Unisinos Lab - Sobre
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Sobre a Lab

Com base em pesquisas e relatórios internacionais sobre educação no Ensino Superior, a Unisinos identificou dez competências consideradas fundamentais para a constituição de um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos com potencial para a transformação social.

Todas essas competências poderão ser desenvolvidas por meio da Unisinos Lab, e a combinação delas será particular de cada aluno. Ao mesmo tempo em que um estudante de Direito poderá aperfeiçoar conhecimentos de empreendedorismo e liderança, seu colega de curso terá a chance de aprimorar habilidades voltadas para inteligência cultural e gestão de projetos. Ao final da graduação, os dois receberão o mesmo diploma, mas seus históricos mostrarão as diferenças de perfil entre os profissionais.
A cada semestre, conforme concluir as atividades que escolheu, o estudante ampliará a esfera de competências e comporá seu portfólio, diferenciando-se de seus colegas. Simultaneamente, poderá acompanhar sua evolução por meio de gráficos que indicarão sua pontuação na plataforma e seu nível de desenvolvimento em cada uma das dez áreas. O propósito, porém, não será somente ampliar o número de possibilidades para além de uma ou outra graduação, mas propiciar o desenvolvimento de competências transversais, que potencializem os saberes demandados no mercado de trabalho e no convívio social. Essa renovação no modelo de ensino e aprendizagem proposta pela Unisinos é uma provocação para pensar a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, mediante o aprendizado contínuo, que transcende o currículo e se constitui a partir de novas relações entre a sociedade e seus atores.

Tipos de cursos

As atividades estão associadas a competências (uma ou mais) e a uma pontuação. A atribuição de pontuação é uma forma lúdica de incentivar o engajamento dos alunos na plataforma.

A partir da média de pontos alcançada em cada uma das competências, são atribuídos níveis. Os níveis permitem visualizar o progresso ao longo do tempo e também produzir comparações com os demais alunos da Universidade. A cada 10 pontos alcançados em uma determinada competência, o aluno avança para o próximo nível. Confira a lista das atividades já disponíveis na Unisinos LAB.

Apresentação de trabalho acadêmico

10 pontos

Apresentação de trabalhos em eventos promovidos pela Unisinos.

Cursos de extensão

5 pontos

Os cursos de extensão da Unisinos LAB são cursos de curta duração que objetivam complementar a formação acadêmica do aluno de modo dinâmico e com foco específico.

Curso de idiomas

15 pontos

O Unisinos LAB disponibiliza acesso gratuito a aulas presenciais, em cinco idiomas: Alemão, Francês, Italiano, Japonês e Espanhol. O Unilínguas oferece também cursos de inglês em diferentes horários.

Negócios

5 pontos

O programa de desenvolvimento de negócios disponível na Unisinos LAB objetiva apoiar o aluno a transformar sua ideia em um negócio. O programa prevê duas etapas: pré-incubação e incubação. As atividades acontecem em um espaço de co-working junto ao parque tecnológico Tecnosinos.

Eventos

5 pontos

A Unisinos oferece eventos que permitem a participação presencial e a distância voltados para diferentes áreas do conhecimento.

Iniciação Científica

15 pontos

A prática de iniciação científica constitui um espaço, dentro das pesquisas científicas, destinado a alunos de graduação e a estudantes de Ensino Médio. Como colaboradores, os estudantes-pesquisadores realizam diversas atividades nos projetos de pesquisa, como observação de resultados, escrita acadêmica e elaboração de relatórios.

Monitorias

15 pontos

Cursos Massivos Online (do inglês, Open Online Courses - MOOCs) são cursos a distância que objetivam oferecer uma formação autônoma em temáticas específicas relacionadas a diferentes áreas de modo a incentivar a colaboração e a interação entre os participantes. Através desses cursos, conceitos-chave e tendências são apresentados. Dessa forma, os alunos podem ter um primeiro contato com os conteúdos e, posteriormente, buscar um aprofundamento.

Bancas

1 ponto

Diversos projetos com iniciativas para envolver temas relevantes para a comunidade e estar presentes nos direcionamentos institucionais da Universidade, tais como: geração de renda, empoderamento feminino e uso de tecnologias para inclusão digital.

Práticas de extensão universitária

15 pontos

A monitoria de Atividade Acadêmica é um serviço de apoio pedagógico oferecido por alunos aos alunos interessados em seguir estudando após a aula em diálogo com colegas, bem como em solucionar dificuldades em relação a algum ponto dos assuntos trabalhados em aula.
Loading