IV RIEOnLIFE e VIII Festival WLC - COnversAÇÕES: I.A. em tempos de Ecologias Inteligentes

No IV RIEOnLIFE e VIII Festival WLC, constituiu-se um espaço de problematização com os professores convidados Sandro José Rigo – UNISINOS, Jorge Artur Coelho – UFAL e Patrícia Scherer Bassani – FEEVALE, para dialogar sobre Inteligência Artificial em tempos de Ecologias Inteligentes.

COnversAÇÕES: Nada sobre nós sem nós - o conhecimento na Era das Hiperinteligências

No segundo movimento do Hub – COnversAÇÕES  – constituiu-se um espaço de problematização e discussão da temática, trazendo para uma conversa aprofundada os professores Dr. Massimo Di Felice (Atopos/USP) e Dra. Eliane Schlemmer (GPe-dU/UNISINOS), juntamente com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a fim melhor compreender os desafios e oportunidades de uma Educação OnLIFE na Era das Hiperinteligências.

Da Inteligência Artificial para as Hiperinteligências: as linguagens estocásticas LLM (ChatGPT, Bing, Bard) e as propriedades conectivas da comunicação em rede

O Centro Internacional de Pesquisa Atopos USP e a Plataforma Internacional para a Cidadania Digital – Cidig, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da @Usp.oficial e o CRP-ECA/USP, realizam o evento internacional sobre a temática “Da inteligência artificial para as hiperinteligências: as linguagens estocásticas LLM (ChatGPT, Bing, Bard) e as propriedades conectivas da comunicação em rede”. Importantes pesquisadores brasileiros e estrangeiros refletirão sobre os significados das qualidades simpoiéticas das redes e a passagem da AI (Artificial Intelligence) para a OI (Organoid Intelligence).

Recusando os conceitos de “artificial” e de “natural”, o evento apresenta a vocação conectiva das hiperinteligências, ressaltando as qualidades emergentes e  não ontológicas de suas ecologias. É a partir dessa compreensão e no contexto da articulação do HUB Educação OnLIFE na Era das Hiperinteligências e do HUB Educação OnLIFE em Metaversos, ambos criados no contexto da Rede Internacional de Educação OnLIFE – RIEOnLIFE, e do Projeto CAPES PrInt: “Transformação Digital e Humanidades: Educação e Comunicação em Movimento” que realizamos o II Encontro Itinerante e Híbrido de Imersão em Pesquisa ATOPOS-USP & GPe-dU-UNISINOS (II EIHIP Atopos/GPe-dU).

Depois da Inteligência Artificial e dos Metaversos: A formação das ecologias conectivas em tempos de hiperinteligências - Seção II

Go Top