O Hub Educação OnLIFE na Era das Hiperinteligências, criado em maio de 2023, tem como objetivo constituir um espaço de problematização e produção de conhecimento em ato conectivo com inteligências diversas, relacionado a Educação OnLIFE na Era das Hiperinteligências. Até o momento conectou centros/grupos de pesquisa no Brasil (GPe-dU-UNISINOS, ATOPOS-USP, UFAM, UFJF, UFOP, UFG,UNIFESP, Instituto Federal de Santa Catarina) e Portugal (HumanISE-INESC TEC).
EscutAÇÕES
No primeiro movimento – EscutAÇÕES – o objetivo é constituir um espaço de escuta a comunidade, a fim de conhecer quais são as dúvidas, questionamentos e preocupações, inicialmente relacionadas com a presença do ChatGPT, Claude, Bard, Bing, Ernie, entre outras na Educação.
COnversAÇÕES
No segundo movimento – COnversAÇÕES – o objetivo é constituir um espaço de problematização e discussão da temática, trazendo para uma conversa aprofundada especialistas de diferentes áreas do conhecimento, a fim de que possamos melhor compreender os desafios e oportunidades de uma Educação OnLIFE na Era das Hiperinteligências. No lugar de uma exposição prévia da temática, a proposta é cocriamos esse espaço de conversa que vai se constituindo a partir de elementos do movimento EscutAÇÕES e das problematizações que vão emergindo dos participantes.
COMpartilhAÇÕES
No terceiro movimento – COMpartilhAÇÕES – o objetivo é constituir um espaço no qual os profissionais COMpartilham práticas de Educação OnLIFE na Era das Hiperinteligências.
QUEREMOS OUVIR VOCÊ
Nesse primeiro movimento do HUB Educação OnLIFE na Era das Hiperinteligências, nosso objetivo é ouvir você, suas dúvidas, questionamentos, preocupações relacionadas com a presença do ChatGPT, Claude, Bard, Bing, Ernie na Educação.
EVENTO DE LANÇAMENTO DO HUB
No segundo movimento do Hub – COnversAÇÕES – constituiu-se um espaço de problematização e discussão da temática, trazendo para uma conversa aprofundada os professores Dr. Massimo Di Felice (Atopos/USP) e Dra. Eliane Schlemmer (GPe-dU/UNISINOS), juntamente com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a fim melhor compreender os desafios e oportunidades de uma Educação OnLIFE na Era das Hiperinteligências.
DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AS HIPERINTELIGÊNCIAS
O novo evento do Atopos e a Plataforma de Cidadania Digital (Cidig), em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e CRP-ECA/USP já tem data! É dia 10 de maio, quarta-feira, das 08 às 22h30 na Sala 3 do CRP, ECA/USP ou no canal oficial do YouTube!
https://youtube.com/@CanalATOPOS
PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE HIPERINTELIGÊNCIAS
Publicações sobre Metaverso, Metaverse, Mundos Virtuais em 3D, MDV3D, Virtual World do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU Unisinos/CNPq.
ARTIGO VÍDEO LIVRO CAPÍTULO DE LIVRO PALESTRAS/CURSO CONGRESSO/SEMINÁRIO/ENCONTRO PRODUÇÃO TÉCNICA PROJETO DE PESQUISA
SCHLEMMER, E. Metaversos e Novos Mundos numa Ecologia de Inteligências: o Habitar da Cidadania Digital na Educação OnLIFE. In: Marina Magalhães, Massimo Di Felice e Thiago Franco. (Org.). Cidadania digital a conexão de todas as coisas. 1ed.Lisboa/São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2023, v. 1, p. 317-342.
SCHLEMMER, E. Realidades Educativas alternativas: Metaversos na Educação e Formação. 2022.
SCHLEMMER, E. Metaversos na educação OnLife: Possibilidades e Desafios.
SCHLEMMER, E. Metaverso e Educação.
SCHLEMMER, E. Metaversos na Educação OnLIFE: novidade ou inovação?
SCHLEMMER, E. Plataforma e Tecnologias Digitais Engajamento Discentes e Docente.
SCHLEMMER, E. Metaverso na educação: vivência mostra a transformação dos espaços de aprendizagem.