Módulo 4: Trabalho e oportunidades profissionais (PT)

Share on linkedin

O Módulo 4 tem o objetivo de trabalhar com situações relacionadas a empregos e oportunidades de trabalho. Ao longo do Módulo, abordamos algumas situações de interação envolvendo vagas de trabalho e processos seletivos para contratação de funcionários e funcionárias.

Compartilhamos também aspectos linguísticos e culturais que podem ajudar o aluno/ a aluna a falar sobre si e suas experiências profissionais em português, expectativas e atribuições relacionadas a vagas de emprego, processos seletivos, elaboração e envio de currículos e outras formas de comunicação que envolvem estas situações, tanto por e-mail quanto por WhatsApp.

O Módulo 4 é composto por 4 videoaulas e por atividades disponibilizadas em pdf que podem ser realizadas pelos alunos para praticar a língua. As atividades incluem respostas comentadas.

Vídeo 1: Temos vagas

Vídeo 2: Minha rotina de trabalho

Vídeo 3: Posso lhe entregar meu currículo?

Vídeo 4: Ele me passou seu contato

Competências:

• Familiarizar-se a práticas sociais relativas ao trabalho e à busca e criação de oportunidades de trabalho, vagas de emprego, entrevistas de emprego.
  • Saber apresentar-se, falar sobre suas experiências profissionais prévias, descrever suas competências e habilidades e demonstrar seus interesses.
  • Preparar-se para situações envolvendo recrutamento de profissionais.
  • Conhecer vocabulário e estruturas linguísticas específicas envolvidas nesses contextos situados, em uma perspectiva de língua como prática social.

Conteúdos:

• Vocabulário específico relativo à área de trabalho e a profissões.
  • Verbos no passado para falar sobre suas experiências profissionais prévias.
  • Estruturas linguísticas envolvendo descrição de habilidades e competências pessoais.
  • Recursos linguísticos para expressar intenções e expectativas com relação ao futuro.
Módulo 3: Cuidados com a saúde (PT)
Módulo 2: Alimentação, cultura e sociedade (PT)
Módulo 1: Cumprimentos e Apresentações (PT)
Abrir Migrabot
1
O Migrabot funciona como uma Inteligência Artificial que pode sanar todas as dúvidas do migrante.