Unisinos Lab - Competências
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Competências

Com base em pesquisas e relatórios internacionais sobre educação no Ensino Superior, a Unisinos identificou dez competências consideradas fundamentais para a constituição de um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos com potencial para a transformação social.

Todas essas competências poderão ser desenvolvidas por meio da Unisinos Lab, e a combinação delas será particular de cada aluno. Ao mesmo tempo em que um estudante de Direito poderá aperfeiçoar conhecimentos de empreendedorismo e liderança, seu colega de curso terá a chance de aprimorar habilidades voltadas para inteligência cultural e gestão de projetos. Ao final da graduação, os dois receberão o mesmo diploma, mas seus históricos mostrarão as diferenças de perfil entre os profissionais.

Atitude Empreendedora

Empreender com responsabilidade e respeito às pessoas e ao ambiente. Assumir atitude de protagonismo e colaborar com a comunidade.

Autonomia e autogestão do conhecimento

Administrar seu processo de produção de conhecimento. Ter autonomia e estabelecer seus próprios objetivos de aprendizagem.

Colaboração

Interagir de modo solidário. Participar da construção de soluções para problemas das comunidades.

Comunicação

Comunicar-se por meio de diferentes linguagens. Aprimorar habilidades de expressão criativa.

Formação cultural

Desenvolver a ética e o senso estético a partir da vivência cultural. Reconhecer e respeitar toda forma de cultura.

Liderança

Liderar de forma proativa e colaborativa. Definir estratégias e construir consenso nos grupos.

Pensamento Computacional

Usar conceitos da computação para resolver problemas de diferentes naturezas. Ampliar a capacidade de raciocínio e a habilidade de pensar de forma abstrata.

Pensamento Projetual

Desenvolver pensamento projetual, mobilizando competências de diferentes áreas de conhecimentos, em uma perspectiva sistêmica e transdisciplinar através de processos imaginativos, criativos e inventivos a fim de agregar valor à sociedade.

Responsabilidade Sócio-ambiental

Desenvolver sensibilidade sobre assuntos relacionados à sociedade e ao ambiente dos quais fazemos parte, respeitando, valorizando e fortalecendo atitudes que tomam por princípio a formação humanística.

Senso Crítico-Reflexivo e Resolução de Problemas

Analisar a ação e o comportamento humano em sociedade. Identificar problemas e propor soluções adequadas a cada cenário.
Loading