Prêmio Ordem do Mérito Cultural 2011
O Memorial Jesuíta foi contemplado com uma das 51 insígnias da Ordem do Mérito Cultural 2011 durante a solenidade realizada em Recife no dia 09 de novembro de 2011. A gerente da Biblioteca da Unisinos, Luciana Curra, representou o Memorial Jesuíta nesta ocasião. Estiveram presentes na solenidade a ministra da Cultura, Ana de Hollanda e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
O tema central da celebração desta edição foi Pagu-Sonho-Luta-Paixão em homenagem a Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, escritora e jornalista brasileira que teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922.
Foto: Rita Andria
O que é a Ordem do Mérito Cultural?
A homenagem foi instituída pela Lei nº 8.313, de 1991 e regulamentada pelo Decreto nº 1.711, de 1995 e é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, no dia 5 de novembro. Todos podem indicar pessoas ou entidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições à cultura.
Encerrado o período de contribuições, os nomes sugeridos são avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural. Integram este Conselho a ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de chanceler, os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os nomes aprovados pelo Conselho seguem então para a Presidência da República.
Os agraciados recebem a insígnia das mãos da presidenta da República, que é a grã-mestre da Ordem, e da ministra da Cultura, a chanceler.
Classes da OMC
A Ordem é composta por três classes: Grã-Cruz; Comendador e Cavaleiro. É possível que a mesma pessoa receba a comenda mais de uma vez, só que em classes diferentes. Os órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras são admitidos na Ordem sem grau de classes.
Agraciados
Desde 1995, mais de 500 personalidades foram agraciadas nas três classes, assim como 60 instituições receberam a medalha sem grau das classes, sempre respeitando a diversidade dos segmentos culturais. Dentre os agraciados, destacaram-se Celso Furtado, Lúcio Costa, Ariano Suassuna, Cesária Évora, Zuzu Angel, Vinícius de Moraes, Nelson Rodrigues, Academia Brasileira de Letras e Clarice Lispector, entre outros.
Saiba mais em Prêmio OMC 2011