Início do Conteúdo

A Biblioteca

O acervo da Biblioteca Unisinos começou a ser formado em 1860, com a vinda dos Jesuítas para São Leopoldo. Em 10 de dezembro de 1969, estimulados pela ideia de unificar os estabelecimentos de ensino superior na cidade, os dirigentes da mantenedora das faculdades sediadas no município criaram a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As aulas eram ministradas na antiga sede da universidade, no centro de São Leopoldo.

Cinco anos depois, o aumento do número de alunos e o surgimento de novos cursos implicaram na construção de um novo campus, inaugurado oficialmente em 12 de setembro de 1974. Até então, o acervo da Biblioteca Unisinos dividia-se em vários núcleos: Biblioteca Central, Biblioteca do Centro de Ciências Exatas, Biblioteca do Centro de Ciências Jurídicas, Biblioteca do Centro Tecnológico (Canoas) e Biblioteca da Escola de Enfermagem (Porto Alegre). Na década de 70, a Biblioteca Central expandiu-se dentro do Centro Comunitário, passando a ocupar quase 50% dos pavimentos.

Durante os anos 80 e 90, a Biblioteca Unisinos intensificou suas atividades buscando unificar todos os seus acervos. Até que, em 31 de julho de 2000, a Biblioteca passou a funcionar em um prédio novo, com uma área total de 37 mil m². O edifício conta com sete andares, sendo três deles destinados ao acervo. No ano de 2006, a Escola de Design Unisinos abre suas portas em Porto Alegre e a Biblioteca, como parte integrante desta nova visão, faz-se presente neste campus, desde então.

A partir de 2014 o segundo pavimento do prédio da Biblioteca em São Leopoldo passa a abrigar salas de aula e a organização dos acervos é renovada.

Em 2017, com a ampliação do Campus Porto Alegre, a Biblioteca passa a oferecer uma nova estrutura aos alunos da capital. Em uma área total de 227,38 m2 estão a disposição da comunidade acadêmica a bibliografia dos cursos ofertados no campus, espaços para estudo individual e em grupo, além de um equipamento para autoatendimento onde os alunos, professores e funcionários poderão realizar seus próprios empréstimos e devoluções, simplificando o processo e garantido autonomia.

  • Missão

    Promover a disseminação do conhecimento através de ações e serviços de maneira ágil, atualizada e qualificada à sociedade onde está inserida.

  • Visão

    Ser um modelo de excelência em informação, colaborando com o desenvolvimento regional.

  • Público-alvo

    Comunidade acadêmica.

Infraestrutura

O acervo da Biblioteca Unisinos é formado por cerca de 836 mil itens que compreende o acervo acadêmico dos campi São Leopoldo e Porto Alegre e o acervo histórico do Memorial Jesuíta.

A Unisinos gerencia as bibliotecas dos Campi São Leopoldo e Porto Alegre e as bibliotecas dos Polos de apoio ao Ensino a Distância, reunindo, ao todo, cerca de 316 mil títulos e mais de 836 mil itens. A principal e maior biblioteca é a situada no Campus São Leopoldo. Com sua bibliografia, ocupa o 4º e 5º andares de um prédio de 37 mil m², de seis pavimentos.

No 2º pavimento está localizado o Saguão, onde são prestados atendimentos referentes a empréstimos, devoluções, retirada de reservas e book express, informações, etc; no mesmo pavimento, também há 21 salas de aula, que estão sob gerenciamento do posto de Atendimento, uma sala de informática com acesso à internet, uma loja de fotocópias (terceirizada) e duas salas de seminários, cada uma com 55 lugares, gerenciada pelo setor de eventos da Universidade.

No 3º pavimento, encontram-se a Administração da Biblioteca, que conta com Gerência, Secretaria, setores de Aquisições, Processamento Técnico, Suporte e Preparo de Materiais, além de uma sala de reuniões; e o SABi - Serviço de Atendimento da Biblioteca, que faz atendimento via chat, e presta informações e renovações por telefone. Também no 3º pavimento, no Acervo 3A, estão o setor de Auxílio às Normas ABNT, ludoteca, espaço para assistir vídeos, pufelândia, e uma sala para capacitações, que conta com 1 projetor e 6 computadores. No Acervo 3C, também no 3º pavimento, se encontra o Acervo de Obras Raras do Memorial Jesuíta.

No ano de 2014, a Biblioteca do campus São Leopoldo passou por uma reestruturação. Os pavimentos 4º e 5º, onde se encontra o acervo bibliográfico, foram divididos em dois blocos, sendo eles A e B, formando ambientes distintos, nos quais os materiais foram agrupados por áreas de conhecimento. No Acervo 5B, além do acervo bibliográfico há, também, a gibiteca e a videoteca. Nos locais há salas de estudo, individuais e em grupo, além de pufes. O usuário tem acesso direto às estantes e aos livros. Além disso, mediante o serviço Book Express, os usuários podem retirar livros diretamente no saguão de atendimento da Biblioteca ou em um dos postos disponíveis, facilitando e agilizando os empréstimos.

No 6º pavimento, há as Coleções Especiais do Memorial Jesuíta, compostas por fundos e arquivos históricos, além do Núcleo de Capacitações e Assessoria Virtual, lançado em meados de 2014. O setor é responsável pelas capacitações de acesso à Biblioteca e às bases de dados, serviço de referência online e assessoria à Biblioteca Digital (que compreende portal de periódicos CAPES, treinamentos às bases assinadas pela Biblioteca e, também, e-books), além de solicitação de documentos técnico-científicos e Scan Service.

Os principais serviços oferecidos pela Biblioteca são os seguintes: empréstimo domiciliar; consulta ao acervo na web; renovação; reserva de material; Empréstimo entre Bibliotecas; assessoria para formatação de trabalhos segundo as normas ABNT; visitas orientadas; acesso às bases de dados, local e remoto, de referência eletrônica ou texto completo; cursos de capacitação de acesso à biblioteca e às bases de dados; Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT); reserva de espaço de áudio e vídeo; serviço de referência online via correio eletrônico. O acervo é informatizado e permite ao usuário consultas e serviços pela web. Há guarda volumes disponíveis na entrada dos Acervos, do 3º ao 6º pavimentos, totalizando 726 armários com chave.

A Biblioteca do Campus São Leopoldo oferece 41 salas de estudo, sendo 27 para estudo em grupo e 14 para estudo individual, e 1043 assentos para estudos individuais ou em grupo localizados junto aos acervos. No pavimento térreo, encontram-se a Capela Universitária, um Museu Capela, uma Sala Pública de Informática, PIC, além de serviços como agência bancária, café e livraria, e amplo espaço aberto destinado a exposições e eventos. Todos os espaços do prédio são adequadamente sinalizados, permitindo fácil acesso à localização do material disponível. Há rampas de acesso, elevadores e sanitários para pessoas com deficiência.

A Biblioteca do Campus Porto Alegre está distribuída em uma área total de 277,38 m2, onde estão dispostos, além do acervo, 2 computadores para consulta ao catálogo online da Biblioteca, rede wirelles, 18 posições para estudo individual e 1 mesa com 4 posições para estudo em grupo, equipamento de autoatendimento, balcão de atendimento acessível com 2 posições e 1 conjunto de antenas RFID. Os serviços oferecidos são empréstimo domiciliar, consulta ao acervo na web, renovação, reserva de material, visita orientada, cursos de capacitação de acesso à biblioteca e às bases de dados, além do Book Express para envio e recebimento de materiais de outras bibliotecas da Unisinos, autoatendimento onde os usuários podem realizar seus próprios empréstimos e devoluções, assessoria para formatação de trabalhos segundo as normas ABNT e scanner para autoatendimento.

A infraestrutura e serviços das bibliotecas dos Polos de apoio ao EaD compreendem salas de estudo, computadores para consulta do acervo, acesso a internet (físico ou wireless), acervo referente à bibliografia básica e complementar dos cursos ofertados. Além disso, oferece serviços de consulta ao catálogo on-line, empréstimo domiciliar e reserva de material. Nos Polos situados em colégios, Polos Canoas, Florianópolis e Curitiba, o espaço da biblioteca é compartilhado com os Ensinos Fundamental e Médio.

Regulamento e Políticas

Neste espaço você encontra os documentos que regem e orientam os serviços oferecidos pela Biblioteca.

Acesso para Fornecedores

O processo de aquisição visa adquirir o material bibliográfico que será incorporado ao acervo da Biblioteca, aos setores e aos projetos da Universidade.