Book Express ou Reserva
Entenda a diferença entre os serviços
Book Express
O que é?
O serviço de Book Express tem como objetivo facilitar e agilizar os empréstimos de materiais disponíveis aos usuários da Biblioteca Unisinos.
Como posso solicitar?
O pedido é feito através da pesquisa no Catálogo Online da Biblioteca. O Book Express atende somente pedidos dos materiais existentes na Biblioteca São Leopoldo e Biblioteca Porto Alegre. O usuário receberá um e-mail de aviso quando o exemplar estiver disponível na Biblioteca de destino.
Reservas
Quando posso solicitar?
Podem ser realizadas somente quando os materiais estiverem emprestados. A reserva é registrada através da pesquisa no Catálogo Online da Biblioteca.
Como fico sabendo da disponibilidade do material que reservei?
O usuário recebe um e-mail quando o exemplar estiver disponível na Biblioteca. Para isso, o endereço deve estar atualizado no Portal Minha Unisinos. O usuário também pode consultar o status da sua reserva, através do Meu Pergamum, localizado no Catálogo Online da Biblioteca. A reserva fica à disposição do usuário por um período de 36 horas. Se o usuário não retirar a obra, o sistema repassa para o próximo da fila, ou é devolvido para a estante no caso de não haver outra reserva.
Qual a diferença entre “Reserva” e “Book Express”?
As Reservas podem ser realizadas somente quando todos os exemplares estiverem emprestados. Os pedidos de Book Express são realizados quando os materiais se encontram disponíveis no acervo. A Biblioteca separa o material solicitado e envia para o local de sua preferência, para a retirada. Ambos são solicitados através do Catálogo Online da Biblioteca.
Bases de Dados
Como acessar e localizar as principais Bases de Dados
Como acessar?
O acesso se dá através da página da Biblioteca em Bases de Dados. Inicialmente o acesso será liberado na rede interna da Unisinos (wi-fi ou cabeada), caso esteja em uma rede externa, será necessário realizar a configuração de Proxy. O tutorial se encontra na página da Biblioteca, em “Pesquisa” opção “Base de Dados”.
A configuração é única para todas as bases. Após realizada a configuração, seu login de acesso é o mesmo do Portal Minha Unisinos.
Portal de Periódicos Capes - Como faço para acessar?
O Portal de Periódicos Capes está disponível para acesso remoto para quem possui vínculo com a Unisinos. Para o acesso ver item Bases de Dados - Como acessar?
Procurei por algumas Bases de Dados, Science Direct, Scopus, IEEE, Web of Science, Emerald... mas não encontrei nenhuma no site da Biblioteca, como posso acessar essas coleções?
Estes recursos estão incluídos dentro do Portal de Periódicos Capes, a política do Portal não permite a inclusão do link direto para essas bases, é necessário entrar no ambiente da Capes e realizar a busca pelo nome da base, atualmente existem aproximadamente 400 Bases de Dados incluídas no Portal.
Débito na Biblioteca
Formas de regularizar os débitos
Como faço para quitar?
O usuário que possui débito pendente poderá regularizar sua situação presencialmente em uma das nossas Bibliotecas ou solicitar através do site, na aba “Serviços e Recursos”, opção "Regularização de Débitos” ou diretamente neste Link.
O valor gerado pelo atraso será cobrado conforme modalidade de pagamento estabelecida para a categoria do usuário.
Alunos com matrícula ativa: Inclusão na próxima mensalidade. Em casos de alunos bolsistas, constará no boleto da mensalidade referida somente o valor do débito.
Para categorias sem vínculo de aluno: boleto bancário que será enviado para o e-mail informado no portal Minha Unisinos.
Após a regularização, o material será renovado pelo prazo referente à categoria do usuário.
Como posso negociar débitos de Comissão de Permanência?
Débitos a partir de R$ 70,00 podem ser pagos através da opção "Pagamento em Livros Novos". Essa modalidade permite um desconto do valor devido que deve ser quitado com a aquisição de livros novos indicados pela Biblioteca.
Antes de solicitar o serviço é preciso devolver os materiais em atraso em um dos pontos de atendimento da Biblioteca.
Posso renovar livros em atraso?
A Biblioteca possui o serviço de “Regularização de Débitos”, que tem como objetivo facilitar a renovação dos materiais em atraso sem a necessidade de trazê-los à Biblioteca. A solicitação deve ser feita através do site, na aba “Serviços e Recursos”, opção "Regularização de Débitos” ou diretamente neste Link.
E-Book / Livro Eletrônico
Como acessar e localizar os títulos
Como acessar?
Para acessar livros eletrônicos é necessário realizar a pesquisa do título de interesse no “Catálogo online”, na página da Biblioteca ou diretamente neste Link. Após a pesquisa, clique no ícone ao lado esquerdo do título (cadeado). Após clicar, abrirá uma tela de acesso. Nesta tela é preciso digitar o mesmo login e senha do Portal Minha Unisinos.
Empréstimo de Livros
Quais procedimentos para realização de empréstimos
O que preciso para realizar o empréstimo?
Para efetuar o empréstimo, deve-se apresentar a carteirinha Unisinos de funcionário, de aluno, de professor, ou documento oficial com foto, e digitar a senha pessoal.
Qual a senha da Biblioteca?
A senha utilizada para empréstimos de materiais e demais serviços da Biblioteca, é a mesma utilizada para acessar o Portal Minha Unisinos.
Não sou aluno da Universidade – Posso retirar livros?
O empréstimo domiciliar é um benefício para usuários com vínculo ativo com a Universidade. Ver item “Usuários Biblioteca”.
Empréstimo entre Bibliotecas - Como funciona?
Possibilita a solicitação de empréstimo de livros, não existentes na Biblioteca Unisinos, à outras bibliotecas e permite o empréstimo de itens pertencentes ao acervo da Biblioteca Unisinos aos usuários vinculados a outras instituições. O EEB pode ser utilizado por qualquer usuário com vínculo ativo com a Universidade. A Biblioteca conveniada pode retirar dois itens por vez pelo prazo de uma semana.
Para a solicitação, entre em contato com a Biblioteca da sua instituição.
O que fazer se perder um item retirado na Biblioteca?
O usuário deve efetuar a reposição por um exemplar da mesma obra, de edição igual ou mais recente à do item perdido. Caso o título esteja esgotado, a Biblioteca indicará um título equivalente para substituição. A solicitação deve ser feita através da página da Biblioteca na aba “Serviços e Recursos” opção “Reposição de materiais”.
O usuário estará sujeito ao pagamento de comissão de permanência pelo período entre a data de vencimento do empréstimo do material perdido e sua reposição.
Onde encontro o código de exemplar que é solicitado no serviço de “Reposição de materiais”?
Você pode encontrar no código de barras através do “Meu Pergamum”, no “Catálogo Online”; clique aqui para saber como encontrar.
Posso agendar o uso de uma sala de estudos?
O serviço de reservas de sala para estudo em grupo na Biblioteca São Leopoldo está indisponível temporariamente.
Ficha catalográfica
Procedimentos para a solicitação
Como solicitar a elaboração?
Serviço é oferecido sem custo e exclusivamente para alunos de mestrado e doutorado da Unisinos com bolsa CAPES ou CNPq. O bolsista deve enviar sua solicitação para o e-mail bibliopt@unisinos.br, juntamente com o arquivo em doc e PDF da dissertação ou tese.
Para alunos não bolsistas, o contato deve ser feito diretamente com um profissional de Biblioteconomia, sendo este serviço particular e sem qualquer relação com a Instituição.
Horário de atendimento das Bibliotecas
Biblioteca São Leopoldo e Porto Alegre
Qual o horário de atendimento das Bibliotecas?
Você pode consultar os horários de atendimentos das Bibliotecas na página Fale Conosco.
Normas da ABNT
Como acessar as normas na íntegra ou obter auxílio para trabalhos técnico científicos
Normas da ABNT - Onde encontrar?
A Biblioteca Unisinos disponibiliza o acesso à coleção completa das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) e Associação Mercosul de Normalização (AMN). A consulta pode ser realizada pelo site da Biblioteca, no endereço “Pesquisa -> Base de Dados -> Coleção ABNT”. Para acesso remoto, será necessária a configuração de Proxy.
Auxílio para utilização/aplicação das Normas para trabalhos técnico científicos - Como obtenho?
Para saber como aplicar as normas da ABNT a seus trabalhos científicos, você poderá participar das Capacitações oferecidas pela Biblioteca ou agendar orientação com a equipe pelo site, através do link de orientação para o uso de normas. A Biblioteca também disponibiliza diversos materiais de apoio, como o manual de normas e modelos de trabalhos acadêmicos. Para consultá-los, acesse http://unisinos.br/biblioteca/servicos-e-recursos#orientacoes-para-uso-de-normas
Pesquisa de Materiais
Como consultar os materiais das bibliotecas
Como faço para saber se a Biblioteca possui o título do livro que preciso?
Para saber se a Biblioteca possui um determinado título, você deve fazer a pesquisa em nosso Catálogo online ou diretamente no Link.
Proxy
Como acessar remotamente as Bases de Dados
Como Configurar?
Para configurar o acesso via proxy de acordo com o seu navegador ou modelo de computador, veja os tutoriais disponíveis na página da Biblioteca em >> Bases de Dados.
Se eu não quiser configurar o proxy, existe alguma alternativa?
O Portal de Periódicos da Capes (através do recurso CAFe) e EBSCOHost (através do recurso Institutional login) permitem autenticação institucional, através destes recurso é possível logar no site ou app e realizar as consultas sem o uso do proxy. Para os demais recursos (Coleção ABNT, Euromonitor, RT On-line, etc) é indispensável o uso do proxy para acesso remoto.
Fiz a configuração de Proxy, mas continuo sem acesso às Bases de Dados, o que fazer?
Verifique se o link do proxy está escrito corretamente nas configurações do seu navegador, com o "http" e o ".pac" ao final do link, o endereço exato é http://www.unisinos.br/proxy.pac. Após a configuração, retorne na barra de navegação e digite www.unisinos.br/biblioteca (ingresse diretamente na página, não utilize os sistemas de buscas), lembre-se que sites externos, incluindo alguns mecanismos de buscas, estão bloqueados na rede proxy.
Renovação
Procedimentos para a renovação
Como faço a renovação dos livros que retirei na Biblioteca?
- Até a data de vencimento dos empréstimos, a renovação pode ser feita das seguintes maneiras:
- Pelo site da Biblioteca - link para Renovação. Para isso é necessário saber o login e senha do Portal Minha Unisinos.
- Pelo WhatsApp: (51) 99995-5572.
- Pelo telefone: (51) 3590-8819.
- No balcão de atendimento das bibliotecas. Para isso é obrigatório apresentar a Carteirinha Unisinos (ou documento oficial com foto) e será solicitada a digitação de senha pessoal para a conclusão da renovação.
Teses e Dissertações
Opções para localização e publicação
Onde encontro as Teses e Dissertações para pesquisa na Biblioteca?
As Teses e Dissertações defendidas na Unisinos podem ser encontradas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos – RDBU através do endereço Link.
Como posso disponibilizar minha Tese ou Dissertação?
O Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU) dispõe de defesas dos Programas de Pós-Graduação ofertados pela Unisinos. Se for de seu interesse disponibilizar sua produção, entre em contato com seu Programa de Pós-Graduação e solicite mais informações.
Onde localizo o termo de inserção de Tese ou Dissertação?
O termo para inserção de Teses e Dissertações está disponível em Link.
Como preencho o termo de inserção de Teses e Dissertações?
Em caso de dúvidas no preenchimento do Termo, você pode contatar a secretaria do seu PPG ou a equipe do RDBU através do endereço dspace@unisinos.br.
Usuários Biblioteca
Saiba mais
Sou visitante, como tenho acesso à Biblioteca?
A Biblioteca da Unisinos em São Leopoldo tem seus acervos abertos ao público em geral para pesquisa e utilização dos espaços para estudo.
O acesso ao acervo da Biblioteca da Unisinos em Porto Alegre se dá exclusivamente para a comunidade acadêmica (alunos com vínculo ativo, professores e funcionários) e pesquisadores. Como visitante, é possível utilizar o espaço de estudo próximo à Biblioteca, localizado no andar B. O cadastro é realizado na entrada do prédio da Biblioteca Porto Alegre, mediante apresentação de documento.
O empréstimo domiciliar, acessos aos conteúdos virtuais e alguns serviços específicos são destinados para usuários com vínculo ativo na universidade.
Sou diplomado pela Unisinos, como tenho acesso à Biblioteca?
Se você é formado pela Unisinos, você faz parte do grupo de Egressos, a categoria permite o empréstimo domiciliar e utilizar alguns serviços da Biblioteca. Para mais informações, entre em contato através do e-mail bibliotecasl@unisinos.br.