Luciane Klein Vieira
Luciane Klein Vieira é professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos. O ingresso na docência aconteceu em 2017, através de processo seletivo da Instituição.
Graduada em Direito pela Unisinos, a professora possui Mestrado em Direito da Integração Econômica pela Universidad del Salvador e Universitè Paris I – Panthéon Sorbonne e Mestrado em Direito Internacional Privado pela Universidad de Buenos Aires – UBA. Além disso, possui Doutorado em Direito (área: internacional) pela Universidad de Buenos Aires.
Com atuação na área da educação há mais de 20 anos, Luciane começou a lecionar como professora alfabetizadora. Depois de trabalhar alguns anos na área do Direito Educacional e ter feito uma especialização em Gestão Escolar, a profissional resolveu aprofundar os estudos em processos de integração regional. Na Argentina, simultaneamente, ela fez o Mestrado em Direito Internacional Privado e o Mestrado em Direito da Integração Econômica.
Posteriormente, com bolsa de estudos de agência de fomento argentina (CONICET), a educadora cursou o Doutorado, na UBA, onde já havia ingressado como professora concursada da Graduação, nas disciplinas de Direito Internacional Privado e Direito da Integração. Após a conclusão do Doutorado, em 2015, retornou para São Paulo, onde lecionava na área do Direito Internacional Público e Privado e Direitos Humanos. Ela trabalhou na FACAMP (2013-2017) e na PUC-Campinas (2014-2017).
Nos últimos anos, além de ministrar aulas na Unisinos, Luciane atuou como consultora internacional em projetos financiados pela UNESCO e pelo PNUD, ambos relativos à proteção internacional do consumidor (no MERCOSUL e nas Nações Unidas). Nesta área, a professora pesquisa há mais de 10 anos.
Interessada pelo estudo de idiomas, Luciane sempre gostou de ler sobre a cultura e a história da América Latina. A professora motivou-se principalmente pelas semelhanças entre os países da região. Essa curiosidade foi o estopim para ela buscar um aprofundamento no Direito da Integração Regional. Desde então, a educadora circula pela região, discutindo temas vinculados ao desenvolvimento dos espaços integrados.