Cidadania.com é um projeto online e off-line (online: estar visível e conectado as redes sociais, e off-line: não estar conectado em redes sociais) de iniciativa do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos, com vistas a socializar informações relativas aos serviços sociais disponíveis no município de São Leopoldo. Assessora a rede socioassistencial do município, assim como os cidadãos e cidadãs de São Leopoldo oportunizando o acesso à informação por meio dessa tecnologia social.

Assim, oferece um espaço de publicização de estudos e pesquisas que possa ampliar o conhecimento da sociedade sobre os seus direitos de cidadania.

O Cidadania.com tem suas origens no Manual da Cidadania, um documento criado para divulgar a sociedade de São Leopoldo os recursos sociais disponíveis na cidade. Idealizado em 1999 por monitores e professores do projeto, o manual foi publicado no ano 2000 e oferecido à comunidade no formato impresso e online.

A elaboração desse guia constitui-se numa importante ferramenta e processo articulador entre a Unisinos e a cidade. O Manual da Cidadania vinha para atender o interesse e a necessidade manifestos pelos programas e serviços da universidade, pelos conselhos de direitos e políticas e por organizações sociais. Construído coletivamente, o guia trazia informações em vista da publicização, acesso, garantia, controle e enredamento dos recursos sociais pela população e organizações sociais leopoldenses.

Dada a complexidade desta execução, optou-se por uma versão exclusivamente online, que nos primeiros meses do ano de 2003, passa a denominar-se Cidadania.com – Guia online de cidadania de São Leopoldo.

No momento, o Cidadania.com constitui-se como um projeto de iniciativa do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos. O projeto apresenta em seu  site uma relação permanentemente atualizada de: serviços públicos, programas, projetos e serviços de convivência, lista de alguns conselhos municipais de direitos e setoriais, legislações, publicização de textos, sistematizações sobre atas de reuniões de redes, entre outros. Desta forma, possibilita o acesso a In-Formação necessária à garantia , a ampliação e a afirmação da rede de cidadania e controle social pela população leopoldense.

O que é cidadania?

A cidadania tem sido tema e compromisso assumido por agentes políticos, econômicos e sociais do mundo inteiro. Embora seja largamente tratada, a cidadania representa um desafio permanente para grande parcela da população, especialmente para aqueles que não têm garantido seus direitos: civis e políticos (1ª geração ou dimensão), sociais (2ª geração) e ambientais (3ª geração). Assim, se constrói na dialética das relações entre o espaço e o tempo, entre o local e o global, entre os direitos e os deveres, entre o individual e o coletivo, entre o pessoal, o organizacional e o societário, entre a sociedade civil, o mercado e o estado, entre o ideal e o real etc. Pretende-se que este espaço aprofunde e enrede concepções, investigações, sistematizações e práticas sobre cidadania.

Sugestão de leitura sobre a 1ª, 2ª e 3ª geração ou dimensão:

Gerações ou dimensões dos direitos fundamentais?

Direitos fundamentais, globalização e neoliberalismo – Paulo Bonavides (PDF)

Saiba mais sobre o termo cidadania

Prioridades Sociais

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos alinha estrategicamente sua Responsabilidade Social Universitária a outras pautas, destacando atenção especial e priorizando três importantes temáticas, a saber:
  • Educação das Relações étnico-raciais
  • Cuidado com a vida, as Águas e o Meio Ambiente
  • Superação da Pobreza através de Tecnologias Sociais de Trabalho e Organização

Todos os programas, projetos e serviços do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos devem se empenhar em trabalhá-las de forma intrínseca e permanente.

Confira o texto sobre as três enfases e a responsabilidade das universidades sociais