Público-alvo
Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade, atendidos no contraturno escolar e referenciados principalmente pelas escolas municipais de Ensino Fundamental Santa Marta.

Número de participantes/inscritos:
A possibilidade de atendimento, considerando a infraestrutura, é de 75 crianças e adolescentes na segunda, quarta e sextas-feiras sendo atendidos na EMEF Santa Marta no turno da manhã 30 participantes e 30 pelo turno da tarde.

Critério de acesso
Ocorre por adesão espontânea dos participantes, mediante inscrição e autorização dos responsáveis.

Descrição do programa, projeto, serviços (objetivos)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase em Atividades Socioeducativas na Comunidade (Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade – PASEC) foi concebido com o propósito de aproximar e potencializar as iniciativas do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos (CCIAS/Unisinos), às experiências e vivências comunitárias desenvolvidas no município de São Leopoldo, RS.

O Serviço inclui-se no âmbito das ações de proteção social básica, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, e/ou, fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, tendo como referência e âmbito de ação o espaço escolar. Atua, especialmente, com ações voltadas para as demandas com crianças e adolescentes no contraturno escolar.

O Serviço utiliza como dispositivo metodológico a horta escolar através do Projeto Horta Mãe-da-Terra: Educação Ambiental e Cidadania. A equipe é constituída por professores, técnicos e alunos das áreas de biologia, nutrição, psicologia e serviço social. Participam também, sob a modalidade de parceiros, diversos atores sociais, como organizações governamentais, não governamentais e empresas tais como Banco de Alimentos – Vale do Sinos, EMATER/RS-Ascar, ONG Vulcano, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAN), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), Secretaria Municipal de Educação (SMED) e STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda, Tramontina S.A.

Com intuito de formar cidadãos com um pensamento crítico, emancipatório, político, transformador, social e propositivo capaz de analisar e agir nas complexas relações existentes entre processos naturais e sociais são desenvolvidas atividades estimuladoras do cuidado com o preparo do solo, produção de hortaliças e plantas medicinais, manutenção de canteiros e colheita. Além disso, são realizados mutirões ecológicos, recuperando áreas de nascentes com o plantio de árvores nativas.

As demais áreas profissionais se integram às atividades da horta, abordando os direitos das crianças e dos adolescentes na intersecção com as temáticas: ambiente, saúde, cidadania e segurança alimentar, por meio de oficinas temáticas. A perspectiva adotada é de articulação e troca de informações e ações que impactem positivamente na afirmação dos direitos humanos como elemento central ao desenvolvimento local sustentável como, também, na formação diferenciada de profissionais sintonizados com as necessidades socioambientais de sua comunidade de abrangência.

Objetivo geral:
Contribuir para garantia dos direitos das crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento dos vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social na convivência familiar e comunitária.

Objetivos específicos:

1. Promover e incentivar a educação alimentar e nutricional informando sobre a qualidade e segurança dos alimentos e hábitos alimentares saudáveis;
    2. Difundir o emprego de técnicas para produção de hortaliças, plantas medicinais e plantas nativas, que preservem o meio ambiente e utilizem de forma racional os recursos naturais disponíveis na comunidade;
    3. Propiciar espaço educativo e formativo de diálogo e escuta (fortalecimento de vínculos) que seja acolhedor para todos os segmentos, independente de suas diferenças físicas, étnicas, credo ou situação econômica;
    4. Estimular o uso correto dos recursos naturais disponíveis na comunidade.

Endereço completo: Instituto Humanitas – Unisinos – Sala para realização de Oficinas na EMEF Santa Marta
Estado RS
Cidade: São Leopoldo.
CEP: 93022750
Em qual região sua organização está inserida: Norte
Telefone para contato: (51) 3592-1122 R:1169
Outros telefones para contato: 9976-2759
Dias e horários de atendimento: Segunda, quarta e sexta-feira, das 09h a 11h e das 14 a 16h.
E-mail: pasec@unisinos.br
Site: www.unisinos.br

Política social:

• Assistência Social
      • Habitação
      • Educação
      • Meio ambiente
      • Direitos das Crianças e dos Adolescentes
      • Economia Solidária
      • Direito das Pessoas com Deficiências
      • Promoção da Igualdade Racial
      • Movimentos Sociais

Caráter: Educacional
Âmbito de atuação: Municipal
Condição de atendimento: Gratuidade total
Quantos colaboradores correspondem a cada etnia?

• Branco – 5 a 10
      • Preto – 1 a 5
      • Pardo – Não temos esses dados
      • Indígena – 1 a 5