Início do Conteúdo

Fique Sabendo

Unisinos presente na 1ª Semana do Patrimônio Cultural de São Leopoldo

Para valorizar o patrimônio cultural leopoldense, a Secretaria da Cultura e Turismo – SECULT de São Leopoldo promoveu de 14 a 20 de agosto diversos eventos durante a 1º Semana do Patrimônio Cultural.

A Unisinos, através dos seus espaços de memória, esteve presente prestigiando os eventos da cidade.

Para marcar o Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, aconteceu na tarde da ultima quinta-feira na prefeitura de São Leopoldo, o lançamento da Lei do Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória, o SIMMEM. Essa iniciativa tem como principais objetivos apoiar e estimular a articulação entre as instituições, respeitando a autonomia de cada uma, e buscar o fortalecimento dos espaços.

Nesse ato, representando a Unisinos: a gerente administrativa da Biblioteca, Luciana Curra, pelo Memorial Jesuíta;  Pe. Ignácio Schmitz, Coordenador dos espaços de Memória Indígena e Memória Sacra do Instituto Anchietano de Pesquisas e a gerente dos laboratórios, Jocilaine Alves Neves Stein, pelo Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul.

Crédito: Rita Andria

Durante a sexta-feira do dia 18, ocorreu também a Mostra Coletiva do Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória (Simmem). Parte do acervo de 10 museus e espaços históricos de São Leopoldo foram instalados na Biblioteca Municipal Vianna Moog. Os espaços de memória da Unisinos estavam representados através de banners e réplicas dos acervos.

Crédito: Rita Andria

A Gerente da Biblioteca, Luciana Curra, sentiu-se honrada com o convite para o Memorial Jesuíta integrar o SIMMEM e com isso poder estar presente nessas iniciativas da Secretaria de Cultura, considerando esse movimento...

"...importante para o fortalecimento das instituições de memória no que diz respeito ao resgate da cultura em nosso município."

Confira o horário de atendimento e visitação dos espaços de memória da Unisinos que integram o SIMMEM:

Memorial Jesuíta Unisinos

Instituto Anchietano de Pesquisas (Espaço de Memória Sacra e Espaço de Memória Indígena)

Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul

Texto elaborado por Rita Andria - Líder do Memorial Jesuíta.