A educação bilíngue oportuniza aprendizagens em mais de uma língua envolvendo questões socioculturais, políticas e econômicas
A aprendizagem na educação bilíngue vai muito além de saber falar outra língua: ela diz respeito, sim, à comunicação, mas também à exploração de conhecimentos variados em diversas áreas e campos de experiências. A pessoa se capacita para ações sociais que usam suas competências linguísticas e cognitivas, desenvolvendo repertórios de língua, saberes e culturas.
Quando a educação bilíngue é comprometida, as pessoas se tornam capazes de usar as línguas como forma de se comunicarem com o objetivo de se fazerem entender e de entenderem o outro, sempre respeitando as diversas manifestações dessas línguas e dos repertórios linguísticos e culturais dos interlocutores.
É nessa perspectiva que o programa Unisinos Education atua, integrando língua e conteúdo em um currículo bilíngue que explora vários espaços escolares na sua implementação, integrando-o multidimensionalmente. Isso permite que o estudante passe a acessar diferentes culturas sem precisar da tradução ou da curadoria de terceiros, podendo consumir de maneira abrangente a produção cultural de outros países.