Plágio

Colcha de retalhos sem fontes

Exemplo:

Trechos do original:

Tais programas podem ser vistos como uma maneira de evitar que a população com menores condições econômicas permaneça na posição em que está, sem um mínimo de condições para tentar “evoluir” ou ocupar outra posição na trama social (PROVIN, 2011, p.134).

Aqui, novamente o conceito de inclusão social retorna, pois, além de possibilitar a entrada de estudantes com menores condições econômicas, ela também pode ser uma maneira de reverter a pouca escolaridade que essas pessoas receberam durante a sua passagem pela escola (PROVIN, 2011, p.144)

Desse modo, oferecidas as oportunidades de acesso para todos, é cada vez mais difícil identificar as posições dos sujeitos, pois estar in/excluído significa não possuir uma posição permanente de inclusão (ou de exclusão). Olhando para o que ocorre nas universidades, entendo que muitos programas e projetos vêm sendo desenvolvidos para tentar trabalhar com os sujeitos que ocupam uma posição de in/exclusão. Acredito que os programas de permanência, mas principalmente os programas e projetos que buscam proporcionar um “reforço” na aprendizagem dos sujeitos, estejam materializando o entendimento das universidades de uma questão que precisa ser vista com atenção. Parece que a invisibilidade de sujeitos que em outros momentos apenas evadiam das universidades começa a ser considerada (PROVIN, 2011, p.145).

O imperativo da inclusão é tomado como um mandamento, como algo que se impõe e que não se questiona e chega ao ensino superior, exigindo que as universidades se preparem para atender a um público que, em outros momentos, não chegava à universidade. Então, na esteira do programa governamental “Universidade para Todos” (PROUNI), as universidades movimentam-se criando estratégias para possibilitar tanto o acesso, quanto a permanência dos estudantes (PROVIN, 2011, p.145).

Trecho em trabalho de aluno:

Programas como o PROUNI podem ser considerados uma forma de fazer com que a população menos favorecida financeiramente não permaneça sem condições de avançar e “ocupar outra posição na trama social”. Dessa forma, a inclusão social permite tanto a entrada de pessoas com condições econômicas desfavoráveis no Ensino Superior, como também “pode ser uma maneira de reverter a pouca escolaridade que essas pessoas receberam durante a sua passagem pela escola”. Entretanto, oferecer acesso ao Ensino Superior não basta. É preciso desenvolver programas e projetos de permanência “para tentar trabalhar com os sujeitos que ocupam uma posição de in/exclusão”.

__________

Um texto como uma colcha de retalhos é uma coleção de trechos de uma ou múltiplas fontes. No exemplo, o aluno utilizou vários trechos do mesmo material original, uma dissertação. Alguns trechos foram copiados literalmente através de citações diretas com aspas, outros foram trazidos para seu texto sob a forma de falsas paráfrases, aquelas que se limitam a trocar apenas algumas estruturas frasais e algumas palavras por sinônimos. Além de ter produzido falsas paráfrases, observe como o aluno deixou de indicar a fonte das informações, passando a impressão de que as ideias são suas e incorrendo, portanto, em plágio.

Versão 2 do trecho produzido pelo aluno:

Para Provin (2011), programas como o PROUNI podem ser considerados uma forma de fazer com que a população menos favorecida financeiramente não permaneça sem condições de avançar e “ocupar outra posição na trama social” (PROVIN, 2011, p. 134). Portanto, a inclusão social permite tanto a entrada de pessoas com condições econômicas desfavoráveis no Ensino Superior, mas também, como diz Provin (2011, p. 144), “pode ser uma maneira de reverter a pouca escolaridade que essas pessoas receberam durante a sua passagem pela escola”. Entretanto, oferecer acesso ao Ensino Superior não basta. É preciso desenvolver programas e projetos de permanência “para tentar trabalhar com os sujeitos que ocupam uma posição de in/exclusão” (PROVIN, 2011, p. 145).

__________

Embora deixe mais clara a autoria das ideias, o excerto que você acabou de ler também pode ser considerado uma colcha de retalhos, pois sobrepõe diversas citações. É preciso relembrar que os trabalhos acadêmicos devem revelar sua capacidade de leitura e interpretação, portanto, se você faz várias citações literais ainda que adequadas, ou ainda, se você parafraseia diversos trechos mudando apenas uma palavra aqui e outra ali, você estará evidenciando inabilidade na articulação das ideias e palavras de outros. É preciso que você mostre seu entendimento do texto lido utilizando suas próprias palavras.