Módulo 2: Alimentação, cultura e sociedade (PT)

Share on linkedin

O Módulo 2 busca familiarizar o aluno/ à aluna com práticas alimentares a partir de um recorte de situações cotidianas selecionadas para o módulo, explorando aspectos linguísticos e culturais inerentes a essas práticas.

Para este Módulo, convidamos os alunos/as alunas a conhecerem alguns estabelecimentos comerciais no Brasil e a pensarem em situações de comunicação envolvendo atendimentos e prestação de serviços nesses espaços.

Também estão previstas situações de comunicação da vida cotidiana envolvendo interações entre prestadores de serviço e clientes em estabelecimentos comerciais do ramo alimentício.

Tais situações buscam ampliar a participação dos alunos em práticas semelhantes e em outros projetos empreendedores que queiram realizar no âmbito do setor de alimentos.

O Módulo é composto por 4 videoaulas e atividades disponibilizadas em pdf que podem ser realizadas pelo aluno/pela aluna para praticar a língua. As atividades incluem respostas comentadas.

Vídeo 1: Espaços sociais e hábitos alimentares
Vídeo 2: Vamos a pastelaria?
Vídeo 3: Alô, é da pizzaria?
Vídeo 4: Comprando duas, tenho desconto?

Competências:

• Conhecer práticas sociais (orais e escritas) envolvendo situações de interação em estabelecimentos comerciais relacionados ao setor de alimentação a partir de contextos situados, em uma perspectiva de uso da língua como prática social.
  • Lidar com textos orais e escritos que permeiam essas situações de comunicações (cardápios, conversas telefônicas e por Whatsapp, postagens em redes sociais etc.).
  • Familiarizar-se com estruturas linguísticas e vocabulários específicos dos quais o aluno terá que lançar mão para poder participar dessas práticas sociais relacionadas a fazer pedidos e/ou receber pedidos, pedir/ atender a solicitação de tele-entrega de alimentos, lidar com dinheiro e formas de pagamento, entre outros.
  • Refletir sobre os aspectos culturais relacionados à alimentação e hábitos alimentares em determinados contextos.

Conteúdos:

• Hábitos culturais sociais relacionados à alimentação em vários aspectos: diversão, confraternização, trabalho, empreendedorismo.
  • Recursos linguísticos envolvendo vocabulário e estruturas utilizadas para fazer/tomar nota de pedidos, ver o andamento dos pedidos feitos, dar informações referentes aos alimentos, abordar valores e formas de pagamento, entre outros.
Módulo 4: Trabalho e oportunidades profissionais (PT)
Módulo 3: Cuidados com a saúde (PT)
Módulo 1: Cumprimentos e Apresentações (PT)
Abrir Migrabot
1
O Migrabot funciona como uma Inteligência Artificial que pode sanar todas as dúvidas do migrante.