V WLC & RIEOnLIFE
O evento We, Learning with the Cibricity – WLC2020, em sua quinta edição, objetivou analisar, discutir e teorizar sobre as aprendizagens dos estudantes, as metodologias e as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da Cibricidade, bem como as aprendizagens de pesquisadores e professores no contexto de hibridismo e multimodalidade. Por cibricidade compreende-se essa cidade híbrida que de uma geografia física se conecta e se amplia para outras geografias digitais, informacionais e conectivas.
Esse evento foi organizado por uma equipe que envolveu representantes das escolas de Educação Básica (estudantes e professores) e integrantes do Grupo Internacional de Pesquisa: Educação Digital GPe-dU – UNISINOS/CNPq e do Grupo de Pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, constituindo um espaço profícuo de troca e compartilhamento de aprendizagens na perspectiva das Human Smart Cities e da Ciência Cidadã.
O público-alvo foi composto por Estudantes da Educação Básica das redes de ensino público e privado; Professores e gestores, estudantes da graduação (licenciaturas); estudantes e pesquisadores de pós-graduação em Educação e demais interessados na temática do evento.
No âmbito do WLC2020 foi realizado o primeiro RIEOnLIFE (RIEOnLIFE2020), com o objetivo de discutir o habitar do ensinar e do aprender num mundo hiperconectado, a partir de problematizações do tempo presente, a fim de que possamos nos potencializar enquanto rede, na configuração de ecossistemas conectivos de inovação para a Educação OnLIFE.
O público alvo foram acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores, gestores e pesquisadores. O evento contou com 1.377 participantes, que se fizeram presentes de forma on-line nas diferentes atividades e programadas nos quatro dias de WLC 2020 e de RIEOnLIFE 2020. Foram apresentados 56 trabalhos ao todo, provenientes de pesquisas e experiências desenvolvidas em contextos educativos, contemplando diferentes níveis e contextos educacionais: da educação infantil à pós-graduação stricto sensu, provenientes de diferentes regiões do Brasil e de países como Portugal, Espanha, Cabo Verde e Moçambique. Como sistematização das produções originadas do evento, as quais expressam os movimentos da ecologia atual.