Início do Conteúdo

FAQ

Qual o horário de atendimento da Biblioteca?

Biblioteca São Leopoldo

Biblioteca São Leopoldo:

Saguão - Devoluções, débitos, reservas e Book Express:

  • Segunda a sexta das 08h às 22h30
  • Sábado das 08h às 16h45

3A - Espaço para estudo:

  • Segunda a sexta das 08h às 22h
  • Sábado das 08h às 16h45

Acervos:

  • Segunda a sexta das 8 às 22h30
  • Sábado das 08h às 13h

Acervos Memorial Jesuíta

Obras Raras:

  • Segunda a sexta das 9h às 12h - 13h às 18h

Coleções Especiais (Acervo 6A):

  • Segunda a sexta das 8h às 22h30

Pesquisa de Materiais

Perguntas Frequentes

Biblioteca São Leopoldo:

Como faço para saber se a Biblioteca possui o título do livro que preciso?

 

  • Para saber se a Biblioteca possui um determinado título, você deve fazer a pesquisa em nosso “Catalogo on line”, através deste link -> Biblioteca Pesquisa.

 

E-Book / Livro Eletrônico – Como acessar?

 

  • Para o acesso aos livros eletrônicos, é necessário a pesquisa do título de interesse através do “Catálogo online”, na página da Biblioteca -Biblioteca Pesquisa. Após a pesquisa, clique no ícone ao lado esquerdo do título (cadeado). Após clicar, abrirá uma tela de acesso. Nesta tela, deve digitar o Login e Senha do portal Minha Unisinos.

 

Onde encontro as Teses e Dissertações para pesquisa na Biblioteca?

 

  • As Teses e Dissertações defendidas na Unisinos podem ser encontradas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos – RDBU através do endereço Repositório Digital.

 

Como posso disponibilizar minha Tese ou Dissertação?

 

  • O Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU) dispõe de defesas dos Programas de Pós-Graduação ofertados pela Unisinos. Se for de seu interesse disponibilizar sua produção, entre em contato com seu Programa de Pós-Graduação e solicite mais informações.

 

Onde localizo o termo de inserção de Tese ou Dissertação?

 

 

Como preencho o termo de inserção de Teses e Dissertações?

 

  • Em caso de dúvidas no preenchimento do Termo, você pode contatar a secretaria do seu PPG ou a a equipe do RDBU através do endereço dspace@unisinos.br

 

Emprestimo de Livros

Perguntas Frequentes

EMPRESTIMO DE LIVROS

Empréstimo de materiais - o que preciso para realizar?

 

  • Para efetuar o empréstimo, deve-se apresentar o cartão de funcionário, de aluno, de professor, ou documento oficial com foto, e digitar a senha pessoal.

 

É possível outra pessoa fazer empréstimo em meu nome?

 

  • O empréstimo pode ser efetuado por terceiros, mediante apresentação do Cartão Unisinos ou documento oficial com foto e senha pessoal do aluno.

 

Qual a senha da Biblioteca?

 

  • A senha utilizada para empréstimos de materiais e demais serviços da Biblioteca, é a mesma que você acessa o portal Minha Unisinos.

 

Não sou aluno da Universidade – Posso retirar livros?

 

  • O empréstimo domiciliar é um benefício para pessoas com vínculo ativo com a universidade. Ver item “USUARIOS BIBLIOTECA”

 

Empréstimo entre Bibliotecas - Como funciona?

 

  • Possibilita a solicitação de empréstimo de livros, não existentes na Biblioteca Unisinos, à outras bibliotecas e permite o empréstimo de itens pertencentes ao acervo da Biblioteca Unisinos aos usuários vinculados a outras instituições. O EEB pode ser utilizado por qualquer usuário com vínculo ativo com a universidade. A Biblioteca conveniada pode retirar dois itens por vez pelo prazo de uma semana. Para a solicitação, entre em contato com a Biblioteca da sua instituição.

 

O que fazer se perder um item retirado na Biblioteca?

 

  • O usuário deve efetuar a reposição por um exemplar da mesma obra, de edição igual ou mais recente à do item perdido. Caso o título esteja esgotado, a Biblioteca indicará um título equivalente para substituição. O usuário estará sujeito ao pagamento de comissão de permanência pelo período entre a data de vencimento do empréstimo do material perdido e sua reposição.

 

Posso agendar o uso de uma sala de estudos?

 

  • É possível realizar uma reserva de sala para estudo em grupo na Biblioteca São Leopoldo. As reservas deverão ser efetuadas pela página da Biblioteca, no Reserva de salas de estudo em grupo.

 

Ficha Catalográfica

 

  • Serviço é oferecido sem custo e exclusivamente para alunos de mestrado e doutorado da Unisinos com bolsa CAPES ou CNPq. O bolsista deve enviar sua solicitação para o e-mail bibliopt@unisinos.br , juntamente com o arquivo da dissertação ou tese.

 

 

  • Para alunos não bolsistas, o contato deve ser feito diretamente com um profissional de Biblioteconomia, sendo este serviço particular e sem qualquer relação com a Instituição.

 

Renovação

Perguntas Frequentes

EMPRESTIMO DE LIVROS

Como faço a renovação dos livros que retirei na Biblioteca?

- Até a data de vencimento dos empréstimos, a renovação pode ser feita das seguintes maneiras:

 

  • Pela WEB - link Renovação.Para isso é necessário saber o login e senha do Portal Minha Unisinos

 

 

  • Pelo telefone: 51 - 35908819, de segunda a sexta, das 09h às 22h.

 

 

  • Nos terminais de consulta da Biblioteca

 

 

  • No balcão de atendimento da biblioteca. Para isso é obrigatório apresentar o cartão Unisinos (ou documento oficial com foto) e será solicitada a digitação de senha pessoal para a conclusão da renovação

 

Regularização de Atraso

Perguntas Frequentes

EMPRESTIMO DE LIVROS

Livros atrasados – Como renovar?

A Biblioteca possui o serviço de Regularização de atraso; é um serviço que tem como objetivo facilitar a renovação dos livros em atraso sem a necessidade de trazê-los a Biblioteca.

A solicitação deve ser feita através da página da Biblioteca em LINK na aba "regularização de atrasos”.

Onde encontro o código de exemplar que é solicitado no serviço de regularização?

Você pode encontrar no código de barras do livro ou através do “Meu Pergamum”, no Catalogo on line; acesse o link LINK para saber como encontrar.

Débito na Biblioteca – Como faço para quitar?

O Usuário que possui somente débito pendente (e não material pendente) poderá quitar seu débito presencialmente no saguão da biblioteca ou através do e-mail bibliotecasl@unisinos.br.

O lançamento para alunos ativos é somente na mensalidade. Em casos de bolsistas, constará no boleto da mensalidade referida somente o valor do débito.

Para materiais em atraso fazer a devolução no balcão ou solicitar a “Regularização de atrasos”

Como posso negociar débitos de Comissão de Permanência?

Débitos acima de R$ 70,00 podem ser pagos através de livros novos. Essa modalidade permite um desconto do valor devido que deve ser quitado com a aquisição de livros novos listados pela Biblioteca.

Para essa opção os livros devem ser devolvidos em uma das Bibliotecas Unisinos.

Book Express X Reserva

Perguntas Frequentes

Book Express X Reserva

Book Express – o que é? Como posso solicitar?

O serviço de Book Express tem como objetivo facilitar e agilizar os empréstimos de materiais disponíveis, aos usuários da Biblioteca Unisinos. O pedido é feito através da pesquisa no “Catalogo on line” da Biblioteca -LINK

O Book Express atende somente pedidos dos materiais existentes na Biblioteca São Leopoldo e Biblioteca Porto Alegre.

O usuário recebera um e-mail de aviso quando o exemplar estiver disponível na Biblioteca de destino.

Reserva de Materiais – Como realizar a reserva de um livro?

Reservas podem ser realizadas somente quando os materiais estiverem emprestados. A reserva é registrada através da pesquisa no Catalogo on line da Biblioteca, na página LINK

Reserva de Materiais - Como fico sabendo da disponibilidade do material?

O usuário recebe um e-mail quando o exemplar estiver disponível na Biblioteca. Para isso, o endereço deve estar atualizado no Portal da Minha Unisinos.

O usuário também pode consultar o status da sua reserva, logando-se, através do Meu Pergamum, localizado no Catálogo on line da Biblioteca Link Biblioteca

A reserva fica à disposição do usuário por um período de 36h. Se o usuário não retirar a obra, o sistema repassa para o próximo da fila, ou é devolvido para a estante no caso de não haver outra reserva.

Qual a diferença entre “Reserva” e “Book Express”?

Podemos solicitar a Reserva de um material somente quando todos os exemplares estiverem emprestados.

O serviço de Book Express é somente para materiais que se encontram disponíveis no acervo. A Biblioteca separa o material solicitado e envia para o local de sua preferência, para a retirada.

Ambos são solicitados através do Catalogo on line da Biblioteca, na página Biblioteca Pesquisa

Usuários Biblioteca

Perguntas Frequentes

USUÁRIOS BIBLIOTECA

Sou Visitante - Como tenho acesso a Biblioteca?

A Biblioteca Unisinos disponibiliza à comunidade o acesso aos seus materiais para que se possam fazer cópias e para utilizá-los em suas dependências.

Sou Ex-Aluno - Como tenho acesso a Biblioteca?

- Se você é formado pela Unisinos, você faz parte do grupo de Egressos; e um dos benefícios é utilizar os serviços da Biblioteca possibilitando o empréstimo domiciliar de 05 itens.

- É necessário atualizar o seu cadastro através do site: LINK

- Para ex-alunos não formados e pessoas que tiveram algum tipo de vínculo com a Universidade, temos o programa de “Associado Biblioteca” e Link Biblioteca

Qual a diferença entre “Egressos" e “Associado Biblioteca”?

- Associado Biblioteca: Estudantes que já tiveram algum vínculo acadêmico, que NÃO concluíram um nível completo de educação superior com a universidade:

- Egressos: São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior. Alunos diplomados da Unisinos nos cursos de Graduação, Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional, MBA e Especialização.

Memorial Jesuíta

Perguntas Frequentes

Memorial Jesuíta

Quem pode acessar?

Comunidade acadêmica e comunidade em geral, mediante cadastro prévio.

Posso fazer empréstimo do material?

Não são permitidos o empréstimo domiciliar e o deslocamento de itens dos pavimentos que compõem o acervo do Memorial Jesuíta.

Posso acessar as estantes dos acervos do Memorial Jesuíta para verificar os livros e documentos?

Os acervos do Memorial Jesuíta são fechados, não sendo permitidos acesso às estantes.

Posso fotografar ou fazer cópias dos livros e documentos?

Os itens pertencentes às coleções do Memorial Jesuíta não podem sair do acervo para cópias. Dependendo do estado de conservação e característica do material, poderão ser solicitadas imagens digitais através do “Scan Service”, mediante assinatura do termo de responsabilidade para utilização de imagem.

Dúvidas de Gerais/ Acessos

Perguntas Frequentes

Dúvidas de Gerais/ Acessos

Bases de Dados - Como acessar?

- O acesso se dá através da página da Biblioteca em Link->> Bases de Dados.

- Caso estiver em uma rede externa, será necessário realizar a configuração de Proxy. O tutorial se encontra na página da Biblioteca, no mesmo endereço acima.

- A configuração é única para todas as bases. Após realizada a configuração, seu login de acesso é o mesmo do Portal Minha Unisinos.

Portal de Periódicos Capes - Como faço para acessar?

- O Portal de Periódicos Capes está disponível para acesso remoto para quem possui vínculo com a Unisinos. Para o acesso ver item Bases de Dados - Como acessar?

Configuração de Proxy – Como fazer?

Para configurar o acesso via proxy de acordo com o seu navegador ou modelo de computador, veja os tutoriais em Link ->> Bases de Dados.

Fiz a configuração de proxy e agora não consigo acessar outros conteúdos no meu computador, qual a solução?

A rede proxy permite acesso somente aos sites institucionais e coleções assinadas pela Biblioteca, essa restrição fica inserida no navegador que estiver configurado, recomendamos o uso de dois navegadores simultaneamente, por exemplo, navegue na internet no Google Chrome e use as Bases de Dados da UNISINOS com o proxy no Firefox. Outra opção é desabilitar o proxy após o uso, para isso basta verificar as instruções no final de cada tutorial.

Se eu não quiser configurar o proxy, existe alguma alternativa?

O Portal de Periódicos da Capes permite acesso através do CAFe, através deste recurso é possível logar no site ou app e realizar as consultas sem o uso do proxy, para os demais recursos (EBSCO, ABNT, UptoDate, etc) é indispensável o uso do proxy para acesso remoto.

Procurei por algumas Bases de Dados, Science Direct, Scopus, IEEE, Web of Science, Emerald... mas não encontrei nenhuma no site da Biblioteca, como posso acessar essas coleções?

Estes recursos estão incluídos dentro do Portal de Periódicos Capes, a política do Portal não permite a inclusão do link direto para essas bases, é necessário entrar no ambiente da Capes e realizar a busca pelo nome da base, atualmente existem aproximadamente 530 Bases de Dados incluídas no Portal.

Fiz a configuração de Proxy, mas continuo sem acesso às Bases de Dados, o que fazer?

Verifique se o link do proxy está escrito corretamente nas configurações do seu navegador, com o "http" e o ".pac" ao final do link, o endereço exato é Link

Normas da ABNT - Onde encontrar?

As normas da ABNT estão disponíveis para consulta em formato impresso no acervo 6A da Biblioteca. Para consultar a disponibilidade da norma de interesse, realize a consulta através do catálogo on-line.

Também é possível acessar a coleção completa de normas em formato virtual, através da ferramenta ABNT Coleções, disponível na página da Biblioteca em “ Pesquisa -> Base de Dados -> Coleção ABNT ”. Para acesso remoto, será necessária a configuração de Proxy.

Auxílio para utilização/aplicação das Normas para trabalhos técnico científicos - Como obtenho?

Para saber como aplicar as normas da ABNT a seus trabalhos científicos, você poderá participar das Capacitações oferecidas pela Biblioteca ou agendar orientação com a equipe nos telefones (51) 3590-8829 (São Leopoldo) ou (51) 3591-1282 (Porto Alegre). A Biblioteca também disponibiliza diversos materiais de apoio, como o manual de normas e modelos de trabalhos acadêmicos, para consultá-los, acesse http://unisinos.br/biblioteca/servicos-e-recursos#orientacoes-para-uso-de-normas

Onde posso fazer cópia de um material da Biblioteca?

Os usuários da biblioteca encontram à sua disposição uma loja terceirizada para fotocópias, localizada no segundo andar do prédio.

Os usuários devem sempre respeitar a lei dos direitos autorais (Lei n. 9.610 de 19/02/98).

Scan Service - o que é? Como solicitar?

O Scan Service é uma opção de comutação bibliográfica oferecido pela Biblioteca Unisinos, através deste serviço é possível solicitar cópias digitalizadas de documentos que estão disponíveis apenas no acervo físico da Biblioteca. A comunidade acadêmica pode solicitar mensalmente até três itens de forma gratuita (cada item compreende um artigo, um capitulo de livro, um documento, etc), após a terceira solicitação e para usuários externos, o serviço tem um custo tabelado conforme as solicitações via COMUT.