alinhada à Política Nacional da Assistência Social enquanto política de proteção social a crianças e adolescentes e também de extensão universitária, por meio do desenvolvimento integral deste publico e da qualificação acadêmica.
Tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano e social através do movimento humano, com destaque para as práticas esportivas e a dança.

Objetivo Geral

Atender crianças e adolescentes através de atividades que oportunizem a formação cidadã.

Objetivos Específicos

• Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, desenvolvendo o cuidado com a vida, com o respeito a diversidade étnico-racial; relações de autonomia, afetividade, solidariedade, elevando a auto-estima;
• Favorecer o envolvimento, a integração e a participação das famílias, buscando assim o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários voltados para o cuidado com a vida e a superação da pobreza;
• Acompanhar, incentivar e contribuir para o desenvolvimento escolar, bem como a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional;
• Incidir na elaboração e efetivação de políticas públicas ligadas a aos direitos das crianças e adolescentes, educação e esporte e lazer.
• Promover estratégias de formação permanente para educadores e equipe técnica;

Endereço completo: Avenida Unisinos, 950 – Complexo de Esporte e Lazer – Cristo Rei.
Estado RS
Cidade: São Leopoldo.
Cep: 93022000
Em qual região sua organização está inserida: Centro
Telefone para contato: (51) 3590-8789
Dias e horários de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h30 as 16h30.
E-mail: pei@unisinos.br
Site: http://www.unisinos.br/extensao/acao-social/programas/programa-esporte-integral

Política social:

• Assistência Social
  • Esporte e Lazer
  • Direitos das Crianças e dos Adolescentes
  • Promoção da Igualdade Racial

Caráter: Extensão Universitária
Âmbito de atuação: Municipal
Condição de atendimento: Gratuidade total
Quantos colaboradores correspondem a cada etnia?

• Branco – 5 a 10
  • Preto – 1 a 5
  • Pardo – 1 a 5
  • Indígena – Não temos esses dados

A instituição possui computadores? Sim

Participa de Reuniões de Rede? Sim

Quais reuniões?
Reuniões Micro-redes , Sul, Centro e Leste.

Dados fornecidos por: Augusto Dotto (Coordenador Executivo)

Atualizado em: 28/06/2016