BIBLIOTECA INFORMA


Horário da biblioteca para 23/12/2017: 8h às 12h

Confira mais informações sobre o horário diferenciado das férias de verão.

Mais informações
Início do Conteúdo

Memorial Jesuíta

A Biblioteca da Unisinos reúne, desde 2001, um acervo composto de obras editadas entre os séculos XV e XX, cuja guarda e a responsabilidade lhe foram confiadas pela Associação Antônio Vieira, mediante a criação do acervo Memorial Jesuíta. Com mais de 200 mil livros, bem como 1.200 títulos de periódicos e milhares de documentos históricos, as coleções que compõem o acervo do Memorial Jesuíta foram agrupadas por diversas bibliotecas e unificadas pela entidade na Biblioteca da Unisinos para preservação, guarda, organização e difusão.

Confira o regulamento que orienta as normas de utilização das coleções do Memorial Jesuítas.

Linha do Tempo

O Memorial Jesuíta tem a função de reunir a memória e a história da atuação dos Jesuítas na América Latina. No acervo estão obras datadas entre os séculos XV e XX que foram reunidas pelos jesuítas durante os quase 150 anos de sua atuação no sul do Brasil. Confira, a seguir, alguns fatos e personagens relevantes da história do Memorial Jesuíta desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul até os dias de hoje.

Faça um filtro por época

  • Chegaram os primeiros imigrantes alemães no Vale do Rio dos Sinos.

    1824

    Chegaram os primeiros imigrantes alemães no Vale do Rio dos Sinos.

  • Chegaram ao Rio Grande do Sul os três primeiros jesuítas de língua alemã: Pe. Agostinho Lipinski, Irmão João Sedlach e I

    1849

    Chegaram ao Rio Grande do Sul os três primeiros jesuítas de língua alemã: Pe. Agostinho Lipinski, Irmão João Sedlach e Irmão Antônio Sonntag.

  • Fundação do Colégio Nossa Senhora da Conceição em São Leopoldo. O internato serviu para formação do clero da região e ta

    1869

    Fundação do Colégio Nossa Senhora da Conceição em São Leopoldo. O internato serviu para formação do clero da região e também para trazer professores às comunidades.

  • Colégio Conceição: Atendendo a pedido, passa a educar a comunidade em geral em nível de formação média.

    1877

    Colégio Conceição: Atendendo a pedido, passa a educar a comunidade em geral em nível de formação média.

  • Colégio Conceição ganha status de Escola Padrão no Estado, equivalendo-se ao Colégio Dom Pedro do Rio de Janeiro.

    1890

    Colégio Conceição ganha status de Escola Padrão no Estado, equivalendo-se ao Colégio Dom Pedro do Rio de Janeiro.

Vídeo

Preservação da memória e história dos Jesuítas

Faça um tour virtual pelo Memorial Jesuíta da Unisinos, acervo composto por mais de 200 mil livros, 1.200 títulos de periódicos e milhares de documentos históricos.

Coleções

  • Coleções Especiais

    Coleções Especiais

    Localizadas no 6º pavimento da Biblioteca, lado A, as Coleções Especiais são compostas por fundos e arquivos históricos

    O atendimento para as Coleções Especiais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30.

    confira as obras do acervo de Coleções Especiais
  • Coleção Obras Raras

    Coleção Obras Raras

    Localizada junto ao 3º pavimento da Biblioteca Unisinos, a Coleção de Obras Raras reúne obras de difícil acesso e encontradas apenas nas bibliotecas mais especializadas do mundo. Os volumes, de diferentes áreas do conhecimento, são disponibilizados para a comunidade, em especial aos pesquisadores.

    O atendimento para Coleção de Obras Raras é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos não haverá atendimento.

    saiba como consultar os livros da Coleção de Obras Raras

Prêmios

O Memorial Jesuíta Unisinos já conquistou, ao longo da sua trajetória, alguns prêmios pelo reconhecimento de seu trabalho em prol da guarda, preservação, organização e difusão de suas coleções relacionadas a história e à atuação dos jesuítas na Região Sul do Brasil.

  • Prêmio IBRAM Memórias Brasileiras

    Prêmio IBRAM Memórias Brasileiras

    No ano de 2013, o Memorial Jesuíta Unisinos foi agraciado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM com o Prêmio Memórias Brasileiras, que selecionou iniciativas de preservação da memória brasileira, com ênfase nos movimentos sociais do Brasil, para apoio a ações de divulgação, preservação e difusão de acervo.

    saiba mais
  • Prêmio Ordem do Mérito Cultural 2011

    Prêmio Ordem do Mérito Cultural 2011

    O Memorial Jesuíta foi contemplado com uma das 51 insígnias da Ordem do Mérito Cultural 2011 durante a solenidade realizada em Recife no dia 09 de novembro de 2011.

    saiba mais

Patrocinadores e Apoiadores

Patrocinadores

Apoiadores

Fale Conosco

(51) 3590-8801

Ramais: Obras Raras 4550 / Coleções Especiais: 4502

E-mail: memorialsj@unisinos.br