Luiz Rohden
Luiz Rohden é professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia da Unisinos. Há 26 anos ministra aulas na Graduação e desde o ano 2000 atua como professor e pesquisador do PPG em Filosofia. Entre 2016 e 2021 foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Filosofia que foi avaliado com nota 6 pela Avaliação Quadrienal da Capes em 2022. Recebeu a tarefa de conduzir o processo de criação da Revista Filosofia Unisinos, que, atualmente, está classificada segundo Qualis Capes A1. A partir de outubro de 2021 foi nomeado Decano da Escola de Humanidades da Unisinos.
Graduado em Filosofia pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia – em parceria com a UFMG, de Belo Horizonte, o professor possui Mestrado em Filosofia pela PUCRS. Realizou seu doutorado pela PUCRS com Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Heidelberg – Alemanha. Realizou Pós-Doutorado em Filosofia no Boston College EUA em 2006 sob supervisão do prof. William Richardson e Pós-Doutorado pela Penn State University – EUA, em 2015, com prof. Dennis Schmidt.
Toda a sua vida profissional foi dedicada à docência e à pesquisa da Filosofia em diálogo com diferentes áreas do conhecimento. Antes de ingressar na Unisinos, por três anos, Rohden lecionou no Colégio Anchieta de Porto Alegre. Além de ministrar aulas, o professor atua na orientação de estudantes, possui 4 livros de autoria própria, 44 artigos em periódicos de filosofia, 58 capítulos de livros. A maior parte deles são relativos ao tema da Hermenêutica Filosófica (sob o viés da ontologia, da arte, da ética) e outros versam sobre Literatura, Educação, Artes, Filosofia Oriental, Futebol, Cinema, Medicina e mais recentemente sobre Psicanálise.
Desde a Graduação em Filosofia, o professor dedica-se, intensamente, à leitura dos clássicos da literatura internacional e nacional. Esse gosto o levou, por mais de 20 anos, e ainda o motiva a a ler, estudar, pesquisar e escrever, individualmente e com grupo de amigos rosianos, sobre a obra de João Guimarães Rosa. Esse trabalho resultou em publicação e artigos que entrelaçam a Filosofia e Literatura para compreender e refletir sobre pensar nossa identidade brasileira. Outra paixão literária que move o professor são suas leituras e estudos das obras dos orientais, tais como Bhagavad-Gita, I Ching, Os Upanixads, Tao-Te King, entre outras.
Faz parte da prioridade número um da sua vida dedicar seu tempo e cuidado às suas duas lindas filhas, Helena e Alice. Além disso, nos momentos de descanso, o educador cultiva sua horta, cuida das suas abelhas; faz parte da vida a prática de esportes como corridas, caminhadas, curtir praia e gosta de jogar futebol com colegas e estudantes nas quadras da Unisinos.