Unisinos Lab - Direito Humano à Água e ao Saneamento na Amazônia
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Curso confirmado!

Sobre

O Curso de extensão Direito Humano à Água e ao Saneamento na Amazônia é promovido pelo Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental-SARES, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, a Cátedra UNESCO de Direitos humanos e violência.
Trata-se de uma iniciativa do projeto de pesquisa “Cidadania Hídrica na Amazônia: oportunidades e desafios do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário”, que discutirá o potencial hídrico da região amazônica, assim como as dificuldades na implantação do direito humano à água e ao saneamento neste território. O curso mostra que a universalização desde direito é viável, necessitando, porém, de vontade política e da implantação de uma gestão democrática para torná-lo acessível a todos os cidadãos.
É destinado às lideranças comunitárias, ativistas, acadêmicos, agentes pastorais e outros grupos interessados na implantação do direito à água e ao saneamento. Esta experiência visa mobilizar os participantes a agirem em suas localidades e despertar o interesse em conhecer cada vez mais a sua realidade, proporcionando uma incidência transformadora a partir do paradigma da Ecologia Integral. Serão no total de 7 encontros ministrados por professores e educadores populares. Estes compõem o quadro efetivo de Universidades e institutos de pesquisas de dentro e de fora da Amazônia. Os Educadores são agentes engajados em redes e projetos de promoção socioambiental na Amazônia.

Curso EAD com aulas síncronas pelo Zoom. Consulte dias e horários na aba "Horários".

Objetivos

Proporcionar ao público-alvo o conhecimento sobre os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento no contexto da Amazônia, visando sensibiliza-lo para a sua necessária implantação.
Mostrar o potencial hídrico da região Amazônica, destacando a importância do ciclo da água para a vida humana e não humana;
Oferecer conhecimentos sobre os direitos humanos à água e ao saneamento, visando dispor a sociedade civil para a implantação deste direito, principalmente, entre as populações mais vulneráveis da região;
Analisar os modelos de gestão hídrica, mostrando os riscos decorrentes dos processos de apropriação privada dos serviços de saneamento.

Programação

1° Módulo 15/03: Direito humano à Água e saneamento na Amazônia no contexto da crise do nosso modelo civilizatório - Dr. Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz.

2° Módulo 22/03: A política nacional de saneamento Básico - Dr. Léo Heller.

3° Módulo 29/03: Água e Resistência: o direito humano à água e ao saneamento - Dr. Carlos Alexandre Leão Bordalo & Ed. Neila Gomes dos Santos.

4° Módulo 05/04: Somos Águas: a importância das águas para a vida, a sociedade e ecossistemas - Dra. Adorea Rebello da Cunha Albuquerque & Dr. Carlossandro Carvalho de Albuquerque.

5° Módulo 12/04: A luta pela água: os conflitos hídricos na Amazônia - Dra. Carla Cristina Alves Torquato Cavalcanti & Dr. Sandoval Alves Rocha.

6° Módulo 19/04: Os rios e igarapés amazônicos na perspectiva do Direito à Natureza - M.e. Clarice Gama da Silva & Dr. Naziano Pantoja Filizola Júnior.

Encerramento 26/04: Apresentação das experiências de defesa ou gestão sustentável das águas na sua região.

Pré-requisitos

Ser maior de 18 anos;
Acesso à internet;
Conhecimento de informática;
E-mail próprio;
Disponibilidade e dedicação.

Interessante para

É destinado às lideranças comunitárias, ativistas, acadêmicos, agentes pastorais e outros grupos interessados na implantação do direito à água e ao saneamento.

Sobre o(a) ministrante/palestrante

Adorea Rebello da Cunha Albuquerque
Doutora e mestre em Geografia Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente, erosão, diagnóstico ambiental, EIAS/RIMAS e Geografia Física.

Carla Cristina Alves Torquato Cavalcanti
Doutora em Função Social do Direito/FADISP. Pesquisadora do CNPq no Grupo de estudos em Direito de águas UEA/UFAM.

Carlos Alexandre Leão Bordalo
Professor Adjunto da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em geografia da Universidade do Estado do Pará e líder do Grupo de Pesquisa Geografia das Águas da Amazônia – GGAM.

Carlossandro Carvalho de Albuquerque
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado na área de Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia UFAM. Especialização em Engenharia Ambiental – UFAM. Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Experiência profissional na área de Geografia, Meio Ambiente, Recurso Hídrico e Turismo. Vice Coordenador do Mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Atua no ensino superior e pesquisa no curso de mestrado e graduação em geografia, recursos hídricos, meio ambiente e turismo.

Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz
Pós-Doutorado em Filosofia - Instituto de Filosofía del Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Espanha. Doutor em Filosofia - Universidad de Deusto, Bilbao. Coordenador da Cátedra Unesco de Direitos Humanos e Violência. Professor Titular dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro da diretoria da Associação Ibero Americana de Filosofia Política (AIFP). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq,"Ética, biopolítica e alteridade".

Clarice Gama da Silva Arbella
Mestranda em História Social na linha de Pesquisa: Migração, Trabalho e Movimento Social na Amazônia - UFAM. Especialista em Gestão de Projetos e Formação Docente na UEA. Graduada em Pedagogia na UEA. Diretora-Presidente da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro em Manaus - AMARN. Militante do Movimento Indígena no âmbito das Mulheres Indígenas. Professora Indígena.

Léo Heller
Pós-doutorado na University of Oxford. Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais). Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Naziano Pantoja Filizola Júnior
Doutor em Hidrologia & Geologia pela Universidade Paul Sabatier - Toulouse III, França (UPS). Mestre em Geologia Regional e Geólogo pela Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Geociências (Graduação e Pós-Graduação) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Universidade do Estado do Amazonas (CLIAMB/INPA-UEA). Líder do Grupo de pesquisas Hidrossistemas e o Homem na Amazônia (H2A/UFAM-CNPq). Atua principalmente na temática da Dinâmica & Geomorfologia Fluvial e da Gestão de Recursos Hídricos na Amazônia desde os anos 90. É membro do Comitê Científico do Programa Governamental de Cooperação Internacional LBA, da Coordenação Internacional do Observatório da Geodinâmica e Hidrologia da Bacia Amazônica (HYBAM) e membro Titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Anavilhanas no Rio Negro-AM.

Neila Gomes dos Santos
Dirigente Nacional do MNLM - Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Foi Conselheira Nacional das Cidades, de 2012 até o fim do Ministério das Cidades. Assistente Social, PTista, integro o Fórum das Águas pelo MNLM e a ARCA – Aliança pela Convivência da Amazônia.

Sandoval Alves Rocha
Doutor em Ciências Sociais – PUC - Rio de Janeiro. Mestre em Ciências Sociais – Unisinos. Graduado em Teologia e em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (MG). Atualmente, é professor da Unisinos e colabora no Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES).Coordena o Projeto de pesquisa "Cidadania Hídrica na Amazônia: oportunidades e desafios do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário" na Unisinos e o Curso de Extensão Direito Humano à Água e Saneamento na Amazônia.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.
Unidade acadêmica de pesquisa e pós-graduação
Coordenação de curso e extensão
Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – Sares
Cátedra Unesco - Unisinos de Direitos Humanos e violência

Apoio

Associação Antônio Vieira

Local Curso EAD com aulas síncronas pelo Zoom

Públicos habilitados Aluno Graduação UnisinosAluno Lato Senso UnisinosAluno Estrito Senso UnisinosProfessor UnisinosTutor UnisinosFuncionario UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Outras InstituiçõesCONECTA UnisinosPúblico Geral
Competências Autonomia e autogestão do conhecimentoColaboraçãoComunicaçãoFormação culturalResponsabilidade socioambientalSenso crítico-reflexivo e resolução de problemasLiderança
Horários Dias: 15/03, 22/03, 29/03, 05/04, 12/04, 19/04 e 26/04/2023
Quartas-feiras
18h às 20h (Horário de Manaus)
19h às 21h (Horário de Brasília)
Certificado Será fornecido certificado digital a todos que atingirem nota igual ou superior a 7,0.
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados. Caso você não possua login para acesso ao portal, cadastre-se através da opção “Criar login”.

As inscrições estão encerradas.


Cursos de Extensão

Duração 14 horas
Período da atividade 15/03/2023 - 26/04/2023
Período de inscrição 27/01/2023 - 13/03/2023
Investimento Alunos com vínculo ativo na Unisinos e diplomados pela Unisinos*
Pagamento à vista R$ 22,41
* opção não válida para alunos matriculados ou certificados em cursos/eventos de extensão

Demais Interessados
Pagamento à vista R$ 24,90

*Desconto para colaboradores de empresas conveniadas a Universidade.
**Desconto para grupo de colaboradores da mesma empresa.
- EMPRESA: Deseja subsidiar este curso para seus colaboradores? A solicitação de matrícula deve ser feita internamente.
Consulte mais informações via e-mail: comercial@unisinos.br

Você pode gostar

Loading