Plágio

Conclusão

Como vimos, o plágio ocorre de diversas maneiras, e pouco importa se a fonte de informação foi um texto da Internet, um texto acadêmico oficialmente publicado, um trabalho de um colega, um profissional que vende trabalhos acadêmicos, ou você mesmo.

O que está em jogo é a cópia das ideias e das palavras de outros, seja ela intencional ou acidental, sem os mecanismos de citação corretos.

Durante seu percurso acadêmico, você será requisitado a articular ideias de outros autores em diferentes tipos de textos, como resenhas, monografias, teses, dissertações, artigos e também em textos orais, como apresentações. Para realizar essa articulação, você terá de desenvolver algumas habilidades, como as de selecionar material, interpretá-lo e apresentá-lo em seus trabalhos.

Aqui na UNISINOS, muitos cursos caracterizam-se por ter produções bem específicas que não são textos, e elas também estão sujeitas ao plágio. Pense que também é possível copiar fotos (de colegas, ou da internet), ilustrações (de outros trabalhos, ou da internet), dados apresentados (em congressos, em palestras), códigos-fontes (de aplicativos), vídeos (produzidos por colegas ou baixados da internet), projetos arquitetônicos, arranjos musicais e apresentá-los como sendo de sua autoria.

Então, o que fazer?

Como você já deve ter percebido, independentemente da fonte de sua informação (artigo, tese, matéria de jornal, programa de TV, informação verbal em aula, entrevista ou outra), é preciso citá-la. Além disso, como o objetivo de trabalhos acadêmico é mostrar a sua reflexão sobre determinado assunto, você deve reduzir as citações literais a um mínimo, utilizando majoritariamente, portanto, suas próprias palavras para relatar as ideias de outros pesquisadores.

Embora às vezes o plágio não seja intencional e que aconteça por falta de conhecimento sobre como citar ideias alheias, é sua obrigação seguir as normas da ABNT compiladas pela biblioteca da UNISINOS e trabalhar para qualificar sua leitura e sua escrita.

Saiba que, além da experiência do avaliador de seu trabalho, existem softwares que medem não apenas se um texto é ou não plagio, mas a porcentagem de plágio que um trabalho apresenta.

Como você já viu aqui, o plágio é uma atividade fraudulenta. Para plágio comprovado, a Universidade prevê como punição a reprovação e a repreensão registrada por escrito na ficha escolar do aluno.

Lembre-se de que uma das principais funções do ensino superior é ajudá-lo a pensar criticamente desenvolvendo habilidades acadêmicas que lhe permitirão ler, apresentar e discutir diferentes ideias evidenciando a sua própria voz/autoria. Tenha essa ideia em mente desde o primeiro semestre do seu curso e conte com seus professores para guiá-lo nesse processo.