O Módulo 2 busca familiarizar o aluno/ à aluna com práticas alimentares a partir de um recorte de situações cotidianas selecionadas para o módulo, explorando aspectos linguísticos e culturais inerentes a essas práticas.
Para este Módulo, convidamos os alunos/as alunas a conhecerem alguns estabelecimentos comerciais no Brasil e a pensarem em situações de comunicação envolvendo atendimentos e prestação de serviços nesses espaços.
Também estão previstas situações de comunicação da vida cotidiana envolvendo interações entre prestadores de serviço e clientes em estabelecimentos comerciais do ramo alimentício.
Tais situações buscam ampliar a participação dos alunos em práticas semelhantes e em outros projetos empreendedores que queiram realizar no âmbito do setor de alimentos.
Competências:
- Conhecer práticas sociais (orais e escritas) envolvendo situações de interação em estabelecimentos comerciais relacionados ao setor de alimentação a partir de contextos situados, em uma perspectiva de uso da língua como prática social.
- Lidar com textos orais e escritos que permeiam essas situações de comunicações (cardápios, conversas telefônicas e por Whatsapp, postagens em redes sociais etc.).
- Familiarizar-se com estruturas linguísticas e vocabulários específicos dos quais o aluno terá que lançar mão para poder participar dessas práticas sociais relacionadas a fazer pedidos e/ou receber pedidos, pedir/ atender a solicitação de tele-entrega de alimentos, lidar com dinheiro e formas de pagamento, entre outros.
- Refletir sobre os aspectos culturais relacionados à alimentação e hábitos alimentares em determinados contextos.
Conteúdos:
- Hábitos culturais sociais relacionados à alimentação em vários aspectos: diversão, confraternização, trabalho, empreendedorismo.
- Recursos linguísticos envolvendo vocabulário e estruturas utilizadas para fazer/tomar nota de pedidos, ver o andamento dos pedidos feitos, dar informações referentes aos alimentos, abordar valores e formas de pagamento, entre outros.